Sumários

Da institucionalização da antropologia (final sec. XIX) à experimentação etnográfica contemporânea

13 Março 2024, 09:30 Paulo Raposo


Da institucionalização da antropologia (final sec. XIX) à experimentação etnográfica contemporânea

Breve Panorâmica sobre principais correntes e tradições clássicas (evolucionismo e difusionismo; funcionalismo e culturalismo; estruturalismo e estrutural-funcionalismo) As ruturas epistemológicas fundamentais modernas e pós-modernas; antropologias contemporâneas

A criação de um Método (etnográfico) e as virtudes e limites da Comparação

A antropologia sobre o Outro e a antropologia com o Outro

 

Seminário 4 - Debate em seminário sobre modos de fazer pesquisa em ciências sociais (nomeadamente, antropologia) a partir do texto de Tim Ingold abaixo assinalado.

 

Leituras recomendadas:

·      Bronislaw Malinowski [1922] 1976 “Introdução” In ______ The Argonauts of Western Pacific, Trad. Anton P. Carr, Cultural e Industrial, USP – S.Paulo, pp. 21-38 [Livro na Biblioteca]

·      George Stocking Jr. (1983) “The Ethnographer’s Magic: Fieldwork in Britsh Anthropology since Taylor to Malinowski” In _______ The Observers Observed. Essays on Ethnographic Fieldwork, Wisconsin University Press, Madison, pp.70-          120 [Livro na Biblioteca]

·      Tim Ingold [2018](2019) “Sobre levar os outros a sério?” In_____ Antropologia, para que serve? Coleção Antropologia, Ed. Vozes, Petrópolis, pp. 7-19 [moodle]

·      Thomas Hylland Eriksen e Fiim Sivert Nielsen[2001]2007 “Quatro pais fundadores” In ______História da Antropologia. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, Pp. 49-68 [a enviar]

·      Graziele Ramos Schweig (2022) “Etnografia, colaboração e experimentação: apropriações e interferências entre ensino e pesquisa” In Antropolítica. Revista Contemporânea de Antropologia, v. 54, n. 3, Niterói, p. 323-345

 

Colecionar e classificar mundos Colonialismo e espaço público: a persistência de um império +seminário 3

8 Março 2024, 18:00 Paulo Raposo


Colecionar e classificar mundos

Colonialismo e espaço público: a persistência de um império

Visita de Estudo* (a agendar)

Jardim do Império e Padrão dos Descobrimentos + Museu Etnologia

 

Seminário 3 - Discussão em torno de processos de classificação e de registo cultural a partir da leitura recomendada e de um texto sobre colonialismo em Portugal

 

Leituras recomendadas:

1.     Cátia Vilaça, In Gerador (periódico online) Quarta-feira, 15 Março 2023

2.     Cusicanqui, Silvia Rivera (2015) “Secuencias iconográficas em Melchor María Mercado. Historias Alternativas. Um ensayo sobre sociólogos de la imagen (1977)” In Sociología de las Imagenes. Miradas Ch’ixide desde la historia andina, NocionesComunes / TintaLimón, Buenos Aires, pp.35-  (podem ver vídeo sobre este texto aqui)

           

Visita de Estudo - Jardim do Império

6 Março 2024, 09:30 Paulo Raposo


Colecionar e classificar mundos

Colonialismo e espaço público: a persistência de um império

Visita de Estudo

Jardim do Império e Padrão dos Descobrimentos 

 

Seminário 3 - Discussão em torno de processos de classificação e de registo cultural a partir da leitura recomendada e de um texto sobre colonialismo em Portugal

 

Leituras recomendadas:

1.     Cátia Vilaça, In Gerador (periódico online) Quarta-feira, 15 Março 2023

2.     Cusicanqui, Silvia Rivera (2015) “Secuencias iconográficas em Melchor María Mercado. Historias Alternativas. Um ensayo sobre sociólogos de la imagen (1977)” In Sociología de las Imagenes. Miradas Ch’ixide desde la historia andina, NocionesComunes / TintaLimón, Buenos Aires, pp.35-  (podem ver vídeo sobre este texto aqui)

Relativismo e universalismo

1 Março 2024, 18:00 Paulo Raposo


Relativismo e universalismo.

Introdução às noções de relativismo cultural e etnocentrismo.

Do pensamento selvagem (Claude Lévi-Strauss) ao pensamento contemporâneo de “intelectuais indígenas” (Ailton Krenak, Linda Tuwawi Smith).

 

Seminário 2 - Debate em torno das questões do relativismo cultural a partir da leitura do texto recomendado e de um texto  a propósito do ensino e de uma educação plurilingue nas escolas

 

Leitura recomendada:

·      Claude Lévi-Strauss [1952]1976 “Raça e Cultura” in ______ Raça e História, tradução de Inácia Canelas. São Paulo: Abril Cultural, pp.1-24. [livro na Biblioteca]

·      Robert Rowland (1987) Antropologia, História e Diferença, Ed. Afrontamento, Lisboa, p. 7-28 [livro na Biblioteca]

·      Ailton Krenak (1992) “Antes, o mundo não existia”. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 201-204 [moodle]

 

Relativismo e universalismo.

28 Fevereiro 2024, 09:30 Paulo Raposo


Relativismo e universalismo.

Introdução às noções de relativismo cultural e etnocentrismo.

Do pensamento selvagem (Claude Lévi-Strauss) ao pensamento contemporâneo de “intelectuais indígenas” (Ailton Krenak, Linda Tuwawi Smith).

 

Seminário 2 - Debate em torno das questões do relativismo cultural a partir da leitura do texto recomendado e de um texto  a propósito do ensino e de uma educação plurilingue nas escolas

 

Leitura recomendada:

·      Claude Lévi-Strauss [1952]1976 “Raça e Cultura” in ______ Raça e História, tradução de Inácia Canelas. São Paulo: Abril Cultural, pp.1-24. [livro na Biblioteca]

·      Robert Rowland (1987) Antropologia, História e Diferença, Ed. Afrontamento, Lisboa, p. 7-28 [livro na Biblioteca]

·      Ailton Krenak (1992) “Antes, o mundo não existia”. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 201-204 [a enviar]