Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0889
Acrónimo :
L0889
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Estudar a história da Europa do século XX a partir de uma óptica que examina o protesto nas suas múltiplas vertentes enquanto expressão de ideias que foram objecto de resistência e/ou contestação social, política e cultural.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecer e compreender algumas das facetas assumidas pelas culturas de protesto na Europa do século XX: protesto intelectual, político, artístico, literário, feminista e estudantil. Serão estudadas situações concretas de protesto, as quais serão devidamente contextualizadas para uma compreensão dos fundamentos, motivações, impacto social e político e significados envolvidos em cada protesto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.O protesto intelectual da Geração de 98 2.O protesto nacionalista em Espanha 3.O protesto de Émile Zola- o caso Dreyfus 4.O protesto artístico e literário na Europa entre-guerras 5.O protesto feminista. O exemplo de Simone de Beauvoir 6.O protesto dissidente na URSS 7.O protesto estudantil nos anos 60. O Maio de 68

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem são alcançados através do conjunto dos pontos do programa.

Avaliação / Assessment


As aulas teóricas apoiarão o estudo individual das leituras aconselhadas, incluídas na bibliografia. Nas aulas teórico-práticas, os alunos apresentarão os seus trabalhos, os quais serão objecto de comentário e debate na turma. | A avaliação é constituída pelos seguintes elementos: (a) assiduidade e participação na aula, (b) apresentação oral, com resumo por escrito (c) frequência. A ponderação na classificação final é a seguinte: assiduidade e participação: 10%; apresentação oral: 40%; frequência:50%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos para responder aos objectivos de aprendizagem. Nos trabalhos, os alunos têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa. A exposição oral dos trabalhos, nas aulas teórico-práticas, ajuda a concretizar todos os objectivos de aprendizagem. A frequência destina-se a avaliar a aquisição dos objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Jacques Julliard, Michel Winock, Dictionnaire des Intellectuels Français, Paris, Seuil, 1996 - Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996 (1ª ed. ing., 1994) - Hannah Arendt, As Origens do Totalitarismo, Lisboa, Dom Quixote, 2004 (1ª ed. amer. 1951)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Consultar vasta bibliografia em http:// agora.qc.ca/mot.nsf/Dossiers/Mai_68 - M. Winock, "68: Sartre inflama-se, Aron enerva-se" in O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000, pp. 587-595 - Jean-François Sirinelli, "Mai 68: une exception française? » in Jean-Pierre Rioux e Jean-François Sirinelli (dir.), Histoire Culturelle de la France 4. Le Temps des Masses. Le Vingtième Siècle, Paris, Seuil, 1998, pp.275-280 (Bib. do ISCTE) - Números do Público Magazine, dedicados ao Maio 68: 2.5.93; 9.5.93; 16.5.93; 23.5.93 - Michael Lowy, Robert Sayre, "Em torno do Maio de 68", in Revolta e Melancolia, Lisboa, Bertrand, 1997, pp.202-20 - Laurent Joffrin, Mai 68. Histoire des Événements, Paris, Ed. du Seuil, 1988 - Eric Hobsbawm, "May 1968" in Uncommon People. Resistance, Rebellion and Jazz, London, Weidenfeld § Nicolson, 1998, pp. 213-223 (Bib. do ISCTE) - Eric Hobsbawm, "A revolução cultural" in A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996, pp.316-338 Tema 7 - Michel Winock, "Os paraísos perdidos" in O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000, pp. 618-630 - Nicolas Werth, "Um estado contra o seu povo. Violências, repressões e terrores na União Soviética" in Stéphane Courtois e outros, O Livro Negro do Comunismo. Crimes, terror e repressão, Lisboa, Quetzal, 1999 (1ª ed. franc., 1997), pp.49-306 - Nova Renascença, 1992, 45-47 (este número desta revista do Porto é dedicado ao fenómeno totalitário em geral e à problemática do comunismo em Portugal) - Eric Hobsbawm, "Socialismo real" in A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996 (1ª ed. ing., 1994), pp.365-392 - François Furet, O Passado de uma Ilusão. Ensaio sobre a Ideia Comunista no Século XX, Lisboa, Presença, 1996 (1ª ed. franc. 