Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa desenvolver um conjunto de competências que permitam compreender e interpretar o funcionamento do mercado de trabalho, utilizando uma lógica de raciocínio própria da ciência económica. Para isso serão apresentados modelos teóricos utilizados pelos economistas relativos ao funcionamento daquele mercado, assim como dados estatísticos e resultados retirados de trabalhos empíricos e a sua interpretação ao abrigo das teorias estudadas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 Compreender os principais modelos teóricos usados pelos economistas para descrever o funcionamento do MT, nomeadamente na explicação da quantidade e qualidade do emprego e do desemprego OA2 Conhecer e usar conceitos e indicadores necessários no estudo do MT OA3 Descrever as principais dinâmicas recentes do MT português OA4 Avaliar criticamente os principais modelos teóricos, apresentando vantagens e limitações e explorando as relações com a evidência empírica OA5 Analisar os principais desafios contemporâneos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Emprego e desemprego: conceitos e dinâmicas recentes CP1 - Conceitos e indicadores de emprego e desemprego CP2 - Tendências recentes de emprego e desemprego 2. Emprego e desemprego: Quadros teóricos CP3 - O modelo neoclássico do mercado de trabalho e suas aplicações CP4 - O modelo keynesiano: crescimento e emprego e as controvérsias acerca da luta contra o desemprego na EU 3. Trabalho e emprego numa perspectiva institucionalista CP5 - Mercados de trabalho internos, segmentação do mercado de trabalho 4. Os desafios da transição digital e da transição ecológica CP6 - Efeitos da evolução tecnológica e da transição digital no trabalho e no emprego
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: Os pontos CP1 e CP2 estão associados aos OA2 e OA3 porque se focam na apresentação dos principais indicadores do mercado de trabalho e também numa descrição da sua evolução recente. Os pontos CP3, CP4 e CP5 estão associados aos OA1 e OA4 porque visam apresentar e promover uma reflexão crítica acerca dos principais modelos teóricos usados pelos economistas do trabalho. O ponto CP6 está associado ao OA5 porque visa analisar os principais desafios contemporâneos, nomeadamente as transições digital e ecológica.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Nota = [Frequência]*60% +[apresentação e disucssão em sala de aula]*40% A apresentação aborda um tema proposto pelo docente. Pede-se a recolha e a análise de bibliografia. A frequência tem uma nota mínima eliminatória de oito (8) valores. Avaliação por exame: Os alunos também podem optar por exame final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico práticas. Os alunos são chamados a participar activamente. As aulas terão os seguintes elementos: 1) O docente expõe o problema, apresenta factos e/ou dados e sistematiza as várias teorias económicas; 2) Procura-se, em conjunto, explicações para o problema; 3) São apresentadas aplicações das várias teorias a situações e/ou políticas concretas; 4) São apresentados dados com vista a verificar da pertinência das explicações teóricas, num exercício de avaliação crítica das teorias.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino adoptada permite não só transmitir conceitos e quadros de referência teóricos relevantes (OA1) como estimular a análise de dados estatísticos (OA2, OA3) e ajudar o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis (OA4 e OA5). A elaboração da apresentação e discussão permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação empírica (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais: - Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston. - Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London. 2. Lopes, Helena (2019): Apontamentos Módulo1. (Disponível no e-learning). 3. MTSS (2016): Livro Branco das Relações Laborais, Lisboa, MTSS. 4. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp.77-100 Helena Lopes e João Ceejeira (coord.), Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, 2023, Almedina,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Autor, D. (2022): The labor market impacts of technological change, NBER Working-Paper 30074. - Carvalho da Silva, M; Hespanha, P.; Caldas, J (ed) (2017): Trabalho e polìticas de emprego, Oservatório das Crises e Alternativas, Coimbra:CES. - Centeno Mário (2013): O trabalho - Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - European Commission: (2019): Employment and social developments in Europe Report ? 2019; Office for official publications of the European Communities, Luxembourg. - Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102. - Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58. - Ribeiro Mendes, Fernando (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Santos Bob and Fernandes Sofia (2015): Internal devaluation and unemployment: the case of Portugal, Policy Paper 154, Jacques Delors Institute Sites Internet : - http://europa.eu.int; http://epp.eurostat.cec.eu.int; www.gep.mtss.gov.pt; www.oecd.org; www.ine.pt; www.bportugal.pt; www.ilo.org/lisbon
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-20