Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que contribuam para uma melhor inserção no mercado de trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC., o aluno deverá: 1. Inventariar saídas profissionais actuais e potenciais. 2. Identificar as áreas de desenvolvimento exigidas pelo mercado. 3. Identificar perfis de carreiras em Gestão/Marketing. 4. Desenvolver competências para inserção no mercado de trabalho. 5. Desenvolver competências para estruturar uma carreira profissional de sucesso. 6. Preparar um Plano de Marketing Pessoal.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Quadro Conceptual do Mkt Pessoal O Mercado e a concorrência A Marca O Cliente O Poduto e o Serviço 2.Mercado Empregador A Procura Segmentação e quantificação do mercado potencial Concorrência 3.Análise da Procura Funções na área de Mkt/Gestão Perfis de competências para o desempenho dessas funções 4.Posicionamento Licenciaturas concorrentes Licenciatura da Escola de Gestão Licenciados da Escola de Gestão 5.Análise Competitiva Da Escola de Gestão e dos Licenciados 6.Análise Swot 7.Objectivos: carreiras profissionais e aprendizagem contínua 8.Estratégia de mkt do Licenciado da Escola de Gestão Como dar valor ao produto e diferenciar Competências a desenvolver 9.Entrada no Mercado de Trabalho Competências de relacionamento e de comunicação 10.Desenv. Profissional Postura pessoal e profissional Liderança e trab.de equipa Auto-conceito, auto-estima, motivação Pró-actividade, criatividade e inovação 11.Plano Mkt Pessoal
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 Ponto 2 do programa OA2 Pontos 2 e 3 do programa OA3 Ponto 3 do programa AO4 Pontos 8,9 e 10 do programa OA5 Ponto 4 do programa OA6 Pontos 1, 4, 5, 6, 7, 10 do programa
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica ,Trab. Indiv.(25%);Trab.Grupo(35%) Freq.(40%).Assiduidade mín.:80%.Os alunos que reprovarem na aval. regular possuem 1 época de exame "A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5."Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir/desenvolver diversas competências no âmbito da UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para tal, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: discussão de artigos e conceitos para a elaboração do Plano de Mkt Pessoal; Activas: realização do TG e das diferentes fases do Plano; Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (Planeamento das Aulas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1,OA2,OA3 2.Participativas, na discussão de artigos e conceitos que concorrem para a elaboração do Plano de Marketing Pessoal- OA2,OA4,OA5 3.Activas, com a realização do trabalho de grupo e das diferentes fases do Plano - Todas 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, como consta no Planeamento das Aulas - OA6
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo -Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Career Achievement,Blacken K.,McGraw Hill, 2016 Career Directions,Yenna D., McGraw Hill, 2014 Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Institucionais, Neves j. et all, Sílabo,2015
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Roffer, Robin Fisher, "Make a Name of Yourself", Broadway Books, New York, 2008 Peters,Tom "The Brand You", Alfred A. Knopf, New York, 2009 Perez,Andrés, "Marca Personal", Madrid, 2012 Artigos entregues aos alunos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16