Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1201
Acrónimo :
L1201
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular introdutória propõe-se veicular um conjunto de conhecimentos básicos acerca de problemáticas perenes na Antropologia. Através das problemáticas abordadas, visa-se desenvolver o pensamento crítico e a compreensão aprofundada de problemáticas e dilemas culturais dos nossos dias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Suscitar consciência da vasta diversidade das sociedades. OA2. Desenvolver capacidades para, a partir da utilização crítica de noções como relativismo cultural e etnocentrismo, abordar problemas das sociedades modernas. OA3. Desenvolver aptidões para, a partir da diversidade cultural, refletir sobre a realidade social dos estudantes. OA4. Desenvolver aptidões de comunicação e raciocínio crítico. OA5. Aprender a problematizar a vivência quotidiana reflexivamente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Antropologia, vida quotidiana e as artes. P2. Universalidade, relativismo, etnocentrismo P3. Etnografia e comparação P4. Parentesco e dinâmicas sociais P5. Mitologia e pensamento simbólico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


P1 = todos P2 = OA2, OA5 P3 = OA1, OA2, OA3, OA5 P4 = OA1, OA3, OA4, OA5 P5 = OA1, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


PERIÓDICA: Módulo 1 (Paulo Raposo): Participação nos debates e dinamização de seminário (10% da nota final); Ensaio escrito sobre tema proposto, até 1000 palavras (40% da nota final), a entregar até final das férias da Páscoa. Módulo 2 (Francisco Vaz da Silva): Ensaio escrito até 1.200 palavras (50% da nota final), a entregar até ao dia no exame de 1ª época. Ou: EXAME final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas. Discussão em aula, dinamização de seminários. Tutorias com docentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico práticas são adequadas aos objectivos 1, 2 e 3 do processo de aprendizagem. As discussões em sala de aula são adequadas a todos os pontos do processo de aprendizagem.

Observações / Observations


Esta UC compõe-se de dois módulos, respetivamente lecionados por Paulo Raposo (módulo 1) e Francisco Vaz da Silva (módulo 2)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bronislaw Malinowski, A Vida Sexual dos Selvagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. Caps. 1, 6, 7., 1983, A.140 MAL*Sex trd por, Francisco Vaz da Silva, Teaching Symbolism in Little Red Riding Hood. In New Approaches to Teaching Folk and Fairy Tales, ed C Jones and C Schwabe, 172-88. Utah State UP, 2017, xx, Firmin, Antonin, “Hierarchisation factice des races humaines” In ___ De l’égalité des races humaines (Anthropologie positive), Paris, Librairie Cotillon/F. Pichon. Tradução de trechos do cap. 6, pp. 203-230 por Pedro Mynssen, revisão técnica de Celso Castro em Além do Cânone. Para ampliar e diversificar as ciências sociais, FGV Editora, Rio de Janeiro, 2022, 1885, xx, James Frazer, The Fall of Man. In Sacred Narrative: Readings in the Theory of Myth, ed. A Dundes, 72-97. U of California P,, 1984, xx, https://iscteiul365-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/fgvs_iscte-iul_pt/EXevpAuqEyRCo0y7jtUAaPwBz9lFRg1naccG8v-ezZ-5oQ?e=Y2RxPu Lévi-Strauss, Claude, “Raça e Cultura” in Raça e História, tradução de Inácia Canelas. São Paulo: Abril Cultural, pp.1-24., 1976, xx, Vilaça, Cátia, "Colonialismo e espaço público: a persistência de um império" In Gerador (periódico online) Quarta-feira, 15 Março, 2023, xx, https://gerador.eu/colonialismo-publico-a-persistencia-de-um-imperio/ Ingold, Tim, “Sobre levar os outros a sério?” In Antropologia, para que serve? Coleção Antropologia, Ed. Vozes, Petrópolis, pp. 7-19, 2019, xx, Ingold, Tim, “Antropologia para o futuro” In Antropologia, para que serve? Coleção Antropologia, Ed. Vozes, Petrópolis, pp. 60-72, 2019, xx, Claude Levi-Strauss, As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982. Caps. 1, 3, 9, 1982, xx, Leo Steinberg, The Sexuality of Christ in Renaissance Art and in Modern Oblivion». October 25, 1983, xx, https://www.jstor.org/stable/778637

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Goldman, Márcio, “Pósfácio – Recontando Outras histórias” In Marcio Goldman (org.) Outras Histórias. Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África, Viveiros de Castro edições, Rio Janeiro., 2021, xx, Schweig, Graziele Ramos, “Etnografia, colaboração e experimentação: apropriações e interferências entre ensino e pesquisa” In Antropolítica. Revista Contemporânea de Antropologia, v. 54, n. 3, Niterói, p. 323-345, 2022, xx, https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/54929/33141 Eriksen, Thomas Hylland e e Fiim Sivert Nielsen, “Quatro pais fundadores” In ______História da Antropologia. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, Pp. 49-68, 2007, xx, George Stocking Jr, “The Ethnographer’s Magic: Fieldwork in Britsh Anthropology since Taylor to Malinowski” In The Observers Observed. Essays on Ethnographic Fieldwork, Wisconsin University Press, Madison, pp.70-120, 1983, xx, Bronislaw Malinowski, “Introdução” In Argonautas do Pacífico Ocidental, Trad. Anton P. Carr, Cultural e Industrial, USP – S.Paulo, pp. 21-38, 1976, xx, Cusicanqui, Silvia Rivera, “Secuencias iconográficas em Melchor María Mercado. Historias Alternativas. Um ensayo sobre sociólogos de la imagen (1977)” In Sociología de las Imagenes. Miradas Ch’ixide desde la historia andina, NocionesComunes / TintaLimón, Buenos Aires, pp.35, 2015, xx, Robert Rowland, Antropologia, História e Diferença, Ed. Afrontamento, Lisboa, p. 7-28, 1987, xx, Ailton Krenak, “Antes, o mundo não existia”. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 201-204, 1992, xx, Franz Boas, “Raça e Progresso” Conferência à American Association for the Advancement of Science. Tradução de Celso Castro em Franz Boas: antropologia cultural, Zahar Ed., Rio de Janeiro,2004, pp.67-86, 1931, xx, Sidney Mintz, “Culture: An Anthropological View” publicado originalmente em The Yale Review, XVII (4), p. 499-512. [Tradução de James Emanuel de Albuquerque, Revisão de Leda Maia, Maria Regina Celestino de Almeida e Cecília Azevedo. Publicada na Revista Tempo, 28, UFF-Niterói.], 1982, xx, https://www.scielo.br/j/tem/a/JwQBsjJNPtSGCvBHQc8wQXC/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16