Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução ao estudo da sociologia do desenvolvimento nos planos teórico, metodológico e empírico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias e controvérsias sociológicas sobre o desenvolvimento. (b) aquisição de competências básicas de operacionalização analítica daquelas teorias. (c) aquisição de capacidades técnicas básicas de utilização de indicadores sobre os processos de desenvolvimento no mundo contemporâneo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I As ideias de desenvolvimento, mudança e modernidade 01 Das noções de evolução e progresso à ideia de desenvolvimento 02 A contemporaneidade como modernidade na sociologia clássica II Teorias sociológicas do desenvolvimento 03 Teorias da modernização 04 Teorias da dependência 05 A nova sociologia do desenvolvimento III Controvérsias, indicadores e políticas 06 Globalização e desenvolvimento 07 Desigualdades globais e desenvolvimento 08 Instituições, capacitação e desenvolvimento 09 Indicadores de desenvolvimento 10 Políticas de desenvolvimento 11 O desenvolvimento como agenda internacional global
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A parte I do programa trata os pressupostos e origens intelectuais da ideia de desenvolvimento. A parte II centra-se nos principais conceitos e teorias no domínio da sociologia do desenvolvimento. A parte III trata a operacionalização analítica daqueles conceitos e teorias, com especial atenção ao estudo e avaliação dos indicadores e políticas do desenvolvimento.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: O estudo individual de uma bibliografia especificada por tópico é orientado e apoiado pela frequência das aulas teóricas. A aquisição de competências analíticas e operacionais, nomeadamente a utilização de indicadores estatísticos numa perspetiva global e comparativa, é desenvolvida e testada em aulas práticas e apoiada por documentos e sítios Web com dados empíricos sobre indicadores e medidas de desenvolvimento. Dois ensaios curtos, o primeiro sobre as partes I e II do programa e o segundo sobre a parte III. Temas a escolher por cada aluno de entre tópicos definidos pelos docentes. Limite de cada ensaio: 8000 caracteres (com espaços, exceto capa, índice, bibliografia e anexos). Datas de entrega: 14 de abril (1.º ensaio) e 28 de maio (2.º ensaio). Em alternativa, ou em caso de insucesso nos ensaios, um exame final de duas horas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular "Sociologia do Desenvolvimento" está estruturada de acordo com o modelo pedagógico da instituição, que enfatiza a aprendizagem interativa, ativa e contextualizada. Este alinhamento permite que os estudantes adquiram não apenas conhecimentos teóricos, mas também competências práticas e analíticas, essenciais para a aplicação da sociologia do desenvolvimento em contextos reais. As aulas teóricas desempenham um papel crucial ao fornecerem a base necessária sobre os principais conceitos e modelos da sociologia do desenvolvimento. Estas aulas focam-se em apresentar as teorias e controvérsias que constroem este campo da sociologia. As aulas teórico-práticas combinam exposição teórica com a aplicação prática através de indicadores que permitem uma melhor compreensão e análise dos conceitos discutidos. Os seminários oferecem oportunidades para discussões sobre temas específicos da sociologia do desenvolvimento, com a participação de especialistas convidados. As sessões de orientação tutorial proporcionam apoio individualizado aos estudantes, ajudando-os a esclarecer dúvidas e a aprofundar a compreensão de tópicos específicos. Este suporte é essencial para a construção de uma aprendizagem mais personalizada e eficaz, reforçando a importância da relação interativa entre docentes e estudantes, promovendo a autonomia e a autoaprendizagem, elementos centrais do modelo pedagógico do ISCTE. Em suma, as metodologias de ensino da unidade curricular "Sociologia do Desenvolvimento" estão articuladas com o modelo pedagógico do ISCTE, ao promoverem uma abordagem de ensino que combina teoria e prática, interação e autonomia, com o objetivo de formar estudantes capazes de aplicar os seus conhecimentos de forma crítica e inovadora.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O estudo individual de uma bibliografia especificada por tópico é orientado e apoiado pela frequência das aulas teóricas. A aquisição de competências analíticas e operacionais, nomeadamente a utilização de indicadores estatísticos numa perspetiva global e comparativa, é desenvolvido e testado em aulas práticas e apoiada por documentos e sítios Web com dados empíricos sobre indicadores e medidas de desenvolvimento.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
