Sumários

do ritual à arte da performance

27 Outubro 2021, 13:00 Rita Sousa


Do riutual à Performance art

Aula teórica final - balanço da UC até ao momento, debate com os estudantes sobre organização dos seminários.

Performance, ritual e sensorialidade

25 Outubro 2021, 13:00 Rita Sousa


Os elementos sensoriais do ritual e da performance.

Leituras propostas:

CITRO, Silvia (2012) "La eficacia ritual de las performances en y desde los cuerpos" in ILHA v. 13, n. 1, p. 61-93, jan./jun. (2011) 2012

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p61/23933

Revisão dos conceitos de transporte e transformação

20 Outubro 2021, 13:00 Rita Sousa


A partir do texto das reflexões de Richard Schechner. Conceito de transporte e transformação nos rituais e nas performances.

SCHECHNER, Richard (1977)1988 PERFORMANCE THEORY, Routledge: London/New York (cap. selective inattention) - ver a tradução portuguesa do texto aqui

(a sessão foi interrompida a meio por motivos imprevistos e os alunos foram aconselhados a visionar os filmes que estavam a ser exibidos naquele momento:

Divine Horseman (Cavaleiros divinos: os deuses vivos do Haiti) Doc. P&B. 50' min. (1947-1951) Direção: Maya Deren
Filme 2 - Jean Rouch Maitres Fous (1955, 36')
Filme 3 - Trance and Dance in Bali - G. Bateson e M. Mead
(filmado em 1936-39, editado em 1952)

Oradora convidada: religião, ritual e género através de uma performance cultural: O Ritual da roda de Capoeira Angola

18 Outubro 2021, 13:00 Rita Sousa


Oradora convidada: Renata Kabilaewatala (Lima de Silva)

Renata Kabilaewatala, é docente na Universidade Federal de Goiás, onde atua no curso de graduação em Dança, no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena e no Programa de Pós-graduação em Performances Culturais. É doutora e mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Diretora artística do Núcleo Coletivo 22 (@nucleocoletivo22) e capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

O Ritual da roda de Capoeira Angola

Textos sugeridos:

SILVA, R. de L.; FALCÃO, J. L. C. UM JOGO ENTRE CAPOEIRA ANGOLA E ANTROPOLOGIA TEATRAL. MORINGA - Artes do Espet á culo, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2020v11n2.56538. em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/56538

SILVA, R. de L.; FALCÃO, J. L. C.; MIRANDA, E. M. A presença do riso na Capoeira Angola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-23, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200041. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16857.

Performances políticas e ritos de poder. Carnavalização e o tempo da festa, da inversão e da subversão

13 Outubro 2021, 13:00 Rita Sousa


Discussão sobre performances políticas e sobre o conceito Bakhtiniano de carnavalização

Leituras propostas:

CONNERTON, Paul (1989)1993 Como as Sociedades Recordam (cap.3)

GEERTZ, Clifford. 1991 "Afirmação Política: Espetáculo e Cerimônia". In: Negara: O Estado Teatro no Século XIX. Lisboa: Difel. Pp. 127-152.

CHAVES, Cristina Alencar. 2002 "A marcha nacional dos sem-terra. Estudo de um ritual político" in: PEIRANO, Mariza (org.) O Dito e o feito. Pp. 133-147

MOORE, Sally & MYERHORFF, Barbara (1977) Secular Rituals (Introdução)

KERTZER, David (1988) Ritual, Politics and Power (cap.1)

SCHECHNER, Richard. 2012 "A rua é o palco". In: LIGIERO, Zeca (Org.). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X. pp. 155-198