Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0928
Acrónimo :
L0928
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Demografia

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular tem por objetivos fornecer aos alunos conhecimentos sobre o objeto da Demografia, as suas fontes e os principais conceitos e instrumentos de análise demográfica. Sendo uma cadeira com uma forte componente metodológica e teórico-prática, pretende-se que a inter-relação e operacionalização dos conhecimentos adquiridos aconteça ao longo do semestre, de forma intercalada com a aquisição de conteúdos, permitindo um contacto direto com as fontes de informação, os instrumentos de análise e uma leitura crítica e contextualizada dos resultados obtidos e analisados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem estão focados no conhecimento do objeto da demografia (OA1), das principais fontes de dados demográficos (OA2), na definição, demonstração e aplicação dos principais conceitos e instrumentos da análise demográfica (OA3), no desenvolvimento da capacidade de analisar a estrutura e dinâmica das populações (OA4) e de diferentes fenómenos demográficos (OA5). Pretende-se, ainda, estimular a capacidade de articulação e aplicação dos conhecimentos adquiridos (OA6).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objeto e contributos da Demografia. 2. Fontes demográficas: 2.1. Os recenseamentos e o estado da população; 2.2. Estatísticas do movimento; 2.3. Qualidade dos dados 3. Observação dos fenómenos demográficos: 3.1. Tipos de observação; 3.2. O diagrama de Lexis 4. Análise longitudinal e análise transversal: 4.1. Calendário e intensidade; 4.2. O princípio da coorte fictícia 5. Estruturas Demográficas: 5.1. Pirâmide etária; 5.2. Relações e proporções s; 5.3. Envelhecimento populacional 6. O movimento da população: 6.1. Medidas do movimento; 6.2. Crescimento natural e balança migratória 7. Quocientes e taxas específicas: definição, cálculo e utilização 8. Mortalidade: 8.1. Componentes e medidas; 8.2. Tábua de mortalidade; 8.3. Calendário 9. Fecundidade: 9.1. Medidas da fecundidade; 9.2. Intensidade e calendário; 9.3. Fecundidade e reprodução

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) desta unidade curricular e os conteúdos programáticos desenvolve-se da seguinte forma: OA1 - Ponto 1 OA2 - Ponto 2 OA3 - Pontos 3, 4 e 7 OA4 - Pontos 5 e 6 OA5 - Pontos 8 a 9 OA6 - Pontos 2 a 9

Avaliação / Assessment


O aluno pode optar entre duas formas de avaliação: a) Avaliação contínua: os alunos serão avaliados com base em um teste (60% da nota final), trabalhos de grupo ao longo do semestre (30% da nota final), assiduidade e trabalho individual ao longo do semestre (10% da nota final). b) Avaliação por exame final: o exame vale 100% da nota da unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular (UC) é lecionada com base em aulas teórico-práticas, com conteúdos teóricos e metodológicos cuja aplicação é ensaiada em aulas com uma forte componente prática. Prevê-se um acompanhamento tutorial para resolução de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino desenvolve-se da seguinte forma: - As aulas com um maior pendor expositivo permitem uma introdução aos conteúdos teóricos e metodológicos centrados nos OA1, OA2 e OA3. - As aulas e o acompanhamento tutorial centrados na operacionalização, aplicação e articulação de conceitos, instrumentos e metodologias centram-se nos OA4 a OA6.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nazareth, J. Manuel, 2004. Demografia. A Ciência da População, Lisboa, Presença Bandeira, M. Leston, Pintassilgo, Sónia C. (2018), Introdução à Demografia. Trabalhos práticos, Lisboa, Escolar Editora Bandeira, M. Leston, 2004. Demografia: objecto, teorias, métodos, Lisboa, Escolar Editora

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Preston, Samuel H., Patrick Heuveline and Michel Guillot - Demography: Measuring and Modeling Population Processes. Oxford: Blackwell. 2001. Pressat, Roland, 1972. Démographie statistique, Paris, Presses Universitaires de France, col. SUP - Le sociologue

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16