Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de aplicar os principais conceitos de retail marketing à gestão de canais de distribuição e de cadeias de lojas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de distribuição ou de produtores nas suas relações com os distribuidores; 2. Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a um formato de negócio; 3. Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados; 4. Participar em discussão colectiva sobre casos e situações de empresas; 5. Ser capaz de prospectivar a evolução do sector, das estratégias das empresas e das relações produtores/distribuidores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Marketing do Retalhista: 1.1. Factores Críticos de Sucesso 1.2. Modelo Estrutura Económica 1.3. Retailing-Mix 1.4. Franchising 2. Merchandising 2.1.Funções 2.2. Áreas de intervenção 2.3. Gestão do Ponto de venda 3. Retailtainment 4. Customer Journey 5. Omnichannel 6. E-Commerce
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos 1 a 3 do programa OA2 - Pontos 1 a 3 do programa OA3 - Todos os Pontos do programa OA4 - Pontos 1 a 6 do programa OA5 - Pontos 1 a 6 do programa
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: - Avaliação individual (10%) - Trabalhos de grupo (40%) - Teste final (50%) Nota mínima em avaliação individual e de grupo - 10 valores Nota mínima no teste final - 8 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade de 2/3 das aulas, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, sendo utilizadas as seguintes metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos e projectos de empresa 3. Experimentais, com a realização de role-plays de negociação 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) -Objectivos de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência-Todos os OA 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos - OA3. 3.Activas, com realização de projectos de empresa - OA2. 4.Experimentais, com a realização de role-plays de negociação - OA3. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos os OAs
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Artigos e casos diversos indicados na programação, que são entregues aos alunos. - Berman, B., Ervans, J. e Chatterjee, P., (2017) Retail Management - A Strategic Approach - Global Edition - 13 th International Edition, Pearson, England - Levy, M., Weitz, B., Lévy, J. e Grewal, D. (2018) Retailing Management, 10th International Edition, Mc Graw Hill, USA
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Figure 1 Publishing - Stephens, D. (2021) Resurrecting Retail: The Future of Business in a Post-Pandemic World - Berkhout, C. (2015) Retail Marketing Strategy: Delivering Shopper Delight, Kogan Page - Palmatier, P., Stern, L. e El-Ansary, A., (2016) Marketing Channels Strategy, International Edition, 8th Edition, Routledge, New York, USA
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16