Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1837
Acrónimo :
L1837
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
72.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
225.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


estruturar e planear um projecto de marketing empresarial

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1.Compreender e saber aplicar os conceitos e metodologias necessários ao desenvolvimento de um Projecto de Marketing 2.Saber recolher informação relevante sobre a envolvente, o mercado, a concorrência e a empresa 3.Saber estruturar e planear as fases de elaboração do Projecto. 4.Compreender o papel das variáveis-chave de marketing e o seu contributo para a estratégia 5.Saber coordenar uma equipa de trabalho 6.Ser capaz de aplicar técnicas de interacção entre membros da equipa e gerar consensos 7.Apresentar e defender o projecto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Objectivos e métodos pedagógicos da Unidade Curricular 2.Planeamento de um projecto 3.Definição do problema /objectivos do Projecto 4.Metodologias de pesquisa e recolha de informação 5.Fontes de informação primárias e secundárias 6.Principais competências para o trabalho em equipa: 7.Gestão de Equipas de Projecto 8.Conceptualização temática ? literatura recente 9.Análise/Diagnóstico (meio, Concorrência, Empresa) 10.Análise Swot e Directrizes Estratégicas 11.Visão Estratégica do Projecto 12.Factores Críticos de Sucesso 13.Objectivos 14.Plano de Acções 15.Plano de Implementação 16.Orçamento 17.Plano de Contingência 18.Apresentação do Projecto (relatório final)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA3 Pontos 2, 3, 4, 8, 9, 14, 15, 16, 17 do programa OA2 Pontos 4, 5, 9, 10 do programa OA4 Pontos 11, 12, 13 do programa OA5 Pontos 6 e 7 do programa OA6 Pontos 6 e 7 do programa OA7 Ponto 18 do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica com4 relatórios intercalares com apresentação 20% 1 relatório final com apresentação 50% Teste individual 30% Assiduidade mínima de 80% A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5.Caso não sejam arovados terão exame final. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas 2.Participativas 3.Activas 4.Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1 a OA5 2.Participativas na elaboração e discussão do Projecto - OA2 a OA7 3.Activas com a realização das várias fases dos trabalhos de grupo - Todas 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, como consta no Planeamento das Aulas - OA1 a OA6

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baynast,Arnaud et all, MERCATOR 25 ANOS- o Marketing na era digital, D. Quixote, 2018

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia recomendada nas áreas/disciplinas específicas do curso, de acordo com cada Projeto específico.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16