Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2103
Acrónimo :
L2103
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Física e Electromagnetismo

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Mecânica e Electricidade tem por objectivo principal proporcionar aos alunos uma formação básica em termos de cálculo na óptica das ciências de engenharia. Procura também destacar o papel fundamental da Física (mecânica, gravitação, electricidade, magnetismo) e Electrotecnia (análise de circuitos com componentes passivos lineares) na formação dos alunos e a sua importância para as diversas disciplinas de engenharia do curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto. OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia. OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico. OA 4 - Compreender o conceito de campo e analisar problemas simples envolvendo os campos eléctrico e magnético. OA 5 - Compreender e analisar circuitos eléctricos simples envolvendo resistências, condensadores e bobinas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Modelos, Unidades e Cálculo CP 2. Movimento unidimensional CP 3. Movimento bi-dimensional CP 4. Leis de Newton CP 5. Energia CP 6. Energia Potencial CP 7. Gravitação e Campos de Forças CP 8. Campo eléctrico CP 9. Potencial eléctrico CP 10. Corrente Eléctrica e Resistência CP 11. Capacidade e dieléctricos CP 12. Campo magnético e bobinas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos da disciplina de Mecânica e Electricidade estão em coerência com os objectivos da unidade curricular podendo establecer-se as seguintes correspondências: - CP 1, CP 2, CP 3 e CP 4 -> OA 1 - CP 5, CP 6 e CP 7 -> OA 2 - CP 7 -> OA 3 - CP 8, CP 9 e CP 12 -> OA 4 - CP 10, CP 11 e CP 12 -> OA 5

Avaliação / Assessment


A disciplina pode ser realizada de duas maneiras: i) Avaliação por exame Prova escrita no final do semestre, numa das épocas de avaliação disponíveis ii) Avaliação periódica Dois testes escritos + 10 mini-testes online realizados ao longo do semestre (30 minutos cada) - 6 obrigatórios. O 1.º teste é realizado no decorrer do semeste. O 2.º teste é realizado no dia do 1.º exame. A nota final é calculada como 0.9*(T1 + T2) / 2 + 0.1 * MT, onde MT é a nota dos mini-testes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos da UC são expostos através de aulas teóricas, e sempre que possível são ilustrados com exemplos práticos. Os alunos são motivados a aplicar as competências adquiridas em aulas práticas semanais, onde o aluno aprende e resolve por si próprio diversos exercícios. Sugere-se um tempo de trabalho autónomo de cerca de 3 horas semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria, e resolução de exercícios propostos. Existem também sessões de apoio individual, sempre que solicitadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da UC e representam uma aposta numa exposição cuidada das temáticas da disciplina e no uso extensivo de exercícios ao longo do semestre, fundamentais para o envolvimento dos alunos na disciplina. Por outro lado, a existência de aulas de apoio tutorial e a existência da plataforma e-learning (onde são disponibilizados os materiais de apoio da disciplina), flexibiliza a atividade dos estudantes, permitindo-lhes uma utilização mais racional do tempo disponível. Ao serem confrontados semanalmente com aulas práticas para resolução de exercícios e um teste de avaliação (facultativo) a meio do semestre, os alunos podem testar os seus conhecimentos de forma colaborativa (apenas aplicável às aulas práticas) ou individual, e ter assim uma medida do seu progresso ao longo do semestre. O exame final (que é equivalente à realização de dois testes), englobando as temáticas de toda a UC, permite uma assimilação adequada e eficaz das competências associadas aos objetivos.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível no e-learning. A disciplina é leccionada em Português. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Physics for Scientists and Engineers, 9th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática) - Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário) - Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário) - Princípios de Física, Volume 3, Eletromagnetismo, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson, disponível na livraria do ISCTE. (Tradução em Português do Brasil da 3ª Edição do Livro da Cadeira) - Princípios de Física, Volume 1, Mecânica Clássica, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson, disponível na livraria do ISCTE. (Tradução em Português do Brasil da 3ª Edição do Livro da Cadeira)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16