Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- domínio da geometria descritiva; - competências gerais de desenho; - conhecimento básico de história de arte e arquitectura.
Objetivos Gerais / Objectives
A disciplina de Arquitetura I constitui uma primeira aproximação ao processo de projeto através da simulação de exercícios práticos de cariz abstrato por contraponto a formas codificadas de arquitetura com os seguintes objetivos: 1.Identificação do plano disciplinar da arquitetura: do território em que opera, das ferramentas de que se socorre, da relação com outras áreas disciplinares; 2.Investigação conceptual de problemas espaciais e valorização da importância do processo criativo enquanto permanente aferição crítica entre conceção e produção; 3.Interpretação da relação entre espaço e programa. Exploração de relações visuais e espaciais, de espaços relacionais e sequências espaciais; 4.Reconhecimento da relação entre estrutura e materialidade, entre caracterização e perceção; 5.Representação, organização e apresentação gráfica de um processo de arquitetura; estruturação de um discurso escrito e oral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do semestre o aluno deverá demonstrar capacidade de: OA1 - Identificação dos elementos primários do espaço em arquitectura; OA2 - Exploração dos princípios básicos de organização e composição espacial; OA3 - Manipulação dos conceitos de proporção e escala; OA4 - Interpretação criativa de um programa enquanto definição e diferenciação espacial; OA5 - Relação entre lógica construtiva e lógica constitutiva de um projecto; OA6 - Desenvolvimento de ferramentas gráficas bidimensionais e tridimensionais próprias da disciplina enquanto elementos fundamentais do raciocínio arquitectónico e sua comunicação; OA7 - Domínio dos princípios básicos do desenho técnico enquanto sistema de representação codificada (plantas, cortes e alçados) e da expressividade do desenho rigoroso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa divide-se em 4 blocos temáticos que informam o desenvolvimento dos exercícios: CP1 Enquadramento e abordagem à problemática da arquitetura 1.1.Enquadramento e definição da disciplina. CP2 Espaço arquitetónico: imaginado, percecionado, concebido 2.1.Os elementos primários do espaço; 2.2.Princípios básicos de organização e composição espacial; 2.3.Proporção e Escala. CP3 Programa espacial 3.1.Configurações formais e seus potenciais de ocupação; 3.2.Sequências espaciais, fronteiras e circulação; a perspetiva em arquitetura. CP4 Materialidade e estrutura 4.1.Qualidades do espaço: materialidade; textura; luz/sombra; cor; 4.2.Relação entre estrutura interna e superfície externa; 4.3.Relação entre estrutura física e conceptual. CP5 Representação 5.1.Ferramentas generativas do projeto arquitetónico: registos bidimensionais e tridimensionais; 5.2.Princípios básicos do Desenho Técnico; 5.3.Apresentação, representação e comunicação de um projeto - princípios básicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdos programáticos (CP) - Objectivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7; CP2 - OA1, OA2, OA3; CP3 - OA4 CP4 - OA5 CP5 - OA6, OA7.
Avaliação / Assessment
A Uc é de prática laboratorial, a avaliação é contínua, implicando uma presença mínima de 70% nas aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todos os exercícios nas datas definidas, e a apresentação a um painel júri final composto pelos docentes da UC e um convidado. Ao longo do semestre são realizados três exercícios, e a nota final resulta da seguinte ponderação: 70%exercícios+10%participação na aula+20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. Nos trabalhos desenvolvidos os alunos deverão demonstrar constância, criatividade e coerência na investigação dos temas e desenvolvimento das propostas; capacidade de comunicação gráfica, escrita e oral; rigor na apresentação do processo de trabalho. Não existe exame de melhoria de avaliação. A nota mínima para aceder à avaliação final é de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são laboratoriais, perfazendo um total de 12 semanas letivas. No decorrer das aulas existiram momentos teóricos de suporte aos temas objetivados no programa geral da unidade curricular, informando os exercícios práticos a desenvolver. A caracterização e sequência dos exercícios, bem como dos momentos teóricos que os informam, permitem a apreensão genérica dos parâmetros e princípios que contribuem para o pensamento e prática arquitetónica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os conteúdos teóricos são testados ao longo do semestre pelos alunos em 3 exercícios a desenvolver nas aulas com acompanhamento e crítica de cada docente. A avaliação da aprendizagem da UC é feita a partir dos exercícios elaborados pelo aluno ponderando a sua capacidade de execução e a sua evolução ao longo do semestre. A execução dos trabalhos práticos permitirá ao aluno compreender a relação entre o domínio teórico e a sua aplicação prática.
Observações / Observations
Sempre que se considerar pertinente serão propostos exercícios de curta duração (por exemplo workshops)com o objectivo de relacionar, antecipar ou colmatar problemas relacionados com o programa do semestre.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zevi, Bruno, Saber ver a Arquitectura, Lisboa: Arcádia. 1996 Pallasmaa, J., The eyes of the skin. Architecture and the senses. Chichester: John Wiley & Sons. 2005 Zumthor, P., Atmosferas Barcelona: Ed. Gustavo Gili. 2006 Távora, F., Da organização do Espaço Porto: Ed. FAUP. 1996 Tanizaki, J., Elogio da Sombra Relógio d'Agua Ed. Lisboa. 1999 Solà-Morales, I., Intróduccion a la Arquitectura. Conceptos fundamentals Barcelona: Ed. UPC. 2000 Niemeyer, Ó., Conversa de arquitecto Porto: Campo das Letras. 1997 Munari, B., Fantasia. Invenção, Criatividade e Imaginação na Comunicação Visual Lisboa: Ed. Presença. 2007 Hertzberguer. H., Lessons for Students in Architecture Rotterdam: 010 Publishers. 2005 Focillon, H., A Vida das Formas Lisboa Ed. 70. 2000 Le Corbusier. Por uma arquitectura São Paulo: Ed. Perspectiva. 2006 Baeza, A. C., A Ideia Construída Casal de Cambra: Ed. Caledscópio. 2004
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zevi, Bruno, Saber ver a Arquitectura, Lisboa: Arcádia. 1996 Rodrigues, Maria João Madeira, Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura, Lisboa: Editorial Quimera. 2002 Rodrigues, Maria João Madeira, O que é Arquitectura?, Lisboa:Editora Quimera. 2001 Rodrigues, Ana L. Madeira, O desenho: ordem do pensamento arquitectónico, Lisboa:Estampa. 2000 Quaroni, Ludovico, Proyectar un Edifício: ocho lecciones de arquitectura, Madrid: Xarait Ediciones. 1980 Meiss, Pierre Von, De la Forme au Lieu: une introdution a l'étude de l'Architecture, Lausanne: Presses Polytecniques et Universitaires Romandes. 1993 Hearn, il, Ideas que han configurado edificios, Barcelona: Editorial Gustavo Gili. 2006 Giedion, Sigfried, Espaço, Tempo e Arquitectura, São Paulo: Martins Fontes. 2004 Frampton, Kenneth, Rappel à l'ordre, the case for the Tectonic, in Architectural Design 60. 1990 Fusco, Renato de, A ideia de Arquitectura , Edições 70, Lisboa. 1984 Cunha, Luis Veiga da Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1994
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16