So, Alvin Y. (1990), Social Change and Development, Newbury Park (CA), Sage. Royce, Edward (2015), Classical Social Theory and Modern Society, Lanham (MD), Rowman & Littlefield. Hooks, Gregory (org.) (2016), The Sociology of Development Handbook, Oakland (CA), University of California Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Viterna, Jocelyn, e Cassandra Robertson (2015), ?New directions for the sociology of development?, Annual Review of Sociology, 41, pp. 243-269. UNDP (2010), Human Development Report 2010. The Real Wealth of Nations: Pathways to Human Development. 20th Anniversary Edition, Nova Iorque, United Nations Development Programme, caps. 1 e 5. UN DESA (2018), The Sustainable Development Goals Report 2018, Nova Iorque, United Nations. Thornton, Arland, Shawn F. Dorius e Jeffrey Swindle (2015), ?Developmental idealism: the cultural foundations of world development programs?, Sociology of Development, 1 (2), pp. 69-112. Stiglitz, Joseph E., Amartya Sen e Jean-Paul Fitoussi (2010), Mismeasuring Our Lives. Why GDP Doesn?t Add Up, Nova Iorque, The New Press, executive summary. Sen, Amartya (2003), ?Development as capability expansion?, em Sakiko Fukuda-Parr e A.K. Shiva Kumar (orgs.) (2003), Readings in Human Development. Concepts, Measures and Policies for a Development Paradigm , Oxford, Oxford University Press, pp. 3-16. Portes, Alejandro (2016), ?International migration and national development: from orthodox equilibrium to transnationalism?, Sociology of Development, 2 (2), pp. 73-92. Pires, Rui Pena (1986), Teorias do Subdesenvolvimento. Uma Introdução, Lisboa, ISCTE (provas de aptidão pedagógica e capacidade científica: trabalho de síntese), caps 1 e 2. Milanovic (2016), Global in Equality. A New Approach for the Age of Globalization, Cambridge (Mas.), Harvard University Press, cap. 3. Goldin, Ian, e Kenneth Reinert (2007), Globalization for Development. Trade, Finance, Aid, Migration, and Policy, edição revista, Washington (DC), World Bank e Palgrave Macmillan, caps. 1,2 e 8. Evans, Peter (2005), ?The challenges of the institutional turn: new interdisciplinary opportunities in development theory?, em by Victor Nee e Richard Swedberg (org.) The Economic Sociology of Capitalism, Princeton (NJ), Princeton University Press, pp. 90-116. Bock, Kennth (1978, 1980), ?Teorias do progresso, desenvolvimento e evolução?, em Tom Bottomore e Robert Nisbet (orgs.) (4978, 1980), História da Análise Sociológica, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 65-117. Abrams, Philip (1982), Historical Sociology, Shepton Mallet, Open Books, caps. 2-4. Viterna, Jocelyn, e Cassandra Robertson (2015), ?New directions for the sociology of development?, Annual Review of Sociology, 41, pp. 243-269. Thornton, Arland, Shawn F. Dorius e Jeffrey Swindle (2015), ?Developmental idealism?, Sociology of Development, 1 (2), pp. 277-320. Stiglitz, Joseph E., Amartya Sen e Jean-Paul Fitoussi (2010), Mismeasuring Our Lives: Why GDP Doesn?t Add Up, Nova Iorque, The New Press. Sen, Amartya (2003), ?Development as capability expansion?, em S.Fukuda-Parr e A.K. Shiva Kumar (orgs.) (2003), Readings in Human Development, Oxford, Oxford University Press, pp. 3-16. Milanovic, Branko (2016), Global Inequality, Cambridge (MA.), Harvard University Press. Evans, Peter (2005), ?The challenges of the institutional turn?, em V. Nee e R. Swedberg (orgs.), The Economic Sociology of Capitalism, Princeton, Princeton University Press, pp. 90-116. Bock, Kennth (1978, 1980), ?Teorias do progresso, desenvolvimento e evolução?, em Tom Bottomore e Robert Nisbet (orgs.) (1978, 1980), História da Análise Sociológica, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 65-117.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31