Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1825
Acrónimo :
L1825
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de retail marketing à gestão de canais de distribuição e de cadeias de lojas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de distribuição ou de produtores nas suas relações com os distribuidores; 2. Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a um formato de negócio; 3. Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados; 4. Participar em discussão colectiva sobre casos e situações de empresas; 5. Ser capaz de prospectivar a evolução do sector, das estratégias das empresas e das relações produtores/distribuidores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Marketing do Retalhista: 1.1. Factores Críticos de Sucesso 1.2. Modelo Estrutura Económica 1.3. Retailing-Mix 1.4. Franchising 2. Merchandising 2.1.Funções 2.2. Áreas de intervenção 2.3. Gestão do Ponto de venda 3. Retailtainment 4. Customer Journey 5. Omnichannel 6. E-Commerce

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos 1 a 3 do programa OA2 - Pontos 1 a 3 do programa OA3 - Todos os Pontos do programa OA4 - Pontos 1 a 6 do programa OA5 - Pontos 1 a 6 do programa

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: - Avaliação individual (10%) - Trabalhos de grupo (40%) - Teste final (50%) Nota mínima em avaliação individual e de grupo - 10 valores Nota mínima no teste final - 8 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade de 2/3 das aulas, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, sendo utilizadas as seguintes metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos e projectos de empresa 3. Experimentais, com a realização de role-plays de negociação 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) -Objectivos de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência-Todos os OA 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos - OA3. 3.Activas, com realização de projectos de empresa - OA2. 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação - OA3. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos os OAs

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos. - Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England - Levy, M., Weitz, B., Lévy, J. e Grewal, D. (2018) Retailing Management, 10th International Edition, Mc Graw Hill, USA

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Figure 1 Publishing - Stephens, D. (2021) Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World - Berkhout, C. (2015) Retail Marketing Strategy: Delivering Shopper Delight, Kogan Page - Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16