Sumários

Etnocentrismo e relativismo cultural 1

16 Abril 2021, 19:30 Rita Sousa


Ásia num relance. A região dos Himalaias. Visionamento de Segundos Fatais. Mortes no Monte Everest, National Geographic , 45'25''.

Etnocentrismo e relativismo cultural 2

16 Abril 2021, 18:00 Rita Sousa


Debate sobre o documentário. Os Xerpas (150 mil habitantes): sociedade assimétrica, budista, de agricultores de cereal, pastores de iaques, comerciantes de longo curso; o montanhismo dos Ocidentais transformado em recurso turistico nativo. A resistência fisica xerpa, a ocupação colonial e o que se seguiu. Carregadores e guias nas expedições. Sherry B. Ortner e a sua monografia Life and Death on Mount Everest. Sherpas and Himalayan Mountaineering, 1999 (capítulo 1 é texto de apoio no repositório). Uma aventura no Outro: risco, limites físicos e mentais do corpo, mal.estar na cultura ocidental, busca de sentido: a natureza enfrentada nos seus extremos. A crise de representação: a antropologia consolida-se disciplinarmente como via para ouvir a voz e os anseios dos outros nos termos em que eles se exprimem (relativismo). Daqui resultam etnografias objetivas que não o são, por refletirem as realções de poder da sociedade de onde procedem os antropológos. Num ímpeto crítico urge substituir a descrição objetiva pela narrativa, cedendo lugar à dinàmica histórica dos outros (aqui foi o exemplo do montanhismo na periferia de uns e dos outros).

Alteridades (continuação)

26 Março 2021, 19:30 Rita Sousa


A capeia arraiana. Seu contexto de incidência local. Comparação com as pegas. Aplica-se a noção de sacrifício? Património cultural nacional: MatrizPCI. O Estado e a relação interespécies. Seres vivos e dieta humana. Ética não especista (direitos humanos e direitos dos animais). Referenciação de autores relevantes: Philippe Descola, Tim Ingold.

Alteridades 2

26 Março 2021, 18:00 Rita Sousa


[continuação da semana anterior]. Exercício de observação feito num video sobre pegas de forcados na praça do Campo Pequeno, em Lisboa: Relações interespécies e relações sociais humanas. Relação entre humanos e touros na pega: olhar o animal, avaliar potencialidades do outro, luta corpo a corpo, relação entre técnica e força e a imprevisibilidade do jogo. Ler o outro: alteridade.

Texto Albernaz 2013.

Alteridades

19 Março 2021, 19:30 Rita Sousa


Tauromaquia e tauromaquias. Debate sobre a sua existência: prós, contras, talvezes. Em busca de sentidos e de valores. Humano, não humano, biosfera. Leitura: Albernaz 2013 (no repositório)