Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0881
Acrónimo :
L0881
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo dar uma visão de conjunto da História da Expansão Portuguesa, integrando-a no contexto da História Global. Deste modo, o caso português será analisado no contexto da constituição de impérios no Mundo Moderno, em diálogo não apenas com outras potências europeias, mas também com as experiências africanas, asiáticas e americanas. Focando o período compreendido entre 1415 e o início do século XIX, o programa aborda as dimensões geográficas e a complementaridade entre as diferentes regiões do “império”, as suas transformações políticas, sociais e económicas e as dinâmicas interculturais estabelecidas no contexto do “império português” e em relação com outras experiências políticas, sociais e culturais não-europeias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no “império português” entre os séculos XVI e XVIII OA2- Analisar o "império português" em relação aos outros impérios do Mundo Moderno OA3- Avaliar criticamente as dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais estabelecidas no contexto do “império português” no seu conjunto e nas suas especificidades regionais. OA4- Refletir sobre o impacto da constituição de impérios europeus no "Sul Global" OA5- Definir historicamente conceitos OA6- Analisar e interpretar textos historiográficos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Questões historiográficas: Da mitologia nacional aos desafios da História Global 2. As origens da expansão europeia: o caso português 3. África Atlântica e ilhas do Atlântico: -Impérios e dinastias africanas - Guerra, comércio e colonização - Economias atlânticas e populações escravizadas - Relações e impactos mútuos: o caso do Congo 4. A descoberta do mar: Atlântico, construção de navios e navegação astronómica 5. O Brasil no século XVI - Ameríndios e primeiros contactos com europeus - Os primeiros modelos de colonização 6. O "Estado da Índia" - Mundos entrelaçados de africanos, indianos e portugueses - Modelos e instituições de governo e comércio - Um império em crise - Mutações nos séculos XVII e XVIII 7. O Brasil e a construção de um império atlântico - Brasil e sistema colonial europeu - Expansão e crise no século XVII - Plantação, escravidão e formas de resistência - Cidades e cultura urbana - Da Reforma Ilustrada à Independência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular estuda o processo de Expansão portuguesa entre os inícios do século XV e o XIX, valorizando a sua integração em dinâmicas históricas extraeuropeias e globais (OA1, OA2, OA3 e OA4). Assim, valoriza-se a análise de diferentes áreas de presença portuguesa em várias do globo, dando-se especial ênfase ao seu impacto, como é claro nos CP2, CP3, CP5, CP 6 e CP7. Os objetivos de aprendizagem destacam a importância da reflexão historiográfica e da interpretação de fontes históricas, a serem alcançados por meio de aulas teóricas e práticas (como é manifesto em todos os CP, em especial os CP1 e CP4). Pretende-se com estas aulas que os estudantes desenvolvam espírito crítico e capacidade de identificar grandes mudanças históricas a partir da discussão historiográfica e da interpretação de fontes históricas, como é claro nos OA5 e OA6.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: Participação nas aulas (10%); preparação e apresentação oral e escrita de trabalho de grupo (40%); teste escrito (50%) 2. Exame: exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, seguidas de aulas práticas de discussão de textos e documentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As actividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; e discussão pública.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Diffie, Bailey W. & Winius, George D., A Fundação do Império Português: 1415-1580, Lisboa, Vega, 1989. Benjamin, Thomas, Europeans, Africans, Indians and Their Shared History, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009. Disney, A.R., História de Portugal e do Império Português, vol. 2, Lisboa, Guerra e Paz, 2011. Newitt, Malyn, A History of Portuguese Overseas Expansion, 1400-1668, London, Routledge, 2005. Subrahmanyam, Sanjay, O Império Asiático Português, 1500-1700, Lisboa, Difel, 1995.