Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta disciplina pretende introduzir o aluno na vida intelectual e cultural da Europa, desde finais do século XVIII, com a emergência do movimento romântico, até às problemáticas culturais com que a Europa se debate no ocaso do século XIX e primeiros anos do séc. XX.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Essencialmente os acabados de referir nos "Objectivos gerais"
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O romantismo: cultura e política Rousseau, crítico das Luzes Os intelectuais alemães contra a hegemonia cultural da França A novidade da revolta romântica 2. Ciência, natureza humana e sociedade Comte: positivismo e sociologia Darwin e a origem das espécies O darwinismo social Teorias racistas e anti-semitismo 3. O triunfo das ideologias O conservadorismo: o valor da tradição O liberalismo: o valor do indivíduo O socialismo: o valor da igualdade 4. Igreja, religião e sociedade A Igreja católica em luta aberta contra o liberalismo Resolver a "questão social": o corporativismo, alternativa ao liberalismo e ao socialismo 5. Novas representações da sociedade e do homem A crise do modelo positivista e a revolta contra o iluminismo A emergência das ciências sociais: Durkeim, Pareto, Gustave Le Bon, Max Weber
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência é assinalável entre os tópicos programáticos e os objectivos da UC.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é composta pelos seguintes elementos: (a) Apresentação oral (b) Frequência. A ponderação na classificação final é a seguinte: (a): 50%; (b): 50%. Em alternativa, o aluno realiza um exame final correspondente a um nível de conhecimentos semelhante ao exigido na avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As exposições teóricas feitas pelo docente apoiarão o estudo individual das leituras aconselhadas, incluídas na bibliografia. A apresentação dos trabalhos dos alunos será aproveitada para a reflexão e o debate.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adequam-se aos objectivos da aprendizagem.
Observações / Observations
Não se aplica
Bibliografia Principal / Main Bibliography
RIETBERGEN, Peter, Europe, a Cultural History, London, Routledge, 2006, 2ª ed. PERRY, Marvin, An Intellectual History of Modern Europe, Boston, Houghton Mifflin Company, 1993 MOSSE, G., La Cultura Europea del Siglo XX, Ariel, 1997 MOSSE, George L., La Cultura Europea del Siglo XIX, Barcelona, Ariel, 1997 FREDRICKSON, George M., Racismo. Uma Breve História, Porto, Campo das Letras, 2002 BERLIN, Isaiah, O Poder das Ideias, Lisboa, Relógio d?Água, 2006 BERLIN, Isaiah, A Apoteose da Vontade Romântica, Lisboa, Bizâncio, 1999 BARZUN, Jacques, Da Alvorada à Decadência. 500 anos de Vida Cultural do Ocidente de 1500 à Actualidade, Lisboa, Gradiva, 2003
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
WISTRICH, Robert, "Os intelectuais e a política de massas na Viena finissecular", in Sternhell, Zeev.(org.), O Eterno Retorno. Contra a Democracia, a Ideologia da Decadência, Lisboa, Bizâncio, 1999, pp. 103-123 STERNHELL, Zeev, "A modernidade e os seus inimigos: da revolta contra as luzes à rejeição da democracia" in Sternhell, Zeev.