Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0882
Acrónimo :
L0882
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes na análise histórica do colonialismo e da descolonização na Idade Contemporânea, de forma a poderem tomar posição nos debates que envolvem a avaliação do colonialismo europeu e da condição pós-colonial planetária.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Descrever as etapas fundamentais na história do colonialismo dos dois últimos séculos. OA2 - Identificar e avaliar as principais explicações para o fenómeno da colonização europeia que se inicia por meados do século XIX. OA3 - Comparar as duas principais etapas no processo das independências coloniais: a vaga de descolonização americana e a descolonização planetária no rescaldo da II Guerra Mundial. OA4 - Aplicar a fontes históricas os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. OA5 - Descrever e tomar uma posição informada sobre os debates em torno dos significados do colonialismo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


OP1 - A historiografia do colonialismo - sua especificidade. OP2 - Conceitos essenciais: colónia, colonialismo, império, nacionalismo anti-colonial, descolonização, neo-colonialismo, condição pós-colonial. OP3 - As independências americanas (a 1ª vaga de descolonização) OP4 - O colonialismo europeu no séc. XIX e na 1ª metade do séc. XX. A Partilha de África OP5 - O colonialismo europeu entre Guerras OP6 - Portugal: O Império Colonial Africano OP7 - A descolonização planetária após 1945 (a 2ª vaga de descolonização) OP8 - Portugal: As Guerras Coloniais e a Descolonização em perspetiva comparada (1961-1975) OP9 - E depois do colonialismo?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Conteúdos Programáticos (CP)- Objetivos de Aprendizagem (OA): CP1- AO1, 5 CP2- AO1, 2, 3, 5 CP3- AO1, 3 CP4- AO1, 2, 5 CP5- AO1, 2, 5 CP6- AO1, 4, 5 CP7- AO3, 5 CP8- AO3, 4 CP9- AO5

Avaliação / Assessment


Esta unidade curricular poder ser realizada através de avaliação periódica ou de um exame final. A avaliação periódica assenta em: PARTICIPAÇÃO NAS AULAS (50%) e realização de um TESTE com consulta (50%). A Participação nas aulas consiste numa apresentação em grupo de um texto e nas respostas individuais a 5 questionários lançados no final de cada aula. Teste = de 0 a 50 pontos. Apresentação Oral de Grupo = de 0 a 30 pontos. Respostas individuais aos Questionários = de 0 a 20 pontos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: As Aulas Teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As Aulas Teórico-Práticas consistem na discussão de estudos e na realização de um teste final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Dois testes escritos: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 Participação oral nas aulas de debate: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


YOUNG, Crawford (1994). The African Colonial State in Comparative Perspective, Yale University Press. SPRINGHAL, John (2001), Decolonization since 1945: the collapse of European overseas empires, New York, Palgrave. PINTO, António Costa (2001). O Fim do Império Português: a cena internacional, a guerra colonial, e a descolonização, 1961-1975, Lisboa, Livros Horizonte. M'BOKOLO, Elikia (2003 [1992]). África Negra: história e civilizações, Lisboa, Vulgata. MACQUEEN, Norrie (2007). Colonialism, Harlow, Pearson Education. MACQUEEN, Norrie (1997). A Descolonização da África Portuguesa: a revolução metropolitana e a dissolução do império, Mem Martins, Editorial Inquérito. FERRO, Marc (1996). História das Colonizações. Das Conquistas às Independências. Sécs. XIII-XX, Lisboa, Estampa. COOPER, Frederick (2005). Colonialism in Question: Theory, Knowledge, History, Berkeley, University of California Press. ALEXANDRE, Valentim (2000). O Império Africano: séculos XIX e XX, Lisboa, Colibri.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


PAKENHAM, Thomas (1991). The Scramble for Africa: 1876-1912, Johannesburg: Jonathan Ball Publishers. OSTERHAMMEL, Jürgen (2005 [1995]). Colonialism: a theoretical overview, Princeton, Markus Wiener Pub. (Caps. 1, 2, 9, 10) NEUBERGER, Benyamin (1996). National Self-Determination in Postcolonial Africa, Boulder, Lynne Rienner Publishers. MIÈGE, Jean-Louis (1973). Expansion Européenne et Décolonisation de 1870 à nos Jours, Paris, Presses Universitaires de France. GUERRA, François-Xavier (1992). Modernidad e independencias. Ensayos sobre las revoluciones hispánicas, Ciudad de Mexico, Fondo de Cultura Económica. FERRO, Marc (2003). Le Livre Noir du Colonialisme: de l'Extermination à la Repentance, Paris, Laffont. EMERSON, Rupert (1960). From Empire to Nation: The Rise and Self-Assertion of Asian and African People, Cambridge (Mass.), Harvard University of Press. COQUERY-VIDROVITCH, Catherine & Henri Moniot (2005 [1977]). L'Afrique Noire, de 1800 à nos jours, Paris, Presses Universitaires de France. COQUERY-VIDROVITCH, Catherine (1985). Africa: Endurance and Change South of the Sahara, Berkeley, University of California Press. CLARENCE-SMITH, Gervase (1990). O III império português (1825-1975), Lisboa, Teorema. BETHELL, Leslie (ed.) (1998). História da América Latina: América Latina colonial, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo. ANNINO, Antonio (ed.) (1994). De los Imperios a las Naciones: Iberoamérica, Zaragoza, Ibercaja.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16