Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L1907
Acrónimo :
L1907
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
4.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver um conjunto de competências que permitam compreender e interpretar o funcionamento do mercado de trabalho, utilizando uma lógica de raciocínio própria da ciência económica. Para isso serão apresentados modelos teóricos utilizados pelos economistas relativos ao funcionamento daquele mercado, assim como dados estatísticos e resultados retirados de trabalhos empíricos e a sua interpretação ao abrigo das teorias estudadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: 1 Compreender os principais modelos teóricos usados pelos economistas para descrever o funcionamento do MT, nomeadamente na explicação da quantidade e qualidade do emprego e do desemprego 2 Conhecer e usar conceitos e indicadores necessários no estudo do MT 3 Descrever as principais dinâmicas recentes do MT português 4 Avaliar criticamente os principais modelos teóricos, apresentando vantagens e limitações e explorando as relações com a evidência empírica 5 Caracterizar e distinguir os vários modelos sociais na Europa, articulando-os com o funcionamento do MT

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Emprego e desemprego: conceitos e dinâmicas recentes CP1 - Conceitos e indicadores de emprego e desemprego CP2 - Tendências recentes de emprego e desemprego 2. Emprego e desemprego: Quadros teóricos CP3 - O modelo neoclássico do mercado de trabalho e suas aplicações CP4 - O modelo keynesiano: crescimento e emprego e as controvérsias acerca da luta contra o desemprego na EU 3. Trabalho e emprego numa perspectiva institucionalista CP6 - Mercados de trabalho internos, segmentação do mercado de trabalho CP7 - Democracia industrial 4. Os desafios da transição digital e da transição ecológica CP8 - Efeitos da evolução tecnológica e da transição digital no trabalho e no emprego

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2, 3 CP 2 - OA 2, 3 CP 3 - OA 1, 4 CP 4 - OA 1, 4 CP 5 - OA 1, 4, CP 6 - OA 1, 4, 5 CP 7 - OA 5 CP 8 - OA 5

Avaliação / Assessment


Nota = [Frequência]*50% +[trabalho de grupo]*50% O trabalho de grupo aborda um tema proposto pelo docente. Pede-se a recolha e a análise de bibliografia e de dados estatísticos para alem dos textos indicados pela docente. O trabalho será apresentado e discutido na aula. A frequência tem uma nota eliminatória de 7 ou menos. Os alunos também podem optar por exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico práticas. Os alunos são chamados a participar activamente. As aulas terão os seguintes elementos:1)O docente expõe o problema, apresenta factos e/ou dados e sistematiza as várias teorias económicas; 2)Procura-se, em conjunto, explicações para o problema; 3)São apresentadas aplicações das várias teorias a situações e/ou políticas concretas; 4)São apresentados dados com vista a verificar da pertinência das explicações teóricas, num exercício de avaliação crítica das teorias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adoptada permite não só transmitir conceitos e quadros de referência teóricos relevantes (OA1, OA4, OA5) como estimular a análise de dados estatísticos (OA2, OA3) e ajudar o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis (OA4, OA5, OA6). A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação empírica (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5)

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais: - Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston. - Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London. 2. Lopes, Helena (2019): Apontamentos Módulo1. (Disponível no e-learning). 3. MTSS (2016): Livro Branco das Relações Laborais, Lisboa, MTSS. 4. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp.77-100 Helena Lopes e João Ceejeira (coord.), Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, 2023, Almedina,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Autor, D. (2022): The labor market impacts of technological change, NBER Working-Paper 30074. - Carvalho da Silva, M; Hespanha, P.; Caldas, J (ed) (2017): Trabalho e polìticas de emprego, Oservatório das Crises e Alternativas, Coimbra:CES. - Centeno Mário (2013): O trabalho - Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - European Commission: (2019): Employment and social developments in Europe Report ? 2019; Office for official publications of the European Communities, Luxembourg. - Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102. - Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58. - Ribeiro Mendes, Fernando (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Santos Bob and Fernandes Sofia (2015): Internal devaluation and unemployment: the case of Portugal, Policy Paper 154, Jacques Delors Institute Sites Internet : - http://europa.eu.int; http://epp.eurostat.cec.eu.int; www.gep.mtss.gov.pt; www.oecd.org; www.ine.pt; www.bportugal.pt; www.ilo.org/lisbon

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16