Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1823
Acrónimo :
L1823
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos base de Negociação e Gestão de Stakeholders de modo a gerir melhor os seus relacionamentos intra e inter organizações e atingir os seus objetivos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso os alunos devem estar preparados para: 1. Planear negociações com stakeholders; 2. Explicar os principais elementos negociais; 3. Desenvolver frameworks negociais; 4. Identificar e gerir conflitos com stakeholders; 5. Diferenciar métodos de resolução alternativa de conflitos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução à Negociação e Gestão de Stakeholders 2 - Dilema do Negociador 3 - Interesses Negociais 4 - Estrutura de uma Negociação 5 - Gestão de conflitos com stakeholders 6 - Resolução Alternativa de Conflitos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Introdução à Negociação e Gestão de Stakeholders) está associado ao objetivo OA1 de planeamento de negociações com stakeholders. O CP2 (Dilema do Negociador) e o CP3 (Interesses Negociais) estão associados ao OA2, explicar os principais elementos negociais O CP 4 (Estrutura de uma Negociação) está associado ao Desenvolvimento de frameworks negociais (OA3). O CP5 (Resolução Alternativa de Conflitos) está associado ao OA4 que refere que os alunos devem Identificar e gerir conflitos com stakeholders O CP6 (Táticas num enquadramento ético) está associado ao OA5, que refere que os alunos devem Diferenciar métodos de resolução alternativa de conflitos

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: 50% Trabalho de grupo + 40% de Teste + 10% Participação individual nas Aulas (assiduidade e realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Testel. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Teste - 100% .

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem foram definidas tendo em conta as características e especificidades da UC (nomeadamente, a natureza aplicada e comportamental da UC e as 36h00 horas de contacto), sendo usadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, no início de cada conteúdo programático novo 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação, a seguir à exposição 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, incluindo leitura de documentação e materiais de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O ODS 17 está associado à UC pois esta contribui para a negociação de parcerias Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar excecionalmente

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Lewicki, R. J., Barry, B., & Saunders, D. M. (2020). Essentials of negotiation. McGraw-Hill Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem!. Leya. - Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79. - Ury, W. (2015). Getting to yes with yourself: How to get what you truly want. Harper One - Thompson, L. L. (2021). The mind and heart of the negotiator (Global Edition). Pearson. - Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2018). Building theory on the negotiation capability of the firm: Evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management, 23(2), 240–262 - Ackermann, F., & Eden, C. (2011). Strategic management of stakeholders: Theory and practice. Long range planning, 44(3), 179-196.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18