Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1412
Acrónimo :
L1412
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Espera-se que os estudantes revelem ser capazes de: a) relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais e globais; b) analisar a relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares; c) equacionar os principais desafios que se colocam atualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada; d) refletir criticamente, e de modo informado, sobre a educação nos seus múltiplos contextos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, sustentado pelo património científico da sociologia da educação. Pretende-se, ainda, que se adquira capacidades analíticas e reflexivas relativamente aos fenómenos sociais e educativos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.A Escola da modernidade: sociedade e economia: Educação, escola e socialização; Modalidades de educação; Aparecimento da forma escolar de educação; A Escola na edificação dos Estados. Igualdade de oportunidades e equidade; Desafios atuais da sociedade do conhecimento; As escolas do futuro; A Educação em Portugal: da fundação à massificação escolar. 2.A Sociologia da Educação: objetos e perspetivas de análise: O debate em torno dos papéis sociais da Escola; A perspetiva funcionalista clássica; As Teorias da Reprodução; As Teorias da Resistência e as insuficiências das Teorias da Reprodução. 3.Desigualdades escolares e desigualdades sociais: Diferença e desigualdade; Desigualdades escolares (classe social, escolaridade familiar, região, etnicidade e género); O poder da escola na (des)igualdade de oportunidades. 4. A educação em contextos não escolares: estudo da educação familiar; as estratégias educativas das famílias; o uso da internet em diferentes contextos sociais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos enunciados permitem atingir os objetivos na medida em que à sua seleção presidiu a preocupação de o aluno entrar em contacto com a maior amplitude de subtemáticas possível e com a investigação produzida em cada uma destas.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica da UC tem como suporte a prestação das seguintes provas: a) Exercícios escritos (3), a realizar individualmente – 40% b) Trabalho temático, apresentado oralmente em sala de aula (em grupo) - 30% c) Realização de duas entrevistas (um/a educador/a e a um/a educando/a) e análise crítica das mesmas (em grupo) – 30% Em nenhuma destas componentes, o/a estudante pode ter classificação negativa. Caso aconteça deverá ir a exame final. Os alunos que não realizem avaliação periódica ou que nesta não obtenham aprovação podem realizar exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos alunos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de atividades que incluem: a) a participação nas aulas (inclui uma apresentação oral); b) a consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c) a realização de exercícios escritos propostos pela docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são amplamente atingíveis dado ser o aluno conduzido a fazer leitura prévia de textos, em cada aula é incitado à participação no debate das temáticas e é obrigado a apresentar em aula um trabalho previamente acordado.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Grácio, S, Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais,, 1997, Educa, pp. 49-66., Seabra, Teresa, “Estratégias familiares de educação das crianças”, 1997, Sociologia - problemas e práticas, nº 23, pp. 49-70, Almeida, Ana N. e outros, “Crianças e a internet: a ordem geracional revisitada”, 2013, Análise Social, nº 207, pp. 340-365., Gomes, Carlos A., "A interacção selectiva na escola de massas", 1987, Sociologia-Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49., Seabra, Teresa e Maria Manuel Vieira, Leonor Castro e Inês Baptista, "Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? – estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa”, em Organização da Rede escolar, 2016, Lisboa, FFMS., Torres, Jurgo S., O curriculum oculto, (1995,1993), Porto, Porto Editora, (cap. IV: teorias da reprodução e cap. V: teorias da resistência)., Bourdieu, P. E Jean-Claude Passeron, "A dependência pela independência", A Reprodução -elementos para uma teoria do sistema de ensino, 1970, Lisboa, Vega, pp. 231- 283., Bernstein, Basil, “Entrevista com Basil Bernstein” (dada a Elisabete Oliveira), 1980, O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23., Ávila, Patrícia, A Literacia dos Adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento, 2008, Lisboa, Celta Editora, pp. 9-41., Seabra, Teresa, ”Desigualdades escolares e desigualdades sociais”, 2009, Sociologia- Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75-106,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Albuquerque, A.; T. Seabra, S.C.Martins, Seletividade social na escola básica portuguesa,, 2022, Análise Social, LVII (244)., Abrantes, Pedro, Os Sentidos da Escola. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, 2003, Oeiras, Celta., Abrantes, P., Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?, 2022, CIDADES, Comunidades e Territórios. 