1995) - Isaiah Berlin, "Conversas com Akhamatova e Pasternak" in A Apoteose da Vontade Romântica, Lisboa, Bizâncio, 1999, pp. 300-326 Tema 6 - Michel Winock, "O segundo sexo" in O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000, pp. 457-466 - Christiane Zehl Romero, Simone de Beauvoir, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999 ou Temas e Debates, 2001 (1ª ed. alemã, 1978 - Eric Hobsbawm, "A revolução cultural" in A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996, pp.316-339 - Eric Hobsbawm, "A revolução social" in A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996 (1ª ed. ing., 1994), pp.306-315 - Françoise Collin, "Diferença e diferendo. A questão das mulheres na filosofia" in Georges Duby (dir.), História das Mulheres no Ocidente, vol V: O Século XX, Porto, Afrontamento, 1995, pp. 315-348 Tema 5 - Colecção "Movimentos de Arte Contemporânea" da Editorial Presença, 2000-2001 - Michel Winock, "Ao serviço da revolução" in O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000 (1ª ed. franc.,1997), pp.219-230 - Michel Winock, "A revolução surrealista" in O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000 (1ª ed. franc.,1997), pp. 181-192 - Michael Lowy e Robert Sayre, "Os movimentos culturais de vanguarda" in Revolta e Melancolia, Lisboa, Bertrand, 1997, pp.202-208 - Eric Hobsbawm, "As artes 1914-1945" in A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1996 (1ª ed. ing., 1994), pp.180-200 - Jacques Barzun, "O artista profeta e bobo" in Da Alvorada à Decadência, Lisboa, Gradiva, 2003 (1ª ed. amer., 2000), pp.685-698 Tema 4 - Ana Navarro Pedro "Emile Zola. Um século de consciência humana", Público, 29.9.2002 - Michel Winock, O Século dos Intelectuais, Lisboa, Terramar, 2000 (1ª ed. francesa,1997), pp. 9-71 - Jaime Brasil, "Introdução" in Emílio Zola, Acuso, Lisboa, Guimarães Editores, 1998(1ª ed. 1949), pp.7-39 Tema 3 - José Luis de la Granja Sainz, " La Invencion de la Historia. Nación, mitos e historia en el pensamiento del fundador del nacionalismo vasco" in Nationalism in Europe. Past and Present. Actas do Congresso Internacional: Os Nacionalismos en Europa. Pasado e Presente, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, 1994, Vol. II, pp.97-139 - Rui Pereira, Euskadi. A Guerra Desconhecida dos Bascos, Lisbos, Editorial Notícias, 2000 (especial., pp.31-47) - Juan Pablo Fusi, "Hechos diferenciales y particularismo cultural: Cataluña, País Vasco, Galicia" in Un Siglo de España - La cultura, Madrid, Marcial Pons, 1999, pp. 31-42 - Inman Fox, "Los nacionalismos periféricos en el cambio de siglo. Catalanes y vascos", in La Invención de España, Madrid, Ediciones Cátedra, 1998, pp.65-96 Tema 2 - Vicente Cacho Viu, "Francia 1870-España 1898", in Repensar el Noventa y Ocho, Madrid, Biblioteca Nueva, 1997, pp.77-97 - Ana Maria Pina, "Geração de 70 e Geração de 98: 'sociedade' versus 'comunidade', in J. Serrão, Magda de Avelar Pinheiro e Maria de Fátima Sá e Melo Ferreira, Desenvolvimento Económico e Social. Portugal nos últimos dois séculos. Homenagem a Miriam Halpern Pereira, Lisboa, ICS,2009, pp.613-626 - Ana Maria Pina, "'Me Duele España': A Geração de 98 e Espanha", 2º Colóquio sobre História Social das Elites, ICS, Nov. 2003 - Pedro Laín Entralgo, La Generación del 98, Madrid, Espasa Calpe, 1997 (1ª ed. 1947) - José Luis Abellán, Sociología del Noventa y Ocho, Madrid, Biblioteca Nueva, 1997 Tema 1

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16