(org.), O Eterno Retorno. Contra a Democracia, a Ideologia da Decadência, Lisboa, Bizâncio, 1999, pp. 9-41 SILVA, Victor Manuel de Aguiar, Teoria da Literatura, Coimbra, Almedina, 1983 (Vol. I, Cap.10, em particular, pp.726-731) PERRY, Marvin, An Intellectual History of Modern Europe, Bóston, Houghton Mifflin Company, 1993 (Cap. 9) NEIMAN, Susan, O Mal no Pensamento Moderno. Uma História Alternativa da Filosofia, Lisboa, Gradita, 2005 (Cap.3) MOSSE, G., La Cultura Europea del Siglo XX (Cap.1, pp. 9-29; Cap. 2, pp. 29-44; Cap. 4, pp.62-77; Cap. 6, pp. 95-114,) BETTELHEIM, Bruno, Viena de Freud e Outros Ensaios, Lisboa, Bertrand Editora, 1991 (I Parte) 5. Novas representações da sociedade e do homem TOURAULT, Phillippe, História Concisa da Igreja, Lisboa, Europa-América, 1998 (VIII Parte, pp. 275-300) RÉMOND, René, Religion et Société en Europe, Essai sur la sécularisation des sociétés européennes aux XIX et XX siècles (1789-1998), Paris, Seuil, 1998 (Cap. VI, VII,VIII, IX) MOSSE, G., La Cultura Europea del Siglo XX, Ariel, 1997 (Cap. 3, pp.44-62) LEÃO XIII, A Condição dos Operários, Carta Encíclica Rerum Novarum , Lisboa, Edições Paulistas, 1990 4. Religião e sociedade PERRY, Marvin, An Intellectual History of Modern Europe, Bóston, Houghton Mifflin Company, 1993 (Cap. 7) NISBET, Robert, O Conservadorismo, Lisboa, Estampa, 1987 MOSSE, George L., La Cultura Europea del Siglo XIX, Barcelona, Ariel, 1997 (Cap. 8, pp.157-172 e Cap. 11, pp.208-234) GRAY, John, O Liberalismo, Lisboa, Estampa, 1986 BERLIN, Isaiah, "A filosofia de Karl Marx" in O Poder das Ideias, Lisboa, Relógio d'Água, 2006, pp.159-172 3. O triunfo das ideologias: conservadores, liberais, socialistas e anarquistas QUEIROZ, Clara, "Raça" in Enciclopédia Einaudi, Imprensa Nacional, 1991, (Vol. 19, pp. 334-363) POLIAKOV, Leon, O Mito Ariano, S. Paulo, Editora Perspectiva, 1974 (Cap. 9, pp.197-239) PEREIRA, Ana Leonor, Darwin em Portugal. Filosofia, História, Engenharia Social (1865-1914), Coimbra, Almedina, 2001 MOSSE, George, La Cultura Europea del Siglo XIX, Barcelona, Ariel, 1997 (Cap. 5; Cap. 12) IÁÑEZ, Eduardo, História da Literatura: O Século XIX, Realismo e Pós-Romantismo, Lisboa, Planeta Editora, s.d. GRAY, John, Al-Qaeda e o Significado de Ser Moderno, Lisboa, Relógio d?Água, 2004 (Cap.3) FREDRICKSON, George M., Racismo. Uma Breve História, Porto, Campo das Letras, 2002 (Cap.2 e 3) BANTON, Michael, A Ideia de Raça, Lisboa, Edições 70, 1979 2. Ciência, natureza humana e sociedade STEPHAN, Inge e STEIN, Peter, "O 'Período da Arte'", in História da Literatura Alemã, Lisboa, Cosmos, 1993 (Vol. I, pp.235-312) SILVA, Victor Manuel de Aguiar, Teoria da Literatura, Coimbra, Almedina, 1983 (Vol. I, Cap. 8, pp.531-560) MOSSE, George L., La Cultura Europea del Siglo XIX, Barcelona, Ariel, 1997 (Cap. 2, pp.42-62 e Cap. 3, pp.63-82) LOWY, Michael e SAYRE, Robert, Revolta e Melancolia, Lisboa, Bertrand Editora, 1997 (Cap. I e II) IÁÑEZ, Eduardo, História da Literatura: O Século XIX, Literatura Romântica, Lisboa, Planeta Editora, s.d. BERLIN, Isaiah, "Rousseau" in Rousseau e outros Cinco Inimigos da Liberdade, Lisboa, Gradiva, 2005, pp.49-74 BERLIN, Isaiah, "Os filósofos das Luzes" in O Poder das Ideias, Lisboa, Relógio d'Água, 2006, pp.61-80 BERLIN, Isaiah, "A Apoteose da Vontade Romântica" in Ob. Cit., (pp. 329-356,especial. 337-356) BERLIN, Isaiah, "Herder e o Iluminismo", in A Apoteose da Vontade Romântica, Lisboa, Bizâncio, 1999 (pp.132-208, especial. pp. 176-208) BARZUN, Jacques, Da Alvorada à Decadência. 500 anos de Vida Cultural do Ocidente de 1500 à actualidade, Lisboa, Gradiva, 2003 (Ler "Corte transversal à vista de Weimar por volta de 1790", pp.387-416) BARRENTO, João, Literatura Alemã. Textos e contextos (1700-1900), Lisboa, Presença, 1989 ABBAGNANO, Nicola, História da Filosofia, 4ª ed., Vol. 8, Lisboa, Editorial Presença, 2000 1. O romantismo: cultura e política
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16