Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2004
Acrónimo :
L2004
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Electrónica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sinais e sistemas no domínio contínuo. Elementos da teoria de sinal. Fundamentos de eletrónica: filtros analógicos.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1: Familiarização dos alunos com os principais algoritmos de processamento digital de sinais no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. OG2: Aprender uma nova linguagem de programação para sistemas de processamento digital de sinais. OG3: Projeto, implementação e programação de plataformas de processamento digital de sinais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Baseado no conteúdo da unidade curricular o aluno deverá estar apto a: OA1. Compreender, projetar e implementar a análise de sinal digital no domínio tempo e no domínio frequência utilizando plataformas de aquisição de dados e plataformas de tempo real com DSP. OA2. Compreender o funcionamento dos filtros digitais e realizar o projeto e a implementação de filtros digitais. OA3. Compreender e saber utilizar linguagens de programação e ferramentas software associadas ao processamento digital de sinais. OA4. Desenvolver sistemas de processamento digital de sinal baseados plataformas básicas I/O e plataformas de tempo real com DSP.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Sinais analógicos e digitais, plataformas real-time param processamento digital de sinal, vantagens e desvantagens do processamento de sinal; CP2 Conversão analógico digital: Amostragem, quantização e codificação. CP3 Conversores Analógico Digital e Digital Analógico CP4 Analise no domínio tempo; CP5 Análise em frequência; CP6 Hardware e Software para sistemas de processamento digital de sinal: Programação em LabVIEW da MyDAQ, MyDSP CP7 Filtros digitais: filtros com resposta impulsiva finita (FIR) e infinita (IIR) - projeto e a implementação; CP8 Aplicações de processamento digital de sinais: processamento de áudio, análise espectral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA) realiza-se de seguinte forma: CP1,CP2, CP3, CP4, CP5: OA1 CP6, CP7: OA2 CP5, CP6: OA3 CP5, CP6, CP7, CP8: OA4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Laboratório incluindo o relatório de trabalho (40%) + teste (60%) na 1a Epoca de exames. Nota mínima no laboratório: 8 Nota mínima no teste 8 Avaliação por exame (1a epoca, 2a epoca, e epoca especial de exames) componente teórico prática, exercícios (80%) +componente de avaliação dos conhecimentos da atividade laboratorial (20%). Asiduidade recomendada para poder realizar a avaliação periodica - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar/compensar as aulas de laboratório em falta.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia recomendada, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas. Nas aulas serão utilizados principalmente LabVIEW e software on-line para auxiliar o projeto de filtros analógicos e digitais e programar os algoritmos para sistemas de processamento de sinal. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas os diapositivos apresentados nas aulas, exemplos de implementações software, e exercícios resolvidos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Considerando a presente UC de grande importância para formação dos alunos na área de processamento de sinal mas também na área de sistemas de processamento de tempo real, como também a necessidade de desenvolver ao nível de alunos aptitudes praticas e de resolução de problemas foi considerada a realização de um número de cinco trabalhos de laboratórios com carácter obrigatório sendo nessas aulas aplicadas os conhecimentos obtidas durante as aulas teóricas e teórica-praticas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Octavian Postolache, Diapositivos de Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS), ISCTE 2014; - Octavian Postolache, EPPDS: Guia de laboratórios, ISCTE, 2014; - Octavian Postolache, EPPDS Exercicios resolvidos 2014; - MyDAQ manual de utilizador; - LabVIEW DSP Module User Manual; EMONA, MyDSP – Signals & Systems With MyDAQ, 2023, null, https://www.emona-tims.com/emona-product/mydsp/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999 - Rulph Chassaing, Digital Signal Processing and Applications with the C6713 and C6416 DSK, Wiley-IEEE Press, 2008 - Corry L Clark, LabVIEW Digital Signal Processing and Digital Communication, McGraw Hill Professional, 2005. - National Instruments, LabVIEW Digital Filter Design Toolkit, NI Press 2005.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16