Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1285
Acrónimo :
L1285
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os media e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são hoje parte integrante da vida da maioria das pessoas, desempenhando um papel crucial na organização dos tempos e ritmos quotidianos e nas formas de conectar-se e desconectar-se com outros, dentro do espaço doméstico e para além dele. Neste sentido, os media e as TIC têm contribuído para expandir e reorganizar as formas e os padrões de interação social, em grande medida graças à expansão em larga escala do consumo e utilização de computadores e internet, bem como das tecnologias de comunicação móvel. Estes fenómenos têm vindo recentemente a captar a atenção dos antropólogos, dando corpo a uma área de estudos designada por Antropologia dos Media. O principal objetivo desta UC é introduzir os estudantes a esta área de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Descrever em que consiste a Antropologia dos Media e identificar os seus principais desenvolvimentos no contexto da produção antropológica contemporânea. OA2 - Identificar os principais modelos teóricos sobre comunicação e compreender as diferenças entre perspetivas deterministas e não deterministas sobre a tecnologia. OA3 - Explorar as relações entre media, identidade e cultura e observar como os media influenciam a construção e expressão de identidades culturais. OA4 -. Identificar conceitos centrais usados na antropologia dos media: políticas de representação, políticas da identidade, mediação, domesticação da tecnologia, "indigenous media", “polymedia”. OA5 - Entender o impacto da globalização nos media observando a circulação global de conteúdos mediáticos e suas implicações culturais OA6 - Desenvolver capacidades de descrição etnográfica e de interpretação antropológica aplicadas ao universo dos media e das TIC.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conteúdos das aulas teóricas: Introdução à Antropologia dos Media. Antropologia e Comunicação Tecnologia e Sociedade Apropriação e domesticação da tecnologia Media e construção do estado-nação. Movimentos sociais e media Cibercultura e tecnologias do self Intersecções entre Media e Ritual Metodologias de Pesquisa etnográfica em Antropologia dos Media 2. Temas e questões a explorar nas aulas teórico-práticas: Como são consumidos e “domesticados” os media e as TIC no quotidiano? Como se tornam significativos, desprezíveis, ou indispensáveis no contexto doméstico e para além dele? Como se ligam a projetos de construção da identidade pessoal? Como ajudam as pessoas a sentir-se/imaginar-se parte de grupos ou de comunidades? Como se constituem enquanto recursos estratégicos no quadro de processos de afirmação identitária? Que papel desempenham no contexto do processo migratório? Como representam e eventualmente mudam as nossas imagens e perceções do Outro?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 serão abordados ao longo das aulas teóricas e aprofundados através da leitura da bibliografia recomendada para cada sessão. As questões que conduzem as aulas teórico-práticas, bem como os exercícios que nelas terão lugar, permitem explorar etnograficamente alguns dos tópicos das aulas teóricas e concretizar o objetivo de aprendizagem 6 (Desenvolver capacidades de descrição etnográfica e de interpretação antropológica aplicadas ao universo dos media e das TIC).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Participação e intervenção nas aulas teórico-práticas (1 intervenção + relatório) - 15% Participação nas aulas práticas (1 intervenção+ relatório de progresso) - 25% Ensaio final - 60% Avaliação final por exame: O exame final destina-se aos estudantes que não obtiveram nota igual ou superior a 10 na avaliação ao longo do semestre, ou para estudantes que não se submeteram a avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de palestra sobre os conteúdos programáticos, pontualmente com convidadxs. Aulas teórico-práticas centradas na discussão de textos recomendados com entrega de um curto relatório, Aulas teórico-práticas de apresentação de resultados do exercício de pesquisa etnográfica com entrega de um relatório de progresso que é uma primeira versão do ensaio final. As tutorias (presenciais ou via zoom) destinam-se ao esclarecimento de dúvidas, preparação das apresentações em aula e ao acompanhamento individual da escrita do relatório final. O docente usará a plataforma Moodle para disponibilizar textos, lançar exercícios e comunicar com os estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: As aulas de palestra sobre os conteúdos do programa (pontualmente com convidados) cobrem os objetivos de aprendizagem 1, 2, 3, 4 e 5. As aulas teórico-práticas destinam-se a aprofundar os conteúdos das aulas teóricas a partir da leitura de bibliografia recomendada. com apresentação e discussão de textos. Nestas sessões um ou vários alunos previamente inscritos, farão um comentário aos textos recomendados e produzirão um pequeno relatório para avaliação. Nas aulas práticas os estudantes apresentam resultados sobre o exercício de pesquisa etnográfica e entregam uma primeira versão do seu ensaio final. Será fornecido aos estudantes um guião detalhado com os passos para a realização do exercício e instruções específicas para a escrita do relatório final.