Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1823
Acrónimo :
L1823
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


No final do curso os alunos devem estar preparados para: A. Reconhecer a importância da identificação e negociação com stakeholders nas suas vidas profissionais; B. Conhecer os principais elementos negociais; C. Tomar conhecimento de frameworks negociais; D. Identificar e gerir conflitos com stakeholders; E. Conhecer métodos de resolução alternativa de conflitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os alunos dos conhecimentos base de Negociação e Gestão de Stakeholders de modo a gerir melhor os seus relacionamentos intra e inter empresas e atingir os seus objetivos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução à Negociação e Gestão de Stakeholders 2 - Dilema do Negociador 3 - Interesses Negociais 4 - Estrutura Negocial 5 - Gestão de conflitos com stakeholders 6 - Resolução Alternativa de Conflitos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Objectivo A: tópico programático 1. Objectivo B: tópico programático 1, 2 e 3. Objectivo C: tópico programático 4. Objectivo D: tópico programático 5. Objectivo E: tópico programático 6.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: 50% Individual por Teste + 40 % por Trabalho de Grupo + 10% Assiduidade e Participação nas Aulas. Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8.5 valores em todos os componentes da avaliação. Os alunos têm de ter uma assiduidade de pelo menos 2/3 das aulas. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre: Exame final - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem é o obtido pela soma de várias componentes: a) ensino expositivo; b) ensino por meio de casos negociais 1 para 1 com debriefing, apresentação de resultados e debate; c) elaboração e apresentação oral em grupo, em interacção com a turma, de um caso negocial final por construção própria e/ou externo, ambos com análise; d) debates intensivos e conclusivos sobre vários tópicos da matéria.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência fica demonstrada pela inter-relação entre os tópicos programáticos, os objectivos de aprendizagem e o processo de ensino-aprendizagem usado com vista a construir um todo integrado e sustentado. Veja-se, abaixo, a inter-relação entre objectivos de aprendizagem e processos de ensino-aprendizagem: Objectivo A: ensino-aprendizagem sobretudo por meio de a) e d) Objectivo B: ensino-aprendizagem sobretudo por meio de a), b) e d) Objectivo C: ensino-aprendizagem usando todas as abordagens Objectivo D: ensino-aprendizagem sobretudo por meio de a), b) e d) Objectivo E: ensino-aprendizagem sobretudo por meio de a), b) e d)

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- "Todos Podemos Negociar Bem !", Pedro Fontes Falcão, 2018 (3ª ed), Texto Editores - "Stakeholder Theory: Concepts and Strategies", Freeman and Harrison, 2018, Cambridge University Press - "The mind and heart of the Negotiator", Leigh Thompson, 6th edition, 2014, Pearson - Ackermann, F., & Eden, C. (2011). Strategic management of stakeholders: Theory and practice. Long range planning, 44(3), 179-196. - Materiais a distribuir / Class materials

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2019). Building theory on the negotiation capability of the firm: evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management, 23(2), 240-262. - Petkeviciute, N, & Streimikiene, D. 2014. Sustainable agreements during inter-cultural negotiation. Transformation in Business & Economics, 13.3: 21-35

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16