Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1805
Acrónimo :
L1805
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing; OA2. Analisar os principais indicadores de mercado; OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor; OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização; OA5. Elaborar uma SWOT; OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; OA7. Identificar a política de marketing-mix; OA8. Identificar tendências futuras no marketing.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Evolução do conceito de Marketing CP2. Plano de Marketing CP2.1.Componentes do plano e controlo CP2.2 Estrutura organizacional CP3. Análise situacional (vertente física e digital) CP3.1.Mercado CP3.2.Comportamento do consumidor CP3.3.Market Intelligence CP3.4. Análise concorrencial CP3.5.Análise da empresa CP3.6. Análise Portfólio CP3.7. Análise SWOT CP4. Segmentação e Target CP5. Posicionamento CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital) CP6.1.Produto CP6.2. Preço CP6.3. Distribuição CP6.4. Comunicação CP7. Tendências Futuras no Marketing CP7.1 Transformação Digital CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP1) encontram-se associados ao OA1, que refere que os alunos devem ser capazes de descrever a evolução do conceito de Marketing. Os CP2 encontram-se associados ao OA1 e OA2 em que os alunos devem ser capazes de descrever a evolução do conceito de Marketing e analisar os principais indicadores de mercado. Os CP3 encontram-se associados ao OA3, OA4 e OA5, em que os alunos devem ser capazes de identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor, elaborar uma análise de portfólio com visão externa/interna da organização e elaborar uma SWOT. Os CP4 e CP5 encontram-se associados ao OA6 que refere que os alunos deverão ser capazes de identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; Os CP6 encontram-se associados ao OA7 que refere que os alunos deverão ser capazes de identificar a política de marketing-mix. Os CP7 encontram-se associados ao OA8 que refere que os alunos deverão identificar tendências futuras no marketing.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final mínima de 10 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação ao longo do semestre). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA8; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA7; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA8; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA7; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA7

Observações / Observations


Cada docente responsável pelas aulas práticas irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na procura de informação de mercado para responder aos desafios da UC. No entanto, é necessário que os estudantes identifiquem sempre as fontes e as prompts que foram utilizadas para a geração desses insights e que sejam capazes de refletir com sentido crítico sobre os resultados apresentados. Esta UC contribui para o ODS de indústria, inovação e infraestruturas no sentido em que dota os estudantes de competências que permitam criar um espírito inovador e empreendedor nos mercados concorrenciais. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J.; Dionísio, P., Rodrigues, J.V. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26