Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1827
Acrónimo :
L1827
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


No final da unidade curricular, os estudantes deverão adquirir os conhecimentos e as ferramentas para: OA1 Traduzir um problema de decisão num problema de investigação; OA2 Compreender as várias etapas de um estudo de mercado; OA3 Conhecer os diferentes tipos de estudos e os cenários a que se aplicam; OA4 Definir o processo de amostragem; OA5 Conhecer os aspectos éticos nos estudos de mercado; OA6 Analisar os resultados de um estudo com as técnicas estatísticas adequadas; OA7 Compreender como papel dos media sociais nos estudos de mercado; e OA8 Realizar um estudo de mercado usando abordagens qualitativas e quantitativas e comunicar de forma eficaz os resultados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo desta unidade curricular é introduzir os principais conceitos dos estudos de mercado, e a sua aplicação para uma tomada de decisão informada em marketing; ajudar os estudantes a compreender as etapas de um estudo de mercado; acompanhar o desenvolvimento de um estudo de mercado; e fornecer aos estudantes as competências para serem utilizadores eficientes dos estudos de mercado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I A elaboração de um Estudo de Mercado I.1 Introdução I.2 Tipo de estudos I.2.1 Dados primários e secundários I.2.2 Entrevistas individuais I.2.3 Discussões de grupo I.2.4 Técnicas de suporte I.2.5 Questionários I.2.6 Observação I.2.7 Estudos causais I.3 Definição da população-alvo e amostragem I.4 Trabalho de campo I.5 A ética nos estudos de mercado 1.6 Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados II. Estudos de Mercado II.1 Marca: notoriedade,imagem e valor II.2 Comportamento do consumidor e segmentação de mercado II.3 Qualidade do serviço II.4 Eficácia ações marketing mix II. 5 Previsão de vendas III Os estudos de mercado nos media sociais III.1 NewMR: Evolução ou revolução? III.2 Blogs Participativos III.3 Blog e Buzz Mining III.4 Comunidades de investigação online III.5 We-research III.6 Mercados predictivos III.7 Mundos virtuais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - ponto I.1 do programa OA2 - pontos I e II do programa OA3 - ponto I.2 do programa OA4 - ponto I.3 do programa OA5 - ponto I.5 do programa OA6 - ponto II do programa OA7 - ponto III do programa OA8 - todos os pontos do programa

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, com resolução exercícios. Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. Auto-estudo, tal como consta no Planeamento das Aulas. | A avaliação continua compreende: atividades individudais realizadas em aula (20%) + trabalho de grupo (30%) e frequência (50%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A melhoria terá lugar na 2ª época. A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época). Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, com resolução exercícios. Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. Auto-estudo, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Apresentam-se de seguida as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos(OA). MEA 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. OA. Todos. MEA 2.Participativas, com análise e resolução de casos práticos. OA. OA4 a OA8. MEA 3.Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. OA. Todos. MEA 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA. Todos.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o Coordenador da UC, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora. Oliveira-Brochado, A. (2013) "Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora. Malhotra, N. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation and SPSS 8/E. Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Poynter, R. and York, S. (Editors)(2012) 10 Answers to Contemporary Market Research Questions. ESOMAR Research. Poynter, R. (2010). The Handbook of Online and Social Media Market Research. ESOMAR Research. Brochado, A. (2020). Cluster Analysis. In An SPSS Guide for Tourism, Hospitality and Events Researchers. Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16