Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Electrónica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sinais e sistemas no domínio contínuo. Elementos da teoria de sinal. Fundamentos de eletrónica: filtros analógicos.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1: Familiarização dos alunos com os principais algoritmos de processamento digital de sinais no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. OG2: Aprender uma nova linguagem de programação para sistemas de processamento digital de sinais. OG3: Projeto, implementação e programação de plataformas de processamento digital de sinais
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Baseado no conteúdo da unidade curricular o aluno deverá estar apto a: OA1. Compreender, projetar e implementar a análise de sinal digital no domínio tempo e no domínio frequência utilizando plataformas de aquisição de dados e plataformas de tempo real com DSP. OA2. Compreender o funcionamento dos filtros digitais e realizar o projeto e a implementação de filtros digitais. OA3. Compreender e saber utilizar linguagens de programação e ferramentas software associadas ao processamento digital de sinais. OA4. Desenvolver sistemas de processamento digital de sinal baseados plataformas básicas I/O e plataformas de tempo real com DSP.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Sinais analógicos e digitais, plataformas real-time param processamento digital de sinal, vantagens e desvantagens do processamento de sinal; CP2 Conversão analógico digital: Amostragem, quantização e codificação. CP3 Conversores Analógico Digital e Digital Analógico CP4 Analise no domínio tempo; CP5 Análise em frequência; CP6 Hardware e Software para sistemas de processamento digital de sinal: Programação em LabVIEW da MyDAQ, MyDSP CP7 Filtros digitais: filtros com resposta impulsiva finita (FIR) e infinita (IIR) - projeto e a implementação; CP8 Aplicações de processamento digital de sinais: processamento de áudio, análise espectral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA) realiza-se de seguinte forma: CP1,CP2, CP3, CP4, CP5: OA1 CP6, CP7: OA2 CP5, CP6: OA3 CP5, CP6, CP7, CP8: OA4
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Laboratório incluindo o relatório de trabalho (40%) + teste (60%) na 1a Epoca de exames. Nota mínima no laboratório: 8 Nota mínima no teste 8 Avaliação por exame (1a epoca, 2a epoca, e epoca especial de exames) componente teórico prática, exercícios (80%) +componente de avaliação dos conhecimentos da atividade laboratorial (20%). Asiduidade recomendada para poder realizar a avaliação periodica - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar/compensar as aulas de laboratório em falta.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudo individual, tendo por base a bibliografia recomendada, será orientado e apoiado pela realização de aulas teórico-práticas. Nas aulas serão utilizados principalmente LabVIEW e software on-line para auxiliar o projeto de filtros analógicos e digitais e programar os algoritmos para sistemas de processamento de sinal. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas os diapositivos apresentados nas aulas, exemplos de implementações software, e exercícios resolvidos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Considerando a presente UC de grande importância para formação dos alunos na área de processamento de sinal mas também na área de sistemas de processamento de tempo real, como também a necessidade de desenvolver ao nível de alunos aptitudes praticas e de resolução de problemas foi considerada a realização de um número de cinco trabalhos de laboratórios com carácter obrigatório sendo nessas aulas aplicadas os conhecimentos obtidas durante as aulas teóricas e teórica-praticas.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Octavian Postolache, Diapositivos de Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS), ISCTE 2014; - Octavian Postolache, EPPDS: Guia de laboratórios, ISCTE, 2014; - Octavian Postolache, EPPDS Exercicios resolvidos 2014; - MyDAQ manual de utilizador; - LabVIEW DSP Module User Manual; EMONA, MyDSP – Signals & Systems With MyDAQ, 2023, null, https://www.emona-tims.com/emona-product/mydsp/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999 - Rulph Chassaing, Digital Signal Processing and Applications with the C6713 and C6416 DSK, Wiley-IEEE Press, 2008 - Corry L Clark, LabVIEW Digital Signal Processing and Digital Communication, McGraw Hill Professional, 2005. - National Instruments, LabVIEW Digital Filter Design Toolkit, NI Press 2005.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16