Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0944
Acrónimo :
L0944
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa introduzir o aluno na análise do mercado de trabalho e das correntes teóricas que explicam os diversos fenómenos económicos relacionados com o emprego e trabalho. Pretende-se também dar a conhecer as principais estatísticas nacionais e europeias sobre esses fenómenos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever os fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu OA2. Compreender o funcionamento do mercado de trabalho de acordo com os quadros teóricos de referência. OA3. Compreender os termos do debate sobre o desemprego e outros fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu. OA4. Compreender o impacte das opções organizacionais nos fenómenos do mercado de trabalho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Principais fenómenos do mercado de trabalho nacional e europeu P2. Fundamentos teóricos sobre o funcionamento do mercado de trabalho a) O modelo neoclássico b) A teoria Keynesiana c) A teoria institucionalista P3. Aplicações a) O debate sobre as políticas de emprego b) A controvérsia sobre a segmentação do mercado de trabalho c) A controvérsia sobre o salário mínimo e o seu impacto nas empresas d) o debate sobre a legislação de proteção no emprego

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P1 OA2 - P2 OA3 - P3 OA4 - P2

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua comporta dois momentos de avaliação: - teste intermédio (35%) - teste final (35%) - apresentações em sala de aula (30%) Avaliação final: - realização de um exame escrito que poderá ser realizado na 1ª ou na 2ª época de avaliações.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem são as seguintes: ME1. Expositivas: para apresentação e discussão das estatísticas e dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas: para análise de estudos de caso e outros trabalhos sobre temas relevantes. Implica a discussão conjunta de um artigo científico e/ou de um estudo aplicado. ME3. Trabalho autónomo: para preparação das aulas participativas e dos testes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 ? ME1; ME3 OA2 ? ME1; ME3 OA3 ? ME2 OA4 ? ME1; ME2; ME3

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kaufman, B.E. (1994) The Economics of Labour Market, USA: The Dryden Press (4ª edição). Champlin, D.P. e Knoedler, J. (2017) The Institutionalist Tradition in Labour Economics, London: Routledge. Bosworth, D., Dawkins, P. e Stromback, T. (1996) The Economics of the Labour Market, Harlow and England: Addison Wesley Longman Limited. Borjas, G. (2010) Labour Economics, Boston: McGraw-Hill International Edition (5ª edição).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Piore, M. (1972) Notes for a Theory of Labor Market Stratification. Working Paper Department of Economics, nº 95, Cambridge: Massachusetts Institute of Technology. Osterman, P. (1984) (Ed) Internal Labor Markets, Cambridge: The MIT Press Morel, N., Palier, B. and Palme, J. (2012) Towards a Social Investment Welfare State, London: Policy Press. Lindbeck, A e Snower, D. (2001) ?Insiders versus outsiders?, Journal of Economic Perspectives, 15(1): 165-188. Lindbeck, A. (1994) ?The Welfare State and the Employment Problem?, American Economic Review, 84(2): 71-75 Kluve, J. (2010) ?The effectiveness of European active labor market programs?, Labor Economics, 17(6): 904-918. Kerr, C. (1954) ?The balkanisation of labor markets?. In: Bakke, E., Hauser, P., Palmer, G., Myers, C., Yolder, D. e Kerr, C., Labor Mobility and Economic Opportunity, Massachusetts Institute of Technology. Kaufman, B. (2010) ?Institutional Economics and the Minimum Wage: Broadening the theoretical and policy debate?, Industrial and Labor Relations Review, 63(3): 427-453. Kaufman, B. (1997) Government Regulation of the Employment Relationship, Cornell University Press. Grimshaw, D., Ward, K., Rubery, J. e Beynon, H. (2001) ?Organisations and the transformation of the internal labour market?, Work, Employment and Society, 15(1): 25-54. Eichhorst, W. e Rinne, U. (2018) ?Promoting youth employment in Europe: Evidence-based policy lessons. In: Malo, M. e Mínguez, A. (eds) European Youth Labour Markets: Problems and Policies?, Cham: Springer, pp. 189-204. Doeringer, P. e Piore, M. (1971) Internal Labour Markets and Manpower Analysis, Lexington MA: Heath Lexington Books. Centeno, M. (2013) O Trabalho: Uma Visão de Mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Carvalho da Silva, M., Hespanha, P. e Castro Caldas, J. (Coords.) (2017) Trabalho e Políticas de Emprego: Um Retrocesso Evitável, Coimbra: Actual. Caliendo, M. and Schmidl, R. (2016) ?Youth unemployment and active labour market policies in Europe?. IZA Journal of Labor Policy 5(1): 1-30.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16