45, Alves, N. e R. Canário, Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?,, 2004, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010., Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião, Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, 1994, Lisboa, Fim de Século, Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves, Do outro lado da escola, 1987, Lisboa, IED, Casa Nova, Maria José, Etnicidade, Género e Escolaridade: estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto, 2001, Lisboa, IIE, Domingos, Ana M.; Helena Barradas; Helena Rainha; Isabel P. Neves, A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, 1986, Lisboa, FCG, Enguita , Mariano F., Educar en tiempos inciertos, 2001, Madrid, Morata, Enguita, Mariano F. e F. Sánchez (eds.), Sociologia de la Educacion, 1999, Barcelona, Editorial Ariel, Grácio, Sérgio, S. Miranda e Stephen Stoer (Org.), Sociologia da Educação I - Funções Da Escola E Reprodução Social., 1982, Lisboa, Liv.Horizonte, Grácio, Sérgio e S. Stoer (Org.), Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas, 1982, Lisboa, Liv.Horizonte, Lopes, João Teixeira, Tristes escolas - práticas culturais estudantis no espaço escolar urbano, 1996, Porto, Afrontamento., Martins, Susana da Cruz, Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, 2012, Lisboa, Mundos Sociais., Mateus, Sandra, Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano., 2002, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, 117-149, Montandon, Cléopâtre (1997), L´éducation du point de vue des enfants, Paris, L´Harmattan. Nogueira, Maria Alice, "A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas", 2005, Análise Social, vol. XL (176), pp. 563-578., Seabra, Teresa, Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, 2010, Lisboa, ICS-UL., Sebastião, João, Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, 2009, Lisboa, FCG/FCT., Silva, Cristina Gomes da, Escolhas Escolares, Heranças Sociais, 1999, Oeiras, Celta, Trilla, Jaume Bernet, La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social, 1998, 3ªed, Barcelona, Ed. Ariel, Vieira, M.M., Famílias e escola: processos da democratização escolar?, em M.M. Vieira e outros, Democratização escolar: intenções e apropriações, 2003, Lisboa, CIE/FC., Lahire, Bernard, Sucesso escolar e meios populares, 2008,1995, S. Paulo, Ática, pp. 334-358, Durkheim, Emile, Educação e Sociologia, s/d, Lisboa, Edições 70, pp. 43-69., Diogo, Ana M. e F. Diogo (org.), Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos,, 2013, Lisboa, Mundos Sociais., Canário, Rui, O que é a Escola?: um olhar sociológico, 2005, Porto, Porto Editora, pp. 59-88., Costa, António F., J. T. Lopes e A. Caetano (org.), Percursos de estudantes no ensino superior : fatores e processos de sucesso e insucesso, 2014, Lisboa, Mundos Sociais., Conselho Nacional de Educação, Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, 2017, Lisboa, CNE., Barrère, A. E N. Sembel, Sociologia da Escola, 2006, S. Paulo, Ed. Loyola, pp. 15-37, Almeida, Ana N. e M. M. Vieira, A Escola em Portugal, 2006, Lisboa, ICS-UL, pp. 27-85., Abrantes, P.; T. Seabra, T. Caeiro, S. Almeida & R. Costa, “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso, 2016, Configurações, 18, Ciganos e Educação, pp. 47-66., Albuquerque, Adriana, Sandra Mateus, Teresa Seabra e Cristina Roldão, “Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior”, 2016, Associação Portuguesa de Sociologia (org.), Atas do IX Congresso Português de Sociologia-Portugal, território de territórios, ISBN: 978-989-97981-3-7., Veloso, Luisa e P. Abrantes (org.), Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, 2013, Lisboa, Mundos Sociais., Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), A Excelência académica na escola pública portuguesa,, 2017, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão., Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), Entre Mais e Melhor Escola em Democracia: inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português, 2014, Lisboa, Mundos Sociais, Seabra, Teresa, Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais, 1999, Lisboa, IIE, Seabra, Teresa e outros, “Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais” em Renato Miguel do Carmo (org.), Desigualdades Sociais 2010: Estudos comparativos, 2010, Lisboa, Mundos Sociais, p. 165-172., Mateus, Sandra, Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal, 2021, Lisboa, Mundos Sociais., Mónica, Mª Filomena (org.), Escola e classes sociais, 1981, Lisboa, GIS/Ed. Presença, pp. 11-21., Seabra, Teresa, “Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da AML”, 2012, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, pp. 185-210., Perrenoud, Philippe, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, 1995, Porto, Porto Editora., Seabra, Teresa, “Alunos estrangeiros e descendentes de imigrantes no sistema de ensino português: elementos de diagnóstico e de reflexão”, Seminário do Conselho Nacional da Educação, Educação para todos: os invisíveis, os discriminados e os outros, 2018, Lisboa, CNE http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pd, Seabra, T., H. Carvalho e P. Ávila, “The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school”, 2019, Portuguese Journal of Social Science, vol. 18 (1), 9-24.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16