Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0928
Acrónimo :
L0928
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Demografia

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular tem por objetivos fornecer aos alunos conhecimentos sobre o objeto da Demografia, as suas fontes e os principais conceitos e instrumentos de análise demográfica. Sendo uma cadeira com uma forte componente metodológica e teórico-prática, pretende-se que a inter-relação e operacionalização dos conhecimentos adquiridos aconteça ao longo do semestre, de forma intercalada com a aquisição de conteúdos, permitindo um contacto direto com as fontes de informação, os instrumentos de análise e uma leitura crítica e contextualizada dos resultados obtidos e analisados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem estão focados no conhecimento do objeto da demografia (OA1), das principais fontes de dados demográficos (OA2), na definição, demonstração e aplicação dos principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3), no desenvolvimento da capacidade de analisar a estrutura e dinâmica das populações (OA4) e de diferentes fenómenos demográficos (OA5). Pretende-se, ainda, estimular a capacidade de articulação e aplicação dos conhecimentos adquiridos (OA6).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objeto e contributos da Demografia. 2. Fontes demográficas: 2.1. Os recenseamentos e o estado da população; 2.2. Estatísticas do movimento; 2.3. Qualidade dos dados 3. Observação dos fenómenos demográficos: 3.1. Tipos de observação; 3.2. O diagrama de Lexis 4. Análise longitudinal e análise transversal: 4.1. Calendário e intensidade; 4.2. O princípio da coorte fictícia 5. Estruturas Demográficas: 5.1. Pirâmide etária; 5.2. Relações e proporções; 5.3. Envelhecimento populacional 6. O movimento da população: 6.1. Medidas do movimento; 6.2. Crescimento natural e balança migratória 7. Quocientes e taxas específicas: definição, cálculo e utilização 8. Mortalidade: 8.1. Componentes e medidas; 8.2. Tábua de mortalidade; 8.3. Calendário 9. Fecundidade: 9.1. Medidas da fecundidade; 9.2. Intensidade e calendário; 9.3. Fecundidade e reprodução

