Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1801
Acrónimo :
L1801
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de Marketing Internacional à gestão empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Distinguir a internacionalização de PME?s e MNE?s 2.Explicar decisões de Globalização vs Localização e Standardização/Adaptação 3.Conceber e desenvolver estratégias de marketing em mercados internacionais 4.Identificar diferentes formas de presença em mercados internacionais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I A decisão de internacionalização II O Meio Envolvente Internacional e a Selecção de Mercados III Formas de Presença em Mercados Internacionais IV O Plano Internacional de Marketing

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1-4 - Pontos 1 a 7 do programa OA5-7 - Pontos 8 a 11 do programa OA8-9 - Pontos 12 a 14 do programa

Avaliação / Assessment


Na avaliação contínua serão os seguintes instrumentos de avaliação: -Assiduidade, análise e discussão, em aula, de casos de estudo: 15% -1 Trabalho final de grupo: 35% -Teste Final: 50% Classificação final individual, 0/20 valores e assiduidade/pontualidade = ou > 80% Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8,5 valores Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias 1.Expositivas 2.Participativas, 3.Activas, com realização de projectos de empresa 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)-Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- Todos OAs 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos -OA1 e OA3 3.Activas, realização de projectos de empresa - OA2. 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação - OA3. 5.Auto-estudo, relacionadas com trabalho autónomo do aluno, tal como o Plano das Aulas - Todos OAs

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo -Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bernardino, Luis and Jones, Marian "Internationalization and Performance: An Empirical Study of High-Tech SMEs in Portugal", Booknomics, Lisboa, 2008. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper "International Marketing and Export Management", 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005. Hollensen, Svend "Global Marketing", 5th ed., Financial Times/ Prentice Hall, England, 2010.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yin, Robert K. "Case Study Research: Design and Methods", 4th Edition, Sage Publications, London, 2009 Cerviño, Julio "Marketing Internacional- Nuevas Perspectivas para un Mercado Globalizado", Ediciones Pirámide, Madrid, 2010 Prentice Hall, New Jersey, 2011 Warren, J.Keegan "Global Marketing", 6th ed., Pearson Eduction/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16