Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0801
Acrónimo :
L0801
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nao ha

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os fundamentos básicos da história económica internacional no que refere à identificação das características dos principais períodos na Europa e Estados Unidos da América.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Identificar correctamente os principais ciclos económicos e políticos e as respectivas características; OA2. Distinguir a relação entre fenómenos sociais e ciclos económicos OA3. Relacionar a evolução dos ciclos desenvolvimento comercial com as etapas do sistema financeiro internacional OA4. Identificar as principais correntes de pensamento da economia política internacional OA5. Dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita OA6. Comparar os pontos de partida e as assumpções de base teóricas das as principais correntes de pensamento da economia política internacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: conceitos e escolas de pensamento sobre as relações económicas internacionais. Aspectos metodológicos de análise. CP2 Crescimento económico e assimetrias de desenvolvimento. CP2.1. Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio no século XIX e XX CP2.2 A Inglaterra e a teoria do comércio livre, a Alemanha e os Estados Unidos. Do proteccionismo aduaneiro à visão autárquica. CP2.3. Iindustrialização e a revolução tecnológica nos transportes e comunicações de finais de século XIX. As firmas multifuncionais e a escala internacional das empresas. CP2.4. Os Países Subdesenvolvidos e os Novos Países industrializados. CP2.5. Estratégias de recuperação: substituição de importações e crescimento liderado pelas exportações. CP2.6. O período do após Guerra e a prosperidade europeia. CP3. O sistema financeiro internacional CP3.1. Ascensão e queda do padrão-ouro. CP3.2. O sistema de Bretton Woods e o papel do FMI CP3.3. Os câmbios flutuantes e o papel do dólar. CP3.4. As crises petrolíferas e o seu impacto no sistema financeiro. CP4. Portugal no contexto económico internacional : uma retrospectiva

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 – CP1, CP4 OA5 – CP1, CP2, CP3 OA5 - CP2, CP3

Avaliação / Assessment


O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: _ Trabalho prático de grupo: OA5, OA6 _ Debate do Trabalho prático de grupo: OA5,OA5 _ Teste teórico individual: OA1, OA2, OA3, OA4, | Regime de avaliação: contínua ou final. Avaliação contínua: são admitidas 3 faltas nas aulas. Os estudantes devem realizar 3 provas: Frequência individual (60%); trabalho em grupo desenvolvido nas aulas Teórico-Práticas (30%); discussão em aula do trabalho em grupo (10%). Os estudantes ficam aprovados se na avaliação contínua tiverem uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas. Avaliação final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino que se relacionam com a tipologia das aulas estão alinhadas com as metodologias e avaliação e ambas com os objectivos de aprendizagem (OA). Assim, a avaliação deve possibilitar medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. _ OA 1 a OA4: Aulas teóricas (T)–. Frequência/exame individual, envolvimento e participação individual _ OA5 E OA6 : Aulas teórico-práticas (TP) – trabalho em grupo, envolvimento e participação individual

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Madureira, N.L. "International Economic Agreements", in James Ciment (ed.) Booms and Busts:An Encyclopedia of Economic History , (New York: Sharpe Reference, 2010),Vol.II, 401-404. Gilpin, Robert, The Political Economy of International Relations, Princeton University Press, Princeton, 1987. Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque, 2006.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rosenberg, Nathan, Exploring the Black Box : Technology, Economics, and History, Cambridge University Press, Cambridge, 1994. Rosenberg, Nathan;¸ Birdzell L.E., Jr., How the West Grew Rich: The Economic Transformation of the Industrial World, Basic Books, 1987. Richards Alan and Waterbury, John, A Political Economy of the Middle East, Westview Press,Londres, 2nd edition 1996 Okumura, Hiroshi, Corporate Capitalism in Japan, Palgrave Macmillan, Nova Iorque/ Londres, 2000. Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005 Millward, Robert, Private and Public enterprise in Europe, Cambridge University Press , Cambridge, 2005. Milward, Alan S. The European rescue of the Nation State, Routledge and Keegan , Londres, (1992) 1995. Maxfield, Sylvia, Gatekeepers of Growth, , Princeton University Press, Princeton, 1997. Marrison, Andrew, Free Trade and Its Reception 1815-1960: Freedom and Trade, Routledge Explorations in Economic History , No 8,1998. Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005 Lelart, Michel, O sistema Monetário Internacional, Terramar, Lisboa, (1991) 1997. Frieden. Jeffry A. & Lake, David, A., International Political Economy, St. Matin?s Press, Nova Iorque, 1991. Eichngreen, Barry, Globalizing Capital. A history of the International Monetary System, Princeton University Press, Princetn, 1996. Bairoch, Paul, Mitos e paradoxos da História Económica, Terramar, Lisboa, (1993) 2001.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17