Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1814
Acrónimo :
L1814
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de conhecer, discutir e aplicar especificidades da oferta intangível, bem como os principais conceitos de marketing de serviços a diversos sectores de actividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a Unidade Curricular, o estudante saberá desenvolver o planeamento de marketing de uma unidade de negócio de oferta intangível ou empresa de serviços. Em concreto são os seguintes os objectivos de aprendizagem: OA1 - Saber caracterizar a natureza dos serviços e identificar as particularidades na gestão de diferentes tipos de prestação do serviço OA2- Avaliar e aplicar no plano de marketing os conceitos específicos do marketing -mix dos serviços, como os 7 Ps. OA3 - Saber identificar o papel de co-produtor do cliente e a sua avaliação da prestação do serviço

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 O conceito de continuum Serviço-produto e Tipologia de serviços CP2 A prestação do serviço e a entrega do serviço . Extensão do marketing-mix nos serviços CP3 Os 7 marketing-mix: produto, pessoas, processo, suporte físico, comunicação, acessibilidade-entrega e preço CP4 A criação de valor e qualidade nos serviços

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A "demonstração de coerência" faz-se pela ligação dos conteúdos programáticos aos objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, onde análise da imaterialidade e variabilidade entre outras caracteristicas do bem intangível permite o aluno aplicar a especificidade das ações de marketing nos serviços OA2 - CP1, CP2, CP3, CP4, dado que estes são todos os conteúdos referentes aos conteúdos do plano de marketing OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4, já que na prestação dos serviços o cliente é também prestador do serviço e as suas ações influenciam a qualidade da prestação e do output do serviços

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: inclui as componentes Individual e Grupo. INDIVIDUAL - Participação na aula (15%; assiduidade minima de 70% (15%) e teste ou Frequência (40%); GRUPO- Trabalho de grupo - (30%); A nota mínima do teste é de 8.5v e de 9,5v para as restantes componentes de avaliação. Alunos que não pretendam a avaliação ao longo do semestre podem optar pela 1ª e 2ª época de exame, com uma ponderação de 100% , onde a nota de 9,5 v é a mínima para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta Unidade Curricular são teórico-práticas, que permitem utilizar metodologias de ensino expositivas, participativas de forma activa e de discussão mas também exigem trabalho autónomo do aluno. Metodologias: Expositiva (ME1): apresentação dos quadros teóricos de referência; Discussão (ME2): análise e discussão do aluno em aula de casos, de vídeos e de artigos; Participativa-activa (ME3) realização de trabalhos individuais e em grupo, mediante recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, apresentações, vídeos, artigos e debates em sala de aula.; Auto-estudo (ME4): trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho preferencialmente de 4-5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) ME1 - OA1, OA2, OA3, onde a exposição dos conceitos, de exemplos e casos, seja pelo docente, seja pelo aluno permite situar os conceitos ME2 - OA1, OA2, OA3, onde o debate e discussão de casos permite aprofundar e comparar as diferentes situações da prestação do serviços ME3 - OA1, OA2, OA3, onde o trabalho autónomo de pesquisa e de análise de informação permite o aluno não apenas conhecer os conceitos, como desenvolver espirito critico ME4 - OA1,OA2, OA3, sendo crucial para sistematizar os conceitos o auto-estudo

Observações / Observations


O docente assegura encontros fora da aula com os alunos e grupos segundo horas a combinar para apoio e esclarecimento de duvidas. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à actual situação pandémica causada pelo COVID-19, o processo de avaliação pode vir a sofrer adaptação que serão comunicadas, se necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wirtz, J. , Lovelock, C. (2022). Services marketing: People. Technology and Strategy, 9th edition World Scientific

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02