Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de criar uma estratégia integrada de comunicação a produtos/serviços concretos, bem como avaliar propostas de conceitos criativos para a execução dessas estratégias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: OA1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing OA2. Criar a Estratégia Integrada de Comunicação OA3. Analisar e avaliar propostas criativas OA4. Criar, avaliar e aplicar ações específicas de Força de Vendas, Marketing Direto, Publicidade, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato Promoções, Merchandising e Comunicação Digital.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação O Marketing enquanto filosofia empresarial Os conceitos de Marketing: agentes e envolvente de mercado, estudos de mercado, decisões estratégicas e operacionais de Marketing Alvos de Marketing Posicionamento Marketing Mix O papel da Comunicação 2. A Estratégia Integrada de Comunicação Os agentes da Comunicação Alvos de Comunicação Objectivos de Comunicação A mensagem O mix da Comunicação Avaliação da Comunicação Orçamento e calendarização 3. Conceito Criativo da Comunicação Briefing Abordagem Criativa Plano de Trabalho Criativo Elementos do Mix da Criatividade Pre-Testes Avaliação Criativa AI, VR)e a AR na criatividade 4.O Mix da Comunicação Força de Vendas Marketing Directo / Marketing Relacional Publicidade Relações Públicas Patrocínio e Mecenato Promoções Merchandising Comunicação Digital AI, VR, AR e a comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é composta por 3 instrumentos Trabalho de Grupo 50%, nota mínima 10 valores Avaliação individual 10%, nota mínima 10 valores Frequência 40%, nota mínima 7,5 valores Este sistema de classificação global exige uma taxa de frequência às aulas de pelo menos 2/3 das sessões. Alunos que reprovarem na época normal/frequência: exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias: 1. Expositivas 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Transversal a todos os OA 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA2,OA3 e OA4. 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura - OA2,OA3 e OA4. 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2,OA3 e OA4. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Os estudantes poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ruyter, K. de, Heller, J., Hilken, T., Chylinski, M., Keeling, D.I., & Mahr, D. (2020). Seeing with the Customers Eye: Exploring the Challenges and Opportunities of AR Advertising. Journal of Advertising, 49(2),109-124 Thomas, V.L., & Fowler, K. (2021). Close Encounters of the AI Kind: Use of AI Influencers As Brand Endorsers. Journal of Advertising, 50(1), 11-25. Loureiro, S.M.C., & Kaufmann, H.R. (2019). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry. IGI Global Batra,R., & Keller,K.L.(2016).Integrating Marketing Communications: New Findings,New Lessons,and New Ideas. Journal of Marketing,80(6),122-145 Flynn, T. R., Smith, J.M., & Walsh, M.F. (2021). Integrated Marketing Communication: A Consumer-Centric Approach for the Digital. Kendall Hunt Publishing
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lendrevie, J., Baynast, A. De, Dionísio, P., & Rodrigues, V.R. (2010). Publicitor Comunicação 360º online ? offline. (7 ed.). Dom Quixote Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300 Pieters, R. Wedel, M., & Batra, R. (2010). The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity. Journal of Marketing, 74, 48-60 Japutra, A., Bilro, R.G., & Loureiro, S.M.C (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and its Impacts on Society. In S.M.C. Loureiro (Ed.) Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (chapter 15). IGI Global Hayes, J.L., Britt, B.C., Evans, W., Rush, S. W., Towery, N.A., & Adamson, A.C. (2021). Can Social Media Listening Platforms? Artificial Intelligence Be Trusted? Examining the Accuracy of Crimson Hexagon?s (Now Brandwatch Consumer Research?s) AI-Driven Analyses. Journal of Advertising, 50(1), 81-91 Jiang, M., & Dodoo, N.A. (2021). Promoting Mask-Wearing in COVID-19 Brand Communications: Effects of Gain-Loss Frames, Self- or Other-Interest Appeals, and Perceived Risks. Journal of Advertising, 50(3), 271-279 Ferreira, M. M., Loureiro, S. M. C., & Pereira, H. G. (2020). Communication Tools in the Customer's Journey: Application to the Tourism Sector. In S. Loureiro, & H. Kaufmann (Eds.). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry (pp. 288-316) (chapter 16). IGI Global Ferreira M., Loureiro S.M.C., & Pereira H. (2021). Virtual Reality and Artificial Intelligence: Co-creation Process Between Consumers and Firms in an Area of Smart Cities. In tom Dieck M.C., Jung, T.H., & Loureiro, S.M.C. (Eds.). Augmented Reality and Virtual Reality. Progress in IS. Springer. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-68086-2_18 tom Dieck, M. C., Jung, T.H., & Loureiro, S.M.C. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology (Progress in IS). Springer. Song, H., Kim, J., Nguyen, T.P.H., Lee, K.M., & Park, M. (2020). Virtual reality advertising with brand experiences: the effects of media devices, virtual representation of the self, and self-presence. International journal of advertising, 40(7), 1096-1114
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16