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) apresenta-se de seguida. O objeto da Demografia e os contributos teóricos centrais (OA1) são considerados em na definição e contributos da ciência demográfica (ponto 1). A identificação das principais fontes de dados e informação demográfica (OA2) é contemplada em 2 e 3, que inclui tipos de observação, fontes e qualidade dos dados. A definição, demonstração e aplicação dos principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3) são abordadas nos pontos 4 a 9. A análise da estrutura e dinâmica das populações (OA4 e OA6) e dos diferentes fenómenos demográficos (OA5) articula-se com os conteúdos previstos em 5 a 9.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação da UC contempla duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre Teste: são avaliados conhecimentos sobre os conteúdos abordados ao longo do semestre num teste individual, a agendar para o período das avaliações de 1ª época, e a classificação obtida representa 50% da nota final. Trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre (em grupo e/ou individualmente): Trabalhos práticos realizados em contexto de aula, ao longo do semestre, para consolidação dos conteúdos abordado; e um trabalho temático final escrito, com apresentação oral, desenvolvido ao longo do semestre, com acompanhamento tutorial. No conjunto, a componente de trabalhos representa 50% da nota final. 2. Avaliação por Exame Exame Final: Representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre. Nota: Para a avaliação ao longo do semestre não se prevê a obrigatoriedade de assiduidade mínima.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino previstas para o funcionamento da UC estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte. O método expositivo é utilizado para a transmissão de conteúdos teóricos, através de uma apresentação estruturada de conceitos, teorias e métodos de análise demográfica, com vista a proporcionar uma base sólida de conhecimentos teórico-metodológicos a cada estudante. O método demonstrativo implica a demonstração de métodos de análise demográfica, através da operacionalização e aplicação dos conceitos abordados. O método participativo incentiva a participação ativa de cada estudante através de perguntas e respostas, participação por iniciativa dos/as estudantes, debate em aula e discussões em grupo, com respeito pelas características individuais. Prevê-se a discussão a discussão de textos e a análise de tendências demográficas e integração de diferentes formas e fontes de informação, promovendo a aquisição de novo conhecimento, mas também o desenvolvimento de pensamento crítico, capacidade de argumentação e comunicação oral dos estudantes. Prevê-se, ainda, a realização de aulas práticas (que consistem na resolução de exercícios práticos apresentados num enunciado pela docente) para aplicação de ferramentas de análise demográfica e operacionalização de conceitos, com vista à consolidação da aprendizagem através da experimentação, de forma acompanhada e supervisionada, numa abordagem também formativa. O método ativo (colaborativo) implica o envolvimento de cada estudante em atividades práticas que exigem colaboração e trabalho em grupo, como a resolução de trabalhos práticos propostos em aula, a realização de um trabalho ao longo do semestre e a participação no contexto de sala de aula. O trabalho colaborativo é incentivado para promover a troca de conhecimentos e a construção conjunta do saber. Procura-se, desta forma, promover uma aprendizagem ativa, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa. Não obstante o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo, haverá espaço para o desenvolvimento de trabalho individual, se essa for a opção do/a estudante. O trabalho autónomo previsto no âmbito da unidade curricular é fundamental para o aprofundamento dos conteúdos abordados, a consolidação pela prática, a identificação de questões a esclarecer e debater em contexto de aula, de orientação tutorial ou de trabalho de grupo, possibilitando a consolidação de conhecimentos adquiridos e o desenvolvimento de competências de natureza reflexiva e argumentativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma a garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira eficaz e mensurável. A coerência entre as metodologias, avaliação e objetivos de aprendizagem é evidenciada da seguinte forma: Funcionamento das aulas • A componente expositiva das aulas fornece a base teórica necessária para a compreensão dos conceitos fundamentais da demografia. Estas aulas são complementadas com a demonstração a participação em aula e os exercícios práticos realizados de forma colaborativa pelos/as estudantes, promovendo uma participação ativa e uma aprendizagem permanente e acompanhada, ao longo do semestre. • A abordagem participativa dá espaço a que os estudantes apliquem os conceitos teóricos na análise de dados de observação de contextos concretos, desenvolvendo competências técnicas e analíticas, com o objetivo de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, assim mais consolidados. • O trabalho autónomo, incluindo leituras e exercícios práticos, promove a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de pesquisa e análise crítica (objetivo de análise crítica e comunicação). Avaliação • O trabalho desenvolvido em grupo, numa abordagem ativa e colaborativa incentiva o debate e a reflexão sobre temas demográficos atuais, promovendo a aquisição de conhecimento fundamental, a revisão de literatura em torno de temas atuais e de interessante para o grupo ou estudante e o desenvolvimento de competências de comunicação e trabalho em equipa. • A realização de teste individual permite avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais e a capacidade de aplicação dos métodos de análise demográfica. • Os trabalhos Práticos permitem avaliar as competências dos/as estudantes na realização de análises demográficas utilizando conceitos, instrumentos metodológicos e fontes de informação adequadas, promovendo a aplicação prática e a resolução de exercícios concretos. • Trabalho Final: O trabalho temático final avalia a capacidade de as/os estudantes aplicarem, de forma integrada, todos os conhecimentos adquiridos em todo o percurso programático previsto, desde as formulações teóricas e conceptuais em torno da ciência demográfica até à análise e reflexão em torno de tendências reveladas pelos fenómenos demográficos em diferentes contextos. • Exame Final: Avalia de forma abrangente o conhecimento adquirido ao longo do semestre, garantindo que os estudantes dominem todos os conceitos e métodos lecionados.

Observações / Observations


Na elaboração dos diferentes trabalhos, o uso de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, deve ser devidamente referenciado, incluindo a prompt utilizada para a geração de conteúdos. Conteúdos Programáticos Articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4: A compreensão da evolução e dos conceitos fundamentais da demografia é essencial para promover uma educação de qualidade. ODS 10: Analisar as estruturas e os movimentos populacionais, em diferentes contextos é fundamental para a contrução de conhecimento e informação e desenho de políticas informadas que reduzam as desigualdades entre países e dentro deles. ODS 17: A cooperação internacional e as parcerias são essenciais uma análise completa, ampla e integrada dos fenómenos demográficos e para a promoção do desenvolvimento sustentável, numa abordagem global, de promoção de decisões justas e equitativas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nazareth, J. Manuel, 2004. Demografia. A Ciência da População, Lisboa, Presença Bandeira, M. Leston, Pintassilgo, Sónia C. (2018), Introdução à Demografia. Trabalhos práticos, Lisboa, Escolar Editora Bandeira, M. Leston, 2004. Demografia: objecto, teorias, métodos, Lisboa, Escolar Editora United Nations (2023). Demographic Yearbook 2022. Department of Economic and Social Affairs. New York: United Nations

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Preston, Samuel H., Patrick Heuveline and Michel Guillot - Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell. 2001. Pressat, Roland, 1972. Démographie statistique, Paris, Presses Universitaires de France, col. SUP - Le sociologue

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31