Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1527
Acrónimo :
L1527
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos desenvolvidos em empresas ou noutro tipo de organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de: 1. Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos e os respectivos factores críticos de sucesso. 2. Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações, o prazo e o custo. 3. Controlar um projecto eficazmente, com apoio na metodologia Earned Value Management (EVM) e efectuar correctamente o respectivo encerramento. 4. Reconhecer a importância dos diversos factores humanos na gestão de projectos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Gestão de Projectos .Conceitos e definições .Projectos e operações .Gestão de projectos 2.Factores Críticos de Sucesso em Projectos .O desempenho da gestão de projectos .Diferentes perspectivas sobre êxito e fracasso .Factores Críticos de Sucesso 3.A envolvente dos projectos: Estratégia, organização e projectos .Organizações e projectos .O ciclo de vida dos projectos .O PMBOK 2008 4.A iniciação .Os stakeholders do projecto .O Termo de Abertura do Projecto 5.O planeamento: Âmbito, tempo e Recursos, Risco e Custo .Metodologia de planeamento .Objectivos SMART .Planeamento de actividades .Planeamento de tempos e recursos .Planeamento de custos .Planeamento de riscos 6.O controlo .O processo de controlo .O Earned Value Management .O Sistema de Informação 7.O encerramento 8.Factores humanos na gestão de projectos .Liderança em projectos .O trabalho em equipa .Gestão do tempo .Negociação e gestão de conflitos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondên-cia entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3 OA4 - CP 4 OA5 - CP 5 OA6 - CP 6 OA7 - CP 7 OA8 - CP 8

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1 - Avaliação ao longo do semestre 1. 10% Participação nas aulas (TA=33 h) 2. 40% Trabalho de grupo (TA=15 h) + Trabalho de grupo (TA=15 h) 3. 50% Frequência (TA=48+2 h) Aprovação com média ponderada mínima de 10 valores, com mínimo de 8 valores nas duas primeiras componentes e 10 valores na terceira. OPÇÃO 2 - Exame final. Aprovação com min. 10 valores. Os alunos com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, na 1ª semana de aulas do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas (TA = 10 h). 2. Análise e resolução de exercícios de aplicação (TA = 15 h). 3. Discussão de casos e textos de apoio (TA = 6 h). 4. Simulação de situações reais (role-play) (TA = 2 h). 5. Realização de trabalhos de grupo (TA = 30 h). 6. Auto-estudo para preparação para exame (TA = 30 h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4 ME 2 - OA 2 e OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4 ME 4 - OA 4 ME 5 - OA 2 ME 6 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pereira, Leandro. (2011). Gestão de Conhecimento em Projectos. FCA - Editora de Informática. Lisboa. Kerzner, Harold, (2006), Project Management. A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 9th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. Miguel, António. (2009). Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, 4ª ed.. FCA - Editora de Informática. Lisboa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The Office of Government Commerce (OGC) (s.d.) Introduction to Risk. Disponível em http://www.ogc.gov.uk/documents/Introduction_to_Risk.pdf. Frailey, Dennis J. (2001). Tutorial on Earned Value Management Systems. Disponível em http://www.dfw-asee.org/archive/Earned_Value.doc. Outros textos Verzuh, Eric. (2008). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 3rd ed. Roldão, Victor Sequeira. (2005). Gestão de Projectos. Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Monitor. Lisboa. Newton, Richard. (2006), Project Management Step by Step: How to Plan and Manage a Highly Successful Project, Pearson, Prentice Hall. Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2006), Project Management: A Managerial Approach, 6th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. Dinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2005). The AMA Handbook of Project Management, 2nd ed. AMACOM. New York Livros

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16