Grácio, S, Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais,, 1997, Educa, pp. 49-66.,
Seabra, Teresa, “Estratégias familiares de educação das crianças”, 1997, Sociologia - problemas e práticas, nº 23, pp. 49-70,
Almeida, Ana N. e outros, “Crianças e a internet: a ordem geracional revisitada”, 2013, Análise Social, nº 207, pp. 340-365.,
Gomes, Carlos A., "A interacção selectiva na escola de massas", 1987, Sociologia-Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49.,
Seabra, Teresa e Maria Manuel Vieira, Leonor Castro e Inês Baptista, "Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? – estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa”, em Organização da Rede escolar, 2016, Lisboa, FFMS.,
Torres, Jurgo S., O curriculum oculto, (1995,1993), Porto, Porto Editora, (cap. IV: teorias da reprodução e cap. V: teorias da resistência).,
Bourdieu, P. E Jean-Claude Passeron, "A dependência pela independência", A Reprodução -elementos para uma teoria do sistema de ensino, 1970, Lisboa, Vega, pp. 231- 283.,
Bernstein, Basil, “Entrevista com Basil Bernstein” (dada a Elisabete Oliveira), 1980, O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23.,
Ávila, Patrícia, A Literacia dos Adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento, 2008, Lisboa, Celta Editora, pp. 9-41.,
Seabra, Teresa, ”Desigualdades escolares e desigualdades sociais”, 2009, Sociologia- Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75-106, :
Secundária
Albuquerque, A.; T. Seabra, S.C.Martins, Seletividade social na escola básica portuguesa,, 2022, Análise Social, LVII (244).,
Abrantes, Pedro, Os Sentidos da Escola. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, 2003, Oeiras, Celta.,
Abrantes, P., Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?, 2022, CIDADES, Comunidades e Territórios. 45,
Alves, N. e R. Canário, Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?,, 2004, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010.,
Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião, Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, 1994, Lisboa, Fim de Século,
Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves, Do outro lado da escola, 1987, Lisboa, IED,
Casa Nova, Maria José, Etnicidade, Género e Escolaridade: estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto, 2001, Lisboa, IIE,
Domingos, Ana M.; Helena Barradas; Helena Rainha; Isabel P. Neves, A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, 1986, Lisboa, FCG,
Enguita , Mariano F., Educar en tiempos inciertos, 2001, Madrid, Morata,
Enguita, Mariano F. e F. Sánchez (eds.), Sociologia de la Educacion, 1999, Barcelona, Editorial Ariel,
Grácio, Sérgio, S. Miranda e Stephen Stoer (Org.), Sociologia da Educação I - Funções Da Escola E Reprodução Social., 1982, Lisboa, Liv.Horizonte,
Grácio, Sérgio e S. Stoer (Org.), Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas, 1982, Lisboa, Liv.Horizonte,
Lopes, João Teixeira, Tristes escolas - práticas culturais estudantis no espaço escolar urbano, 1996, Porto, Afrontamento.,
Martins, Susana da Cruz, Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, 2012, Lisboa, Mundos Sociais.,
Mateus, Sandra, Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano., 2002, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, 117-149,
Montandon, Cléopâtre (1997), L´éducation du point de vue des enfants, Paris, L´Harmattan.
Nogueira, Maria Alice, "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", 2005, Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578.,
Seabra, Teresa, Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, 2010, Lisboa, ICS-UL.,
Sebastião, João, Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, 2009, Lisboa, FCG/FCT.,
Silva, Cristina Gomes da, Escolhas Escolares, Heranças Sociais, 1999, Oeiras, Celta,
Trilla, Jaume Bernet, La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social, 1998, 3ªed, Barcelona, Ed. Ariel,
Vieira, M.M., Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, 2003, Lisboa, CIE/FC.,
Lahire, Bernard, Sucesso escolar e meios populares, 2008,1995, S. Paulo, Ática, pp. 334-358,
Durkheim, Emile, Educação e Sociologia, s/d, Lisboa, Edições 70, pp. 43-69.,
Diogo, Ana M. e F. Diogo (org.), Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos,, 2013, Lisboa, Mundos Sociais.,
Canário, Rui, O que é a Escola?: um olhar sociológico, 2005, Porto, Porto Editora, pp. 59-88.,
Costa, António F., J. T. Lopes e A. Caetano (org.), Percursos de estudantes no ensino superior : fatores e processos de sucesso e insucesso, 2014, Lisboa, Mundos Sociais.,
Conselho Nacional de Educação, Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, 2017, Lisboa, CNE.,
Barrère, A. E N. Sembel, Sociologia da Escola, 2006, S. Paulo, Ed. Loyola, pp. 15-37,
Almeida, Ana N. e M. M. Vieira, A Escola em Portugal, 2006, Lisboa, ICS-UL, pp. 27-85.,
Abrantes, P.; T. Seabra, T. Caeiro, S. Almeida & R. Costa, “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso, 2016, Configurações, 18, Ciganos e Educação, pp. 47-66.,
Albuquerque, Adriana, Sandra Mateus, Teresa Seabra e Cristina Roldão, “Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior”, 2016, Associação Portuguesa de Sociologia (org.), Atas do IX Congresso Português de Sociologia-Portugal, território de territórios, ISBN: 978-989-97981-3-7.,
Veloso, Luisa e P. Abrantes (org.), Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, 2013, Lisboa, Mundos Sociais.,
Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), A Excelência académica na escola pública portuguesa,, 2017, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão.,
Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), Entre Mais e Melhor Escola em Democracia: inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português, 2014, Lisboa, Mundos Sociais,
Seabra, Teresa, Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais, 1999, Lisboa, IIE,
Seabra, Teresa e outros, “Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais” em Renato Miguel do Carmo (org.), Desigualdades Sociais 2010: Estudos comparativos, 2010, Lisboa, Mundos Sociais, p. 165-172.,
Mateus, Sandra, Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal, 2021, Lisboa, Mundos Sociais.,
Mónica, Mª Filomena (org.), Escola e classes sociais, 1981, Lisboa, GIS/Ed. Presença, pp. 11-21.,
Seabra, Teresa, “Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da AML”, 2012, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, pp. 185-210.,
Perrenoud, Philippe, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, 1995, Porto, Porto Editora.,
Seabra, Teresa, “Alunos estrangeiros e descendentes de imigrantes no sistema de ensino português: elementos de diagnóstico e de reflexão”, Seminário do Conselho Nacional da Educação, Educação para todos: os invisíveis, os discriminados e os outros, 2018, Lisboa, CNE http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pd,
Seabra, T., H. Carvalho e P. Ávila, “The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school”, 2019, Portuguese Journal of Social Science, vol. 18 (1), 9-24., :