Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso os alunos devem estar preparados para: 1. Planear negociações com stakeholders; 2. Explicar os principais elementos negociais; 3. Desenvolver frameworks negociais; 4. Identificar e gerir conflitos com stakeholders; 5. Diferenciar métodos de resolução alternativa de conflitos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Introdução à Negociação e Gestão de Stakeholders 2 - Dilema do Negociador 3 - Interesses Negociais 4 - Estrutura de uma Negociação 5 - Gestão de conflitos com stakeholders 6 - Resolução Alternativa de Conflitos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Introdução à Negociação e Gestão de Stakeholders) está associado ao objetivo OA1 de planeamento de negociações com stakeholders. O CP2 (Dilema do Negociador) e o CP3 (Interesses Negociais) estão associados ao OA2, explicar os principais elementos negociais O CP 4 (Estrutura de uma Negociação) está associado ao Desenvolvimento de frameworks negociais (OA3). O CP5 (Resolução Alternativa de Conflitos) está associado ao OA4 que refere que os alunos devem Identificar e gerir conflitos com stakeholders O CP6 (Táticas num enquadramento ético) está associado ao OA5, que refere que os alunos devem Diferenciar métodos de resolução alternativa de conflitos
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 45% Trabalho de grupo + 45% de Trabalho individual + 10% Participação individual nas Aulas (assiduidade e realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Trabalho individual - 100% .
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Lewicki, R. J., Saunders, D. M. & Barry, B. (2023). Negotiation. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem !. Leya. - Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79. - Ury, W. (2015). Getting to yes with yourself: How to get what you truly want. Harper One - Thompson, L. L. (2021). The mind and heart of the negotiator (Global Edition). Pearson. - Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2018). Building theory on the negotiation capability of the firm: Evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management, 23(2), 240–262 - Ackermann, F., & Eden, C. (2011). Strategic management of stakeholders: Theory and practice. Long range planning, 44(3), 179-196.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05