Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1814
Acrónimo :
L1814
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de conhecer, discutir e aplicar especificidades da oferta intangível, bem como os principais conceitos de marketing de serviços a diversos sectores de actividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Compreender a natureza dos serviços e saber identificar as particularidades na gestão de diferentes tipos de prestação do serviço OA2 Discutir e saber aplicar os conceitos específicos do marketing -mix dos serviços. Os 7 Ps OA3 Compreender o papel de co-produtor do cliente e a sua avaliação da prestaçao do serviço

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 O conceito de continuum Serviço-produto e Tipologia de serviços P2 A prestação do serviço e a entrega do serviço . Extensão do marketing-mix nos serviços P3 Os 7 marketing-mix: produto, pessoas, processo, suporte físico, comunicação, acessibilidade-entrega e preço P4 A criação de valor e qualidade nos serviços

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A "demonstração de coerência" faz-se pela ligação dos conteúdos programáticos aos objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1, OA3 CP2 - OA2,OA3 CP3 - OA2,OA3 CP4 - OA1, OA2

Avaliação / Assessment


O aluno deve desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: Expositiva: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativa: análise de casos, vídeos e artigos; Ativa: realização de trabalhos individuais e em grupo. Auto-estudo,: trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho 4-6 elementos. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos, artigos e vários debates em sala de aula. | Avaliação periódica: exige uma assistência mínima de 70% das aulas e inclui as componentes Individual e Grupo. INDIVIDUAL - Participação e assiduidade (20%) e Frequência (50%); GRUPO- Trabalho de grupo - (30%); A nota mínima do teste é de 8.0 e de 9,5v para as restantes componentes de avaliação. Alunos que não pretendam a avaliação periódica possuem 1ª e 2ª época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% , onde a nota de 9.50 é a mínima para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deve desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: Expositiva: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativa: análise de casos, vídeos e artigos; Ativa: realização de trabalhos individuais e em grupo. Auto-estudo,: trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho 4-6 elementos. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos, artigos e vários debates em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos OA2, OA3, OA4. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo- Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos

Observações / Observations


O docente assegura encontros fora da aula com os alunos e grupos segundo horas a combinar para apoio e esclarecimento de duvidas. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à actual situação pandémica causada pelo COVID-19, o processo de avaliação pode vir a sofrer adaptação que serão comunicadas, se necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Services marketing: People. Technology and Strategy, Jochen Wirtz and Christopher Locelock, World Scientific, (9th edition) 2022

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Slides of the classes. Articles from Business and Academic Journals provided by the professor

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16