Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta cadeira tem uma dupla orientação programática. Por um lado, procura revisitar alguns dos mais significativos modelos analíticos, abordagens teóricas e conceitos sobre a temática do ritual e da performance, fazendo uso de alguns estudos de caso(através de várias modalidades da escrita antropológica, do documentário, ou de outras formas narrativas); por outro, serão realizadas experiencias de observação etnográfica e performativa no sentido de discutir os processo rituais e performativos através do conhecimento incorporado pelos estudantes nessas experiências.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar conceitos centrais antropológicos na análise sócio-cultural como os de ritual, jogo, performance, apresentação (presentation), teatralidade, comunicação OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos e na sua análise OA3. Demonstrar entendimento da diversidade cultural ao nível das práticas rituais e performativas através de leitura das principais referências bibliográficas da UC OA4. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualment ou em equipa OA5.Desenvolver a capacidade de realizar um reflexão/performance sobre a temática da UC
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Apresentação de percurso introdutório em torno dos principais modelos analíticos mais clássicos de abordagem e definição do ritual/performance - e dos conceitos chave (ritual, jogo, teatralidade, performatividade, performance) P2. Discussão de traços centrais definidores dos campos de estudo do ritual e da performance: o paradigma dramatúrgico; as abordagens dos folk studies e os aspectos comunicativos do ritual/performance ; os aspectos simbólicos e performativos do (drama) ritual ; emergência dos Perfomance Studies e articulação com a Antropologia Teatral; P3.breve panorâmica dos mais recentes estudos sobre performances culturais que exploram os seus aspectos políticos, de afirmação de etnicidade, identitários, de mercadorização da cultura e de resistência cultural P4. Proposta de realização de ensaio crítico bibliográfico/ou performance sobre temática teórica da UC
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - Este objetivo pretende introduzir aos principais conceitos, estratégias metodológicas e debates teóricos do campo de estudos pelo que se associa aos conteúdos programáticos P1 e P2 OA2 - Este objectivo explora e estimula as capacidades e as competências dos estudantes a criar pensamento crítico e portanto está adequado a todos os conteúdos programáticos OA3 - Este objectivo estimula a capacidade do trabalho autónomo, de pesquisa e de leituras dos estudantes e articula-se com os conteúdos programáticos P1,2 e 3 OA4 - Este objectivo estimula a capacidade de intervenção e as competências orais e escritas e portanto está articulado com todos os conteúdos programáticos. OA5 - Este objectivo estimula a capacidade de realização criativa e reflexiva do estudante e está intimamente articulado com o objetivo programático P4
Avaliação / Assessment
As aulas dividem-se em aulas teóricas, seminários, debates a partir do visionamento de filmes; comentários no blog da cadeira e exercícios práticos; realização e apresentação de performance (opcional). A avaliação ao longo do semestre é composta por: 1. Participação nos debates, seminários e exercícios na aula presencial e virtual (30%) 2. Ensaio final individual e performance com relatório individual (70%) Avaliação por exame: Estudantes que não participem na avaliação ao longo do semestre ou que não atinjam a classificação final de 10 valores podem submeter-se a exame final de acordo com as regras vigentes no ISCTE-IUL.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
• Aulas expositivas pelo docente e por convidados • Seminários de debate e práticos • Aulas práticas de visionamento de filmes e exercícios de terreno • Trabalho autónomo (leituras, fichas de trabalho e preparação de trabalhos) A UC disponibiliza um Blog para os alunos acessarem a textos, documentos visuais, debates e comentarem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem Objectivo de aprendizagem (0A) Expositivas OA 1,2,4 Participativas todas Activas OA3 Experimentais OA5
Observações / Observations
Não existe exame oral em nenhuma das épocas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
