Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1801
Acrónimo :
L1801
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há. Serão aceites todos os alunos que tenham as condições administrativas para se inscreverem na Unidade Curricular

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes COMPREENDER os desafios da gestão em contexto internacional e consequentemente APLICAR os principais conceitos de Marketing à gestão empresarial em contexto internacional. Adicionalmente, reforçam-se as capacidades de ANÁLISE de país a nível macroeconómico e a nível sectorial na area de negócios, bem como a AVALIAÇÃO do potencial de desenvolvimento dos negócios sob análise. Por fim, em contexto de trabalho prático é solicitado aos alunos que CRIEM em projectos de desenvolvimento de processos de internacionalização e as estratégias que permitam atingir as oportunidades e objectivos identificados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Adaptação das variáveis do Marketing Mix a contexto de internacionalização. 2.Reforço da utilização de ferramentas de análise de contexto e de estratégia. SWOT e SWOT dinâmica 3.Conceber e desenvolver estratégias de marketing em mercados internacionais 4.Identificar diferentes formas de presença em mercados internacionais 5.Reforçar o conhecimento e prática de avaliação comercial/financeira

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I A decisão de internacionalização II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados III Formas de Presença em Mercados Internacionais IV O Plano Internacional de Marketing V Avaliação Comercial e Financeira

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: Os pontos I a V servem de forma muito robusta o processo que assegura o cumprimento dos objectivos gerais e de aprendizagem. A interação entre teoria e prática, o debate em sala de aula e o trabalho de grupo que os alunos desenvolvem, constituem garante suficiente da preparação para a COMPREENSÃO, ANÁLISE, APLICAÇÃO, AVALIAÇÃO E CRIAÇÃO de decisões empresariais em contexto de competição internacional e acima de tudo em decisões de internacionalização para mercados externos. A UC cobre de forma muito exaustiva os pilares centrais da gestão em contexto internacional e de forma muito robusta e detalhada conduz os alunos em contexto prático o mais proximo possível da realidade empresarial sob análise.

Avaliação / Assessment


Na avaliação ao longo do semestre estarão presentes os seguintes instrumentos de avaliação: -Assiduidade, análise e discussão, em aula, de casos de estudo: 20% -1 Trabalho de grupo: 45% -Teste Final: 35% Classificação final individual, 0/20 valores e assiduidade/pontualidade = ou > 80% Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem as épocas de exame previstas pelo regulamento da Escola de Gestão tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos deverão adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias 1.Expositivas 2.Participativas, 3.Activas, com realização de projectos de empresa 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino e aprendizagem garantem que os objectivos propostos pela UC são devidamente avaliados. As interações e debates em sala de aula constituem o primeiro nível de avaliação na componente participativa onde também se enquadram a resolução de casos práticos. A COMPREENSÃO, ANÁLISE e AVALIAÇÃO das ferramentas e estratégias tem nesse nível uma primeira abordagem de avaliação muito importante. O trabalho prático e o teste individual constituem o garante da avaliação coerente relativa aos objectivos anteriormente mencionados e complementam também a avaliação detalhada nas componentes de APLICAÇÃO, AVALIAÇÃO e CRIAÇÃO de estratégias de internacionalização. As metodologias Expositivas, Participativas, Experimentais com a realização de role-plays de negociação e -o Auto-estudo, relacionadas com trabalho autónomo do aluno contribuem para o processo global de aprendizagem e respectiva avaliação.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo -Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Warren J. Keegan and Mark C. Green, 2019, Global Marketing 10th edition, Pearson and Masaaki Kotabe and Kristiaan Helsen, 2021, Global Marketing Management 8th edition, John Wiley and Sons inc

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Daron Acemoglu and James Robinson, 2021, Why Nations Fail 9th edition, Profile Books Ltd

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02