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Albuquerque, Luís de, Introdução à História dos Descobrimentos Portugueses, 4ª ed., Mem-Martins, Publicações Europa-América, s.d. Alencastro, Luís Filipe, O Trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul, São Paulo: Companhia das Letras 2000. Bethell, Leslie (ed.), Colonial Brazil, Cambridge, Cambridge University Press, 1987. Bethencourt, Francisco e Chauduri, Kirti (dir.), História da Expansão Portuguesa, vols.1, 2 e 3, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998. Bethencourt, Francisco e Curto, Diogo Ramada (org.), A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800, Lisboa, Edições 70, 2010. Bicalho, Maria Fernanda e Ferlini, Vera Lúcia Amaral (Org.), Modos de Governar. Idéias e práticas políticas no Império Português, séculos XVI e XIX, São Paulo, Alameda, 2005. Boxer, Charles, O Império Colonial Português, Lisboa, Edições 70, 1981. Boxer, Charles, A Idade de Ouro do Brasil, 3ª ed., Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2000. Caldeira, Arlindo Manuel, Escravos e traficantes no Império português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2013. Caldeira, Arlindo Manuel, Escravos em Portugal. Das origens ao século XIX, Lisboa, Esfera dos Livros, 2017. Casalilla, Bartolomé Yun, Os Impérios Ibéricos e a Globalização da Europa (séculos XV a XVII), Lisboa, Temas e Debates, 2021. Costa, João Paulo Oliveira e, José Damião Rodrigues e Pedro Aires Oliveira, História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2014. Dias, J. S. da Silva, Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, 3ª ed., Lisboa, Editorial Presença, 1998. Fage, J. D., História de África, Lisboa, Edições 70, 2023. Florentino, Manolo, Em costas negras. Uma história do tráfico de escravos entre África e o Rio de Janeiro, São Paulo, Companhia das Letras, 2002. Flores, Jorge, Unwanted Neighbours. The Mughals, The Portuguese, and Their Frontier Zones, Oxford, Oxford University Press, 2018. Flores, Jorge, Empire of Contingency: How Portugal Entered the Indo-Persian World, University of Pennsylvania Press, 2024. Fragoso, João e Florentino, Manolo, O Arcaísmo como projeto. Mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma economia colonial tardia. Rio de Janeiro, c. 1790-c.1840, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001. French, Howard, Origem: África. África, os africanos e acriação do mundo moderno. De 1472 à Segunda Guerra Mundial, Lisboa, Bertrand, 2022. Furtado, Júnia Ferreira, Oráculos da Geografia Iluminista. Dom Luís da Cunha e Jean-Baptiste Bourguignon D'Anville na construção da cartografia do Brasil, Belo Horizonte, Editoda da UFMG, 2012. Godinho, Vitorino Magalhães, Os Descobrimentos e a Economia Mundial, 4 vols., Lisboa, Presença, 1981. Godinho, Vitorino Magalhães, A Expansão Quatrocentista Portuguesa, 2ª ed., Lisboa, Dom Quixote, 2008. Godinho, Vitorino Magalhães (Coord.), Documtentos sobre a Expansão Quatrocentista Portuguesa, 2 volumes, 2ª ed. correcta e acrescentada, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2011. Gruzinski, Serge, A Águia e o Dragão. Portugueses e Espanhóis na Globalização do século XVI, Lisboa, Edições 70, 2015. Hespanha, António Manuel, Filhos da Terra. Identidades mestiças nos confins da Expansão Portuguesa, Lisboa, Tinta da China, 2019. Keay, John, História da Índia. Das primeiras civilizações ao desenvolvimento do século XXI, Silveira, Book Builders, 2023. Malerba, Jurandir, A Corte no exílio. Civilização e poder no Brasil às vésperas da Independência (1808 a 1821), São Paulo, Companhia das Letras, 2000. Marcocci,Giuseppe, A Consciência de um Império. Portugal e o seu Mundo (sécs. XV-XVII), Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. Marks, Robert B., Mundo Global. A História da Época Moderna, Lisboa, Clube do Autor, 2018. Mauro, Frédéric, Portugal, o Brasil e o Atlântico, 1570-1670, vol. 1, Lisboa, Estampa, 1997. Newitt, Malyn, Navigators. The Portuguese Discoveries and the Renaissance, Londres, Reaktion Books, 2023. Novais, Fernando, Portugal e o Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial, 1777-1808, 4ª ed., São Paulo, Hucitec, 1986. Omodeo, Pietro, Amerigo Vespucci: The Historical Context of His Explorations and Scientific Contribution, Veneza, Edizioni Ca'Foscari, 2020. Paquette, Gabriele, Imperial Portugal in the Age of Atlantic Revolutions. The Luso-Brazilian World, c.1770-1850, Cambridge, Cambridge University Press, 2013. Rodrigues, José Damião (Coord.), O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime, Ponta Delgada, CHAM, 2012. Russell-Wood, A.J.R., Um mundo em movimento: os portugueses na África, Ásia e América (1415-1808), Lisboa, Difel, 1998. Scammell, G.V. , The First Imperial Age. European Overseas Expansion c. 1400-1715, Londres, Routledge, 1989. Schwartz, Stuart, Burocracia e Sociedade no Brasil Colonial, São Paulo, Editora Perspectiva, 1979. Serrão, Joel e Oliveira Marques, A.H. de (dir.), Nova História da Expansão Portuguesa, 12 vols., Lisboa, Editorial Estampa. Silva, Maria Beatriz Nizza da, A Cultura Luso-Brasileira da Reforma da Universidade à Independência do Brasil, Lisboa, Estampa, 1999. Thomaz,Luís Filipe, De Ceuta a Timor, Lisboa Difel, 1994. Thomaz, Luís Filipe, A Expansão Portuguesa. Um prisma de muitas faces, Lisboa, Gradiva, 2021. Tinhorão, José Ramos, Os negros em Portugal. Uma presença silenciosa, Lisboa, Caminho, 1988. Valério, Nuno, A Expansão Portuguesa. Uma História Económica, Cascais, Principia, 2021. Vogt, Carlos e Fry, Peter, Cadundó: A África no Brasil, São Paulo, Companhia das Letras, 1996

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30