Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo é desenvolver competências de planeamento de uma investigação e de uso de métodos e técnicas de recolha, análise e apresentação de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Definir um problema e objectivos de investigação; OA2. Seleccionar e usar diferentes métodos e técnicas de recolha de dados; OA3. Formular hipóteses de investigação; OA4. Seleccionar e definir variáveis para uma investigação; OA5. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo; OA6. Analisar criticamente um artigo científico; OA7. Preparar, conduzir e realizar uma entrevista; OA8. Analisar e descrever uma função (Análise e Descrição de função); OA9. Apresentar resultados de forma escrita e oral.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-Introdução:Diferenças entre conhecimento científico e senso comum CP2-Métodos Fundamentais 2.1-Métodos de Investigação e Ciências da Gestão - método descritivo - método correlacional - método experimental - método causal - método histórico - estudo de caso 2.2-Fases de investigação 2.3-Formulação do problema 2.4-Definição de objectivos de investigação 2.5-Conceptualização das variáveis 2.6-Revisão de literatura CP3-Recolha de Dados 3.1-Técnicas de recolha de dados -entrevista, individual e de grupo -questionário -observação -consulta documental 3.2-Tratamento de informação secundária 3.3-Investigação em ambiente organizacional 3.3.1. Análise e Descrição de funções CP4-Análise de Dados e Reportar os resultados - Escolha das técnicas de análise de dados - Análise de conteúdo - Apresentação e elaboração de um relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo de aprendizagem 1 (OA1) será atingido mediante o trabalho desenvolvido nos conteúdos programáticos 1 (CP1: Introdução: Diferenças entre conhecimento científico e senso comum) e CP2 (Métodos Fundamentais), através do qual serão explorados os diferentes métodos de investigação e Ciências da Gestão e analisadas as diferentes fases do processo de investigação. Para a consecução dos OA3 a OA5 contribuirão os conteúdos abordados em CP3 (Recolha de Dados), através do qual os estudantes conhecerão as diferentes técnicas de recolha de dados e, posteriormente aplicadas especificamente à análise e descrição de funções. O OA6 será alcançado através do trabalho desenvolvido no contexto dos CP1, CP2, CP3 e CP4 (Análise de Dados e Reportar os resultados). Os CP3 e CP4 também contribuirão para se cumprirem os OA7 e OA8. Especificamente, o OA9 será cumprido através dos conteúdos do CP4, através do desenvolvimento de competências de análise de conteúdo e elaboração de relatórios.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre inclui: - Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito e apresentação em aula (40%) - Participação em aula, sob a forma de pequenos trabalhos realizados (e posteriormente entregues) nas aulas práticas - Teste individual (50%). Estudantes com menos de 9.5 valores em cada uma das componentes da avaliação serão excluídos da avaliação ao longo do semestre. Em alternativa, os estudantes poderão optar por avaliação por exame, em que o exame vale 100% da nota final, sendo necessário obter uma nota mínima de 9.5 valores para garantir a aprovação no unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC corresponde a 6 ECTS (150h), inclui 55h (T54;OT1) de contacto e 95h de trabalho autónomo. Serão usados métodos de ensino (exposições teórico-práticas, apresentação de estudos, exercícios práticos) que visam promover a capacidade de aprender do aluno e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. As aulas teórico-práticas fornecem informação central (conceitos chave e estratégias empíricas);a tutoria oferece orientação e feedback a projectos individuais e de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do aluno, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. Todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA9) serão parcialmente atingidos mediante metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, visando a apresentação dos quadros de referência teóricos subjacentes a cada um dos tópicos abordados. Adicionalmente e, para consecução total dos OA5, OA7 e OA8 recorrer-se-á a metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com a análise e resolução de exercícios práticos, para aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos. Para cumprimento dos OA2 a OA9 também serão utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem ativas, através da realização de trabalhos individuais e de grupo. Finalmente, o autoestudo permitirá a consolidação de todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA9).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Aguinis, H. (2023). Research methodology: Best practices for rigorous, credible, and impactful research. SAGE Publications. Anderson, V. (2009/2019). Research methods in Human Resource Management. CIPD. Lancaster, G. (2005). Research methods in management. A concise introduction to research in management and business consultancy. Elsevier. Myers, M. D. 2008. Qualitative Research in Business and Management. SAGE Publications Rego, A., Cunha, M. P., Gomes, J. F., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Edições Sílabo. Saunders, M., Lewis, P., & Thornill, A. (2003/2019). Research methods for business students. Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, F. (2015). A análise do Trabalho. In Ferreira, A., Martinez, L.., Nunes, F. G.., Duarte, H. (Eds.) GRH para Gestores. RH Editora. Barañano, A. M. (2004/2008). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Edições Sílabo. Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential guide to qualitative methods in organizational research: A practical guide. Sage. Ferreira, A. (2011). Metodologias e investigação aplicada. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada, Recursos Humanos Editora. Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora. Gonçalves, S., Gonçalves, J., & Marques, C. (Orgs).(2021). Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, Análise e Aplicações. Pactor. Lopes, D., & Pinto, I. R. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. V. Garrido & M. Prada (Coord.), Manual de competências académicas (pp. 281-341). Edições Sílabo. Pina, M., & Rego, A. (2019). Métodos qualitativos nos estudos organizacionais e de gestão. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 18(3), 188-206. Prada, M., Camilo, Garrido, M., & Rodrigues, D.L. (2021). O diabo está nos pormenores: introdução às normas para escrita científica da American Psychology Association (7ª edição). Revista Psicologia, 35(1),95-146. doi:10.17575/psicologia.v35i1.1727 Robson, C. (2016). Real world research: A resource guide for social scientists and practitioner-researchers. Blackwell Vilelas, J. (2020). Investigação - o processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31