Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0786
Acrónimo :
L0786
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais. Contudo, os pré-requisitos informais são os seguintes: Os estudantes devem ter conhecimentos sólidos sobre o paradigma da orientação a objetos, nomeadamente: - modelação estática com diagramas de classes em UML e diagramas de caso de uso (Unified Modeling Language); - programação com objetos em Java.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise, concepção e desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), em particular envolvendo soluções tecnológicas baseadas em modelização de processos de negócio, modelização de software e de implementação baseada em software Low-code. Pretende-se também introduzir noções de Arquitecturas Orientadas a Serviços (AOS) e que compreendam a integração com a modelização de processos de negócio que suportam os SI.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI; O2. Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI; O3. Utilizar ferramentas de modelização de SI; O4. Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, Application Programming Interfaces com protocolos REST; O5. Construir experiência de trabalho em equipa, no contexto da realização do projecto de CDSI, desenvolvendo as capacidades de discussão, de tolerância, aceitação e respeito das opiniões dos colegas (soft skills); O6. Co-construir soluções baseadas em pensamento crítico, resolução criativa de problemas, colaboração, observação crítica, negociação e tomada de decisão colaborativa; O7. Aplicar estratégias de proposição de soluções refletidas, trabalho autónomo baseado na pesquisa de soluções e construção sustentada de argumentação; O8. Desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita e de discussão técnica do trabalho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução à concepção e desenvolvimento de SI; P2. Ciclo de vida de desenvolvimento de SI; P3. Análise de requisitos para a concepção e desenvolvimento de SI; P4. Especificação e concepção de SI, diagramas UML; P5. Modelização de processos no contexto dos SI; P6. Tecnologias de implementação Low-Code; P7. Tecnologias de integração no contexto dos SI: Arquitecturas Orientadas a Serviços, API e REST; P8. Service-Oriented Computing no contexto dos SI.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (O) é o seguinte: O1: {P1, P2} O2: {P3} O3: {P4, P5} O4: {P6, P7, P8} O5 a O8: método de avaliação

Avaliação / Assessment


A avaliação na UC é exclusivamente efetuada por avaliação contínua através de projecto: a nota individual resulta da avaliação dos relatórios intercalares, relatório final, apreciação do desempenho do aluno ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica), orais e breve questionário individual, da seguinte forma: - Questionário individual: 20% - Fase 1 do projecto (entrega, discussões semanais, oral): 30% - Fases 2 e 3 do projecto (entregas, discussões semanais, oral): 50% As datas das entregas do projecto serão indicadas pela docente coordenadora, sendo que a última entrega (fases 2 e 3 do projecto) ocorre na 1ª semana da época de avaliação (1ª época de exames) e as orais finais de demonstração decorrem durante a 1ª época de avaliação (de exames). É obrigatória presença em 80% de reuniões semanais. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste num complemento à avaliação contínua, se necessário.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Existem aulas teóricas expositivas, mas o processo de ensino-aprendizagem é essencialmente suportado por metodologias de resolução de problemas durante o trabalho de projecto de grupo. São colocados problemas (desafios) aos alunos e eles tentam encontrar soluções e discuti-las com o/a docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino-aprendizagem compreende processos expositivos e participativos, nomeadamente através das reuniões ao longo do desenvolvimento do projecto e autoestudo. As aulas teóricas são maioritariamente expositivas pelos docentes. Considerando que as competências desenvolvidas durante o trabalho em equipa em modo projecto são críticas para os futuros profissionais com conhecimentos na área dos SI, esta UC implica um trabalho de projecto a desenvolver pelos grupos de estudantes. A realização do projecto implica auto-estudo e participação activa por parte dos estudantes. Este projecto consiste na análise, concepção e implementação de processos pertinentes no contexto de SI, a partir de um enunciado. A aquisição de conhecimentos é muito suportada por autoestudo e por experiências em grupo efectuadas pelos alunos que potenciam os objectivos associados ao desenvolvimento das competências sociais profissionais (soft skills, objetivos O5 a O8). Os restantes objectivos centram-se na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque se trata de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, havendo medidas extraordinárias de estado de emergência, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Whitten, J.L. and Bentley, L.D., Systems Analysis and Design Methods, McGraw-Hill, USA, 7th edition, 2007. Avison, D. and Fitzgerald, G., Information Systems Development: methodologies, techniques, and tools, McGraw-Hill Education ? Europe, 4th ed., 2006. Seidl, Martina et al., UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012. Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. Magal, R. S. and Word, J., Essentials of Business Processes and Information Systems, John Wiley & Sons, Inc., USA, 2009. Erl, T., Service-Oriented Architecture: Analysis and Design for Services and Microservices, Pearson Education, Prentice Hall, USA, 2nd ed., 2019. Hohpe, G. and Woolf, B., Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, Addison-Wesley, 2004. Gold-Bernstein, B. and Ruh, W., Enterprise Integration: The Essential Guide to Integration Solutions, Addison-Wesley, 2005.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Modelling information system processes: https://www.modeling-guidelines.org/ Modelling processes and UML with Signavio tutorials: http://elearning.uml.ac.at/quiz https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/workflow-accelerator/userguide/tutorials/intro.htm https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/process-manager/userguide/intro.htm https://www.signavio.com/video/signavio-tutorial-videos/ https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ https://documentation.signavio.com/pdfs/en/Process-Manager-User-Guide-en.pdf https://www.uml.org/ Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004. Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004. Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005. Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009. Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005. Implementing systems with OutSystems low-code: https://success.outsystems.com/Documentation https://www.outsystems.com/training/paths/18/becoming-a-reactive-web-developer/ https://www.outsystems.com/training/courses/123/modeling-data/ https://www.outsystems.com/training/courses/128/modeling-data-relationships/ https://www.outsystems.com/training/courses/116/integrating-with-web-services/ https://www.outsystems.com/training/courses/184/modeling-business-processes/ https://www.outsystems.com/training/paths/16/becoming-a-front-end-developer-in-outsystems/ https://www.outsystems.com/training/courses/124/reactive-ui-development-101/ https://www.outsystems.com/training/courses/129/building-reactive-web-forms/ https://www.outsystems.com/training/courses/130/form-validations/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16