Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0947
Acrónimo :
L0947
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo é desenvolver competências de planear uma investigação e de usar métodos e técnicas de recolha e análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir um problema e objectivos de investigação; OA2. Seleccionar e usar diferentes métodos e técnicas de recolha de dados; OA3. Formular hipóteses de investigação; OA4. Seleccionar e definir variáveis para uma investigação; OA5. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo; OA6. Analisar criticamente um artigo científico; OA7. Preparar, conduzir e realizar uma entrevista; OA8. Analisar e descrever uma função (Análise e Descrição de função); OA9. Apresentar resultados de forma escrita e oral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-Introdução:Diferenças entre conhecimento científico e senso comum CP2-Métodos Fundamentais 2.1-Métodos de Investigação e Ciências da Gestão - método descritivo - método correlacional - método experimental - método causal - método histórico - estudo de caso 2.2-Fases de investigação 2.3-Formulação do problema 2.4-Definição de objectivos de investigação 2.5-Conceptualização das variáveis 2.6-Revisão de literatura CP3-Recolha de Dados 3.1-Técnicas de recolha de dados -entrevista, individual e de grupo -questionário -observação -consulta documental 3.2-Tratamento de informação secundária 3.3-Investigação em ambiente organizacional 3.3.1. Análise e Descrição de funções CP4-Análise de Dados e Reportar os resultados - Escolha das técnicas de análise de dados - Análise de conteúdo - Apresentação e elaboração de um relatório

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP 1 e 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 2 OA4 - CP 2 OA5 - CP 2 OA6 - CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA7 - CP 3 e 4 OA8 - CP 3 e 4 OA9- CP 4

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica inclui: - Frequência: ponderação 50% - Trabalho de grupo: ponderação 30% (25% relatório escrito;5% apresentação oral). - Recolha de dados no âmbito de um estudo diário: ponderação 20% - Os alunos que não realizarem um dos trabalhos, bem como alunos que obtenham menos de 9,5 valores em qualquer elemento de avaliação, ou se tiverem mais de 20% de absentismo nas aulas (no conjunto das aulas teóricas e práticas) terão de ir a exame final, correspondente a 100% da avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC corresponde a 6 ECTS (150h),inclui 55h (T54;OT1) de contacto e 95h de trabalho autónomo. Serão usados métodos de ensino (exposições teórico-práticas, apresentação de estudos, exercícios práticos) que visam promover a capacidade de aprender do aluno e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. As aulas teórico-práticas fornecem informação central (conceitos chave e estratégias empíricas);a tutoria oferece orientação e feedback a projectos individuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): i) expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA 5, 7 e 8 iii) activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 2, 5, 6, 7, 8 e 9 iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson, V. (2009/2019). Research methods in Human Resource Management. London: CIPD. Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo. Lancaster, G. (2005). Research methods in management. A concise introduction to research in management and business consultancy, Elsevier. Reto, L. e Nunes, F. (1999), Métodos como estratégia de pesquisa: Problemas tipo numa investigação. Revista Portuguesa de Gestão, 1, 21-32. Saunders, M., Lewis, P., & Thornill, A. (2003/2019). Research methods for business students. Harlow: Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Almeida, F. (2015). A análise do Trabalho. In Ferreira, A., Martinez, L.., Nunes, F. G.., Duarte, H. (Eds.) GRH para Gestores. Lisboa: RH Editora. Barañano, A. M. (2004/2008). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo. Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential guide to qualitative methods in organizational research: A practical guide. London: Sage. Edwards, J. E, Scott, J. C., & Raju, N. S. (2003). The human resources program-evaluation handbook. Thousand Oaks: Sage Publications. Ferreira, A. (2011). Metodologias e investigação aplicada. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada, Lisboa: Recursos Humanos Editora. Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. Ghorpade, J. (1988). Job Analysis: A handbook for the human resource director. New Jersey: Prentice Hall. Gonçalves, S., Gonçalves, J., & Marques, C. (Orgs).(2021). Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, Análise e Aplicações. Lisboa: Pactor. Hill, M., & Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. Lopes, D., & Pinto, I. R. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. V. Garrido & M. Prada (Coord.), Manual de competências académicas (pp. 281-341). Lisboa: Edições Sílabo. Neves, J.G. & Gonçalves, S.( 2009). A investigação em GRH em Portugal: resultados e tendências. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 8, 4: 66 - 83. Pina, M., & Rego, A. (2019). Métodos qualitativos nos estudos organizacionais e de gestão. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 18(3), 188-206. Prada, M., Camilo, Garrido, M., & Rodrigues, D.L. (2021). O diabo está nos pormenores: introdução às normas para escrita científica da American Psychology Association (7ª edição). Revista Psicologia, 35(1),95-146.doi:10.17575/psicologia.v35i1.1727 Robson, C. (2016). Real world research: A resource guide for social scientists and practitioner-researchers. Oxford: Blackwell Rousseau, D.M. & Barends, E.G.R., (2011). Becoming an evidence-based HR practitioner, Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235. Sandberg, A. & Lane, S. (1999). Interview for success: a half-day competency-based workshop. Massachusetts: HRD Press. Vilelas, J. (2020). Investigação?o processo de construção do conhecimento . Lisboa: Edições Sílabo. Whitley, R. (1984). The scientific status of management research. Journal of Management Studies, 21 (4), 369-390.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16