PEIRANO, Mariza, DITO E O FEITO, 2000, Jorge Zahar, R.Janeiro, SCHECHNER, Richard, PERFORMANCE THEORY, [1977]1988, Routledge: London/New York, SCHNEIDER, Arnd & WRIGTH, Christopher, Between Art and Anthropology, 2010, Berg, Oxford & NY, BAUMAN, R., FOLKLORE, CULTURAL PERFORMANCES & POPULAR ENTERTAINMENTS, 1992, Oxford Univ. Press: Oxford, TURNER, VICTOR, THE ANTHROPOLOGY OF PERFORMANCE, 1987, Paj Publications, NY, Miguel Vale de Almeida (org), CORPO PRESENTE, 1996, Celta: Oeiras, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Drama, Ritual e Performance. A Antropologia de Victor Turner, 2020, Mauad X, Rio de Janeiro, CONNERTON, Paul, COMO AS SOCIEDADES RECORDAM, (1989)1993, Celta ed., Oeiras, Victor Turner, Do ritual ao Teatro, 2015 (1982), Ed. UFRJ, Rio de Janeiro,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ALMEIDA, Miguel Vale, SENHORES DE SI, 1995, Fim de Século: Lisboa, ARTAUD, Antonin, O TEATRO E O SEU DUPLO, [1938]1989, Fenda: Lisboa, BARBA, Eugénio & SAVARESE, Nicola (ed), ANATOMIE DE L'ACTEUR, 1985, Buffoneries, Paris, Ana Pais (org), Performance e Espaço Público, 2018, Lisboa, Orféu Negro, BAUMAN, R, VERBAL ARTS AS PERFORMANCES, 1977, Prospoect Heights: Waveland, BHARUCHA, Rustom, Theatre and the World. Performance and Politics of Culture, [1990]1993, Routledge, London, Paulo Raposo et all, A Terra do Não-Lugar. Diálogos entre antropologia e performance, 2013, Ed. EdUFSC, Florianópolis, BLOCH, Maurice, "Symbols, song, dance and features of articulation:is religion an extreme form of traditional authority?"in Archives Europèènes de Sociologie (15): 55-81, 1974, Archives Europèènes de Sociologie (15): 55-81, BOURDIEU, P., O PODER SIMBÓLICO, 1989, Difel: Lisboa, BRUNER, E. & TURNER, V. (ed), THE ANTHROPOLOGY OF EXPERIENCE, 1986, Univ. of Illinois Press, COHEN, Abner, MASQUERADE POLITICS, 1993, Berg: Oxford, COPPET, Daniel de, UNDERSTANDING RITUALS, 1992, Routledge: New York:, DOUGLAS, Mary, PUREZA E PERIGO, (1966)1991, Ed. 70: Lisboa, FERREIRA, Francirosy & MULLER, Regina Pollo, Performance: arte e antropologia,, 2010, Huicitec, S.Paulo, FINNEGAN, Ruth, ORAL TRADITIONS & THE VERBAL ARTS, 1992, Routledge: London & N.York, GEERTZ, Clifford, A INTERPRETAÇÃO DAS CULTURAS Ed.Guanabara: Rio de Janeiro, (1973)1989, Ed.Guanabara: Rio de Janeiro, GOFFMAN, Erving, A APRESENTAÇÃO DO EU NA VIDA DE TODOS OS DIAS, (1959)1993, Relógio D'Água: Lisboa, GUTIERREZ, R.A. & FABRE, G., FEASTS & CELEBRATIONS IN NORTH AMERICAN ETHNIC COMMUNITIES, 1995, Univ. N.Mexico Press: Albuquerque, GUSS, David, THE FESTIVE STATE, 2000, Univ. California Press, Berkley, HUGHES-FREELAND, Felicia, RITUAL, PERFORMANCE, MEDIA, 1996, Routledge: London & NY, Zeca Ligiero (org), A Performanc e e Antropologia de Richard Schechner, 2012, Mauad, Rio Janeiro, HUGHES-FREELAND, Felicia & CRAIN, Mary M., RECASTING RITUAL, 1996, Routledge: London & N.York, MANNING, Frank, THE CELEBRATION OF SOCIETY, 1983, Bowling Green University Popular Press:Ohio, MAUSS, Marcel, "Les techniques du corps" in SOCIOLOGIE ET ANTHROPOLOGIE P.U.F.: Paris, [1936]1950, SOCIOLOGIE ET ANTHROPOLOGIE P.U.F.: Paris, MOORE, Saly & MYERHOFF, Barbara 1977 SECULAR RITUAL, Van Gorcum: Amesterdam PARKIN, David, CAPLAN, Lionel & FISHER, Humphrey 1995 THE POLITICS OF CULTURAL PERFORMANCE, Berghahn Books: Providence RAPOSO, Paulo, "Performances Teatrais. A Alquimia dos corpos in acto" in Almeida, M.V de (org), CORPO PRESENTE, 1996, Celta: Oeiras, 2010 POR DETRÁS DA MÁSCARA:ENSAIO DE ANTROPOLOGIA DA PERFORMANCE SOBRE OS CARETOS DE PODENCE, ICM, Lisboa SCHECHNER, Richard (1977)1988 PERFORMANCE THEORY, Routledge: London/New York 1985 BETWEEN THEATER AND ANTHROPOLOGY, Univ.Pennsylvania Press: Pennsylvania 1993 THE FUTURE OF RITUAL, Routledge: London/New York SCHECHNER, Richard & APPEL, Willa, BY MEANS OF PERFORMANCE, 1990, Cambridge Univ. Press: Cambridge, TURNER, Victor, THE FOREST OF SYMBOLS, 1967, Cornell Univ. Press: Ithaca, Victor Turner, O PROCESSO RITUAL, [1969]1974, Ed.Vozes: Petropolis, Victor Turner, FROM RITUAL TO THEATHER: THE HUMAN SERIOUSNESS OF PLAY, 1982, PAJ ED. NY, Henry Bial (org), The Performance Studies Reader, 2004, Routledge: NY & London, VALVERDE, Paulo, MÁSCARA, MATO E MORTE EM SÃO TOMÉ, 2000, Celta: Oeiras, VAN GENNEP, Arnold, OS RITOS DE PASSAGEM, [1908]1978, , Vozes: Petropolis,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16