Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1526
Acrónimo :
L1526
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio do Inglês como lingua de trabalho: compreensão, fala e escrita.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente UC pretende dar aos alunos uma visão abrangente da gestão das operações e do seu impacto na competitividade das empresas, focando-se no planeamento e controlo das operações e sistemas de produção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos. OA2: Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. OA3: Planear as operações de forma a assegurar a eficiência dos processos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Gestão de Materiais CP2: Planeamento Agregado CP3: Planeamento de produção e da utilização de materiais CP4: Scheduling CP5: Just in Time e Sistemas Lean CP6: Gestão de Qualidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP 1 OA2. - CP 2 + CP 3 + CP 4 OA3. - CP 5 + CP 6

Avaliação / Assessment


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio. - Metodologias ativas com análise individual de caso de estudo. - Auto-estudo. | OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre letivo (Requer assiduidade > 80%): 1. Avaliação individual 20% 2. Avaliação em grupo 30% 3. Avaliação final, individual - 50% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores em todas as avaliações. A nota final de passagem é de 10 valores. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio. - Metodologias ativas com análise individual de caso de estudo. - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA 1 + 2 + 3 - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA 1 + 2 + 3 - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA 1 + 2 + 3 - Metodologias ativas com análise individual de caso de estudo: OA 1 + 2 + 3 - Auto-estudo: OA 1 + 2 + 3

Observações / Observations


1. Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson - Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e L.P. Ritzman (2016) Operations Management - processes and supply chains, 11st Edition, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16