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Askew, K. e Wilk, R. (orgs.) 2002 The Anthropology of Media, Blackwell Publishers. Bräuchler, B. Postill, J. (Eds) 2010 Theorising Media and Practice, Berghan Books Ginsburg, F.; Abu-Lughod, L.; Larkin, B. (Eds) 2002 Media Worlds. Anthropology on New Terrain, University of California Press. Pink, S., Horst, H., Postill, J., Hjorth, L., Lewis, T., & Tacchi, J. (2016). Digital Ethnography: Principles and Practice, Sage. Spitulnik, D. 1993 "Anthropology and Mass Media" in: Annual Review of Anthropology (22), p. 293-315. Silverstone e Hirsh (Eds) 1992 Consuming Technologies. Technology and Information in Domestic Spaces, London e N.Y.: Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Allen, Susan L. (Ed.) 1994 Media Anthropology. Informing Global Citizens Westport, Connecticut, London: Bergin & Garvey. Benthall, J., 1996, “Mass Media” Encyclopedia of Cultural Anthropology, David Levinson & Melvin Ember. Berger, A. A. 1997 Narratives in Popular Culture, Media and Everyday Life, Thousand Oaks, London & New Delhi: Sage. Bourdieu, Pierre 1996/1997 Sobre a Televisão, Oeiras: Celta. Bull, Michael 2000 Sounding Out the City – Personal Stereos and the Management of Everyday Life, Oxford & New York: Berg. Coman, Mihai 2003 Pour une Anthropologie des Médias, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. Couldry, Nick 2003 Media Rituals. A Critical Approach, Routledge. Cunningham, S. e Sinclair, J. 2000 Floating Lives: The Media and Asian Diasporas. Negotiating Cultural Identity through Media, University of Queensland Press. Dayan, Daniel 1998 “Particularistic media and diasporic communications” in Tamar Liebes & James Curran (eds), Media, Ritual and Identity , London & New York: Routledge. Dayan, Daniel.e Katz, Elihu 1994 (1999) A História em Directo. Os acontecimentos mediáticos na televisão, Coimbra: Minerva. Downing, John 2002 Mídia Radical – Rebeldia nas Comunicações e Movimentos Sociais, São Paulo: Editora Senac. Douglas, Susan J. 1999/2004 Listening In. Radio and the American Imagination, University of Minnesota Press. Fardon, R. & Furniss, G. (eds.) 2000 African Broadcast Cultures. Radio in transition, James Currey Eds. Fiske, J.[1990] 1993 Introdução ao Estudo da Comunicação, Porto: Edições Asa. Foster, Robert. J. 2002 Materializing the Nation: Commodities, Consumption, and Media in Papua New Guinea, Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press. Fortuna, Carlos 1999 “Paisagens Sonoras. 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Moores, Shaun 2000 “Early Radio: The Domestication of a New Media Technology” in Media and Everyday Life in Modern Society, Edinburgh University Press. Ong, Walter 1982 Orality and Literacy: the technologizing of the world. London: Routledge. O’Sullivan. Tim et al 1996 Key Concepts in Communication and Cultural Studies London & New York: Routledge. Peterson, Mark Allen 2005/2003 Anthropology & Mass Communication. Media and Myth in the New Millenium, New York & Oxford: Berghanh Books. Postill, John 2006 Media and Nation Building. How the Iban Became Malasian, Berghahn Books. Postman, Neil 1984 Amusing Ourselves to Death – Public Discourse in the Age of Show Business, London: Methuen. Powdermarker, Hortense 1950 Hollywood, the Dream Factory, Boston: Grosset and Dunlap. ____________________ 1967 copper Town: Changing Africa; The Human Situation on the Rhodesian Copperbelt, New York: Harper and Row. Rothenbuhler, Eric W. & Coman, Mihai (eds.) 2005 Media Anthropology, Thousand Oaks, London & New Delhi: Sage Publications. Salzman, Ph. C. 1996 “Mass Media” in: Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology, Alan Barnard & Jonathan Spencer (Eds.), Routledge, London, 355-357. Schafer, M. (1977) 1979 Le Paysage Sonore. Toute l’histoire de notre environnement sonore à travers les âges, J-C. Lattès (tradução do inglês de Sylvette Gleize). Umble, D.Z. 1992 "The Amish and the telephone: resistance and reconstruction" in Silverstone e Hirsh (Eds) 1992 Consuming Technologies. Technology and Information in Domestic Spaces, London e N.Y.: Routledge, p. 183-194. Wendy, H. K. C., Fisher, A. W., Keenan, T. (Eds) 2016 New Media, Old Media. A History and Theory Reader, Routledge. Williams, Raymond 1976 Keywords. A vocabulary of culture and society, London: Fontana Press. Williams, R. [1975]1990 Television Technology and Cultural Form, London & New York: Routledge. Winkin, Y. 1998 A Nova Comunicação: Da teoria ao trabalho de campo, Campinas/SP: Papirus. Winston, Brian [1998] 2000 Media, Thecnology and Society. A History: From the Telegraph to the Internet, Routledge. Webgrafia: Projeto Why We Post https://www.ucl.ac.uk/why-we-post/ EASA media anthropology group http://www.media-anthropology.net/workingpapers.htm

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30