Bibliografia

Principal

  • Grácio, S. (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Educa, pp. 49-66.Torres, J- S. (1995), O curriculum oculto, P- Editora. Seabra, T. (2009),?Desigualdades escolares e desigualdades sociais?, Sociologia- Problemas e Práticas, 59, 75-106. Albuquerque, A.; T. Seabra, S.C.Martins(2022), Seletividade social na escola básica portuguesa, Análise Social, LVII (244). Almeida,A. N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL, 27-85. Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Celta, 9-41. Bernstein, B. (1980), Entrevista com Basil Bernstein, O Professor, nº 25, 19-23. Bourdieu, P. e P. Champagne (1992), «Les exclus de l´intérieur», Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75. Canário, R. (2005), O que é a Escola?: um olhar sociológico, Porto Editora, pp. 59-88. Gomes, C. A. (1987), "A interacção selectiva na escola de massas", Sociologia-Problemas e Práticas, 3, 35-49.:

Secundária

  • Zanten, Agnès van (dir.) (2000), L´École: L´État des Savoirs, Paris, Ed. La Découverte. Vincent, G., B. Lahire e D. Thin (1994), « Sur l´histoire et la théorie de la forme scolaire » em G. Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles, Lyon, PUL, pp.11-48. Vilarinho, Mª Emília (2000), Políticas de educação pré-escolar em Portugal (1977-1997), Lisboa, IIE. Vieira, M.M. (2003), ?Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, Lisboa, CIE/FC. Trilla, Jaume Bernet (1998, 3ªed.), La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social, Barcelona, Ed. Ariel. Terrail, Jean-Pierre (2002), De l´inegalité scolaire, Paris, La Dispute. Singly, F. (1997), ?La mobilisation familiale pour le capital scolaire? em F. Dubet (dir.), École, familles ? le malentendu, Paris, Textuel Ed., pp. 45-58. Silva, Pedro (2003), Escola-Família, uma Relação Armadilhada ? interculturalidade e relações de poder, Porto, Ed. Afrontamento. Silva, Cristina Gomes da (1999), Escolhas Escolares, Heranças Sociais, Oeiras, Celta. Sebastião, João (2009), Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, FCG/FCT. Seabra, Teresa e Sandra Mateus (2004), ?Etnicidade e ?Excelência Escolar? ? Caboverdianos e indianos na AML?, Actas do V Congresso Português de Sociologia: Sociedades Contemporâneas, Reflexividade e Acção, Braga, 12 a 15 de Maio de 2004; Seabra, Teresa (2008), Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal, Tese de Doutoramento, Lisboa, ISCTE. Seabra, Teresa (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL. Queiroz, Jean-Manuel de (1995), L´école et ses sociologies, Paris, Ed. Nathan. Pinto, J. Madureira (1990), ?Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. Stoer (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, Porto, Afrontamento, pp. 15-32. Pereira, Sara (1999), A Televisão na Família ? processos de mediação com crianças em idade pré-escolar, Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança. Nogueira, Maria Alice (2005), "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578. Morel, Stéphanie (2002), École, Territoires et identités, Paris, L´Harmattan. Montandon, Cléopâtre (1997), L´éducation du point de vue des enfants, Paris, L´Harmattan. Montandon, C. (1994), ?L´articulation entre les familles et l´école: sens commun et regard sociologique? em Guy Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisations et socialisations dans les sociétes industrielles, Lyon, PUL, pp. 149-171. Mateus, Sandra (2002), ?Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano?, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, 117-149. Martins, Susana da Cruz (2012),Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Lopes, João Teixeira (1996), Tristes escolas - práticas culturais estudantis no espaço escolar urbano, Porto, Afrontamento. Laurens, Jean-Paul (1992), 1 sur 500, la reussite scolaire en milieu populaire, Toulose, Press Universitaire du Mirail. Lahire, Bernard (2008), La raison scolaire : école et pratiques d´écriture, entre savoir et pouvoir, Rennes, Presses Universitaires de Rennes. Haecht, A. Van (2001), L´école des inégalités, Bruxelas, Ed. Talus d´approche. Grácio, Sérgio e S. Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas, Lisboa, Liv.Horizonte. Grácio, Sérgio, S. Miranda e Stephen Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação I - Funções Da Escola E Reprodução Social, Lisboa, Liv.Horizonte. Forquin, Jean-Claude (1997), Les sociologues de l´´education américains et britanniques : Présentation et choix de textes, Bruxelas, INRP/DeBoeck Université. Enguita, Mariano F. e F. Sánchez (eds.) (1999), Sociologia de la Educacion, Barcelona, Editorial Ariel. Enguita , Mariano F. (2001), Educar en tiempos inciertos, Madrid, Morata, pp. 13-43. Education et Societé, nº14, 2004/05 (Les classes moyennes, l´école et la ville: la reproduction renouvelée). Education et Societé, nº 5, 2000/01 (Les inégalités d´éducation: un classique revisité). Duru-Bellat, Marie e A. Henriot-Van Zanten (1992), Sociologie de L´école, Paris, Armand Colin. Duru-Bellat, Marie (2002), Les inegalités sociales á l´école ? genèse et mites, Paris, PUF. Durning, Paul (1995), Éducation familiale - acteurs, processus et enjeux, Paris, Puf. Dubet, F. e Martuccelli, D. (1996), A l´école - sociologie de l´experience scolaire, Paris, Ed. Du Seuil. Dubet, F. e D. Martuccelli (1996), « Théories de la socialisation et définitions sociologiques de l´école », Revue Française de Sociologie, Vol. XXXVII, pp. 511-535. Domingos, Ana M.; Helena Barradas; Helena Rainha; Isabel P. Neves (1986), A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, FCG. Derouet, Jean-Louis (dir.) (2003), Le collège unique en question, Paris, Puf. Cousin, Olivier (1999), L´efficacité des collèges ? Sociologie de l´effet établissement, Paris, Puf. Charlot, B., É. Bautier e J.Y. Rochex, (1993), École et savoirs en banlieue et ailleurs, Paris, A. Colin. Casa Nova, Maria José (2001), Etnicidade, Género e Escolaridade ? estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto, Lisboa, IIE. Canário, Rui (2000), Educação de Adultos: um campo e uma problemática, Lisboa, Educa. Cacouault, M. e F. OEuvrard (2003, 1995), Sociologie de l´éducation, Paris, La Découverte. Cabral, M. V. (2002), ?Espaços e temporalidades sociais da educação em Portugal? em AA.VV., Espaços de educação, Tempos de formação, Lisboa, FCG, pp.47-67. Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves (1987), Do outro lado da escola, Lisboa, IED. Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião (1994), Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, Lisboa, Fim de Século. Antunes, Fátima (1998), Políticas educativas para Portugal, anos 80-90 - O debate acerca do ensino profissional na escola pública, Lisboa, IIE. Alves, N. e R. Canário (2004), ?Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010. Abrantes, P. (2022), ?Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?? CIDADES, Comunidades e Territórios. 45 Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola ? identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, Oeiras, Celta.: