Sumários
do ritual à arte da performance
27 Outubro 2021, 13:00 • Rita Sousa
Do riutual à Performance art
Aula teórica final - balanço da UC até ao momento, debate com os estudantes sobre organização dos seminários.
Performance, ritual e sensorialidade
25 Outubro 2021, 13:00 • Rita Sousa
Os elementos sensoriais do ritual e da performance.
Leituras propostas:
CITRO, Silvia (2012) "La eficacia ritual de las performances en y desde los cuerpos" in ILHA v. 13, n. 1, p. 61-93, jan./jun. (2011) 2012
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p61/23933
Revisão dos conceitos de transporte e transformação
20 Outubro 2021, 13:00 • Rita Sousa
A partir do texto das reflexões de Richard Schechner. Conceito de transporte e transformação nos rituais e nas performances.
SCHECHNER, Richard (1977)1988 PERFORMANCE THEORY, Routledge: London/New York (cap. selective inattention) - ver a tradução portuguesa do texto aqui
(a sessão foi interrompida a meio por motivos imprevistos e os alunos foram aconselhados a visionar os filmes que estavam a ser exibidos naquele momento:
Oradora convidada: religião, ritual e género através de uma performance cultural: O Ritual da roda de Capoeira Angola
18 Outubro 2021, 13:00 • Rita Sousa
Oradora convidada: Renata Kabilaewatala (Lima de Silva)
Renata Kabilaewatala, é docente na Universidade Federal de Goiás, onde atua no curso de graduação em Dança, no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena e no Programa de Pós-graduação em Performances Culturais. É doutora e mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Diretora artística do Núcleo Coletivo 22 (@nucleocoletivo22) e capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.
O Ritual da roda de Capoeira Angola
Textos sugeridos:
SILVA, R. de L.; FALCÃO, J. L. C. UM JOGO ENTRE CAPOEIRA ANGOLA E ANTROPOLOGIA TEATRAL. MORINGA - Artes do Espet á culo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2020v11n2.56538. em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/56538
SILVA, R. de L.; FALCÃO, J. L. C.; MIRANDA, E. M. A presença do riso na Capoeira Angola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-23, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200041. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16857.
Performances políticas e ritos de poder. Carnavalização e o tempo da festa, da inversão e da subversão
13 Outubro 2021, 13:00 • Rita Sousa
Discussão sobre performances políticas e sobre o conceito Bakhtiniano de carnavalização
Leituras propostas:
CONNERTON, Paul (1989)1993 Como as Sociedades Recordam (cap.3)
GEERTZ, Clifford. 1991 "Afirmação Política: Espetáculo e Cerimônia". In: Negara: O Estado Teatro no Século XIX. Lisboa: Difel. Pp. 127-152.
CHAVES, Cristina Alencar. 2002 "A marcha nacional dos sem-terra. Estudo de um ritual político" in: PEIRANO, Mariza (org.) O Dito e o feito. Pp. 133-147
MOORE, Sally & MYERHORFF, Barbara (1977) Secular Rituals (Introdução)
KERTZER, David (1988) Ritual, Politics and Power (cap.1)
SCHECHNER, Richard. 2012 "A rua é o palco". In: LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X. pp. 155-198