Programa

Licenciatura em Sociologia (PL)

Programa

1. A Sociologia da educação: objectos e perspectivas de análise 1.1 Educação e Socialização: distinções e afinidades conceptuais. Modalidades de educação. 1.2 A diversidade de objectos e de perspectivas de análise em Sociologia da Educação. 2. A escola da modernidade: sociedade e economia 2.1 Aparecimento da forma escolar de educação. Centralidade da escola na edificação dos estados modernos. 2.2 Construção dos sistemas educativos: princípios comuns, pluralidade de concretizações. 2.3 Mudança social e educação: Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem. 3. A escola em Portugal 3.1 O sistema de ensino português: da fundação à massificação escolar. 3.2 Padrões de escolarização na actualidade: comparação internacional. 3.3 Formação Profissional e Educação ao Longo da Vida: o Sistema Nacional de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências (RVCC). 4. Análise sociológica da Escola: os papéis sociais da escola 4.1 O debate em torno das finalidades: conservação/mudança e homogeneização/ diferenciação. 4.2 A perspectiva funcionalista clássica: Durkheim (1858-1917). 4.3 A perspectiva da ?reprodução?. 4.4 A perspectiva da ?experiência escolar?. 5. Análise sociológica da Escola: as teorias da reprodução e seus limites 5.1 As desigualdades escolares e a tese da (des)continuidade cultural: P. Bourdieu e J.C. Passeron (1964, 1970) e B. Bernstein (1973) 5.2 Emergência de novos processos de exclusão escolar: os excluídos do interior 5.3 Limites e insuficiências das teorias da reprodução - As teorias da resistência - As razões do improvável: das condições às práticas familiares - Continuidade cultural ou adaptabilidade cultural? 6. Análise sociológica da escola 6.1 A escola como organização: tensão entre eficácia e equidade. 6.2 As variáveis escolares do desempenho escolar: constituição das turmas, práticas pedagógicas e interacção selectiva na sala de aula. 6.3 A experiência escolar das crianças e jovens: trajecto, relações com a aprendizagem e interacção com adultos e pares. 7. A desigualdade das trajectórias escolares: dados e explicações 7.1 Selectividade social do desempenho escolar: desigualdades sociais de classe, escolaridade, região, género e origem nacional. 7.2 Explicações para as desigualdades de desempenho escolar: um modelo explicativo multidimensional. 8. A educação em contextos familiares 8.1 As estratégias educativas das famílias: objectivos, métodos e relação com outras instâncias educativas (escola, televisão e grupo de pares). 8.2 A relação das famílias com a escola: perspectiva histórica. 8.3. As relações entre a educação familiar e o desempenho escolar.