Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, no âmbito da construção de um plano estratégico e operacional
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá: OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing; OA2. Analisar os principais indicadores de mercado; OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor; OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização; OA5. Elaborar uma SWOT; OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; OA7. Identificar a política de marketing-mix OA8. Identificar tendências futuras no marketing
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Evolução do conceito de Marketing CP2. Plano de Marketing CP2.1.Componentes do plano e controlo CP2.2 Estrutura organizacional CP3. Análise situacional (vertente física e digital) CP3.1.Mercado CP3.2.Comportamento do consumidor CP3.3.Market Intelligence CP3.4. Análise concorrencial CP3.5.Análise da empresa CP3.6. Análise Portfólio CP 3.7. Análise SWOT CP4. Segmentação e Target CP5. Posicionamento CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital) CP6.1.Produto CP6.2. Preço CP6.3. Distribuição CP6.4. Comunicação CP7. Tendências Futuras no Marketing CP7.1 Transformação Digital CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP3 OA4 - CP3.6. OA5 - CP3.7. OA6 - CP4, CP5 OA7 - CP6 OA8 - CP7
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final min. 10v. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA8; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA7; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA8; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA7; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA7
Observações / Observations
Cada docente responsável pelas aulas práticas irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
BAYNAST, Arnaud; LENDREVIE, Jacques; LÉVY, Julien; DIONÍSIO, Pedro; RODRIGUES, Joaquim Vicente. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Philip Kotler, Gary Armstrong, Sridhar Balasubramanian, Principles of Marketing, Global Edition, 2023, Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson, Exercícios e artigos entregues aos alunos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16