Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de conhecer, discutir e aplicar especificidades da oferta intangível, bem como os principais conceitos de marketing de serviços a diversos sectores de actividade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Compreender a natureza dos serviços e saber identificar as particularidades na gestão de diferentes tipos de prestação do serviço OA2 Discutir e saber aplicar os conceitos específicos do marketing -mix dos serviços. Os 7 Ps OA3 Compreender o papel de co-produtor do cliente e a sua avaliação da prestaçao do serviço
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 O conceito de continuum Serviço-produto e Tipologia de serviços P2 A prestação do serviço e a entrega do serviço . Extensão do marketing-mix nos serviços P3 Os 7 marketing-mix: produto, pessoas, processo, suporte físico, comunicação, acessibilidade-entrega e preço P4 A criação de valor e qualidade nos serviços
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A "demonstração de coerência" faz-se pela ligação dos conteúdos programáticos aos objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1, OA3 CP2 - OA2,OA3 CP3 - OA2,OA3 CP4 - OA1, OA2
Avaliação / Assessment
O aluno deve desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: Expositiva: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativa: análise de casos, vídeos e artigos; Ativa: realização de trabalhos individuais e em grupo. Auto-estudo,: trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho 4-6 elementos. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos, artigos e vários debates em sala de aula. | Avaliação periódica: exige uma assistência mínima de 70% das aulas e inclui as componentes Individual e Grupo. INDIVIDUAL - Participação e assiduidade (20%) e Frequência (50%); GRUPO- Trabalho de grupo - (30%); A nota mínima do teste é de 8.0 e de 9,5v para as restantes componentes de avaliação. Alunos que não pretendam a avaliação periódica possuem 1ª e 2ª época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% , onde a nota de 9.50 é a mínima para aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deve desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: Expositiva: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativa: análise de casos, vídeos e artigos; Ativa: realização de trabalhos individuais e em grupo. Auto-estudo,: trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho 4-6 elementos. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos, artigos e vários debates em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos OA2, OA3, OA4. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo- Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos
Observações / Observations
O docente assegura encontros fora da aula com os alunos e grupos segundo horas a combinar para apoio e esclarecimento de duvidas. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à actual situação pandémica causada pelo COVID-19, o processo de avaliação pode vir a sofrer adaptação que serão comunicadas, se necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Services marketing: People. Technology and Strategy, Jochen Wirtz and Christopher Locelock, World Scientific, (9th edition) 2022
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Slides of the classes. Articles from Business and Academic Journals provided by the professor
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16