Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aprovação na Unidade Curricular Arquitectura VI
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos do primeiro ano do 2º ciclo centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para: 1. Desenvolver a capacidade de elaborar uma leitura crítica e integrada de um território urbano concreto em processo de transformação e requalificação. 2. Propor e desenvolver uma estratégia geral e os programas de regeneração urbana e arquitectónica do território. 3. Trabalhar os objectivos, definidos em 1 e 2, num processo de simultaneidade e interacção. 4. Desenvolvimento e comunicação de uma síntese de projecto que estabeleça o cruzamento de componentes formais, construtivas e estruturais. 5. Exploração das potencialidades da relação entre os processos de concepção de projecto e a sua representação gráfica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver simultaneamente os trabalhos a várias escalas de concepção e projecto explorando as múltiplas articulações possíveis desde as escalas do território às dos projectos dos edifícios e vice-versa. OA2. Desenvolver o seu trabalho com base no entendimento do lugar e do contexto, dos seus problemas/potencialidades, nas diferentes estruturas naturais, construídas e humanas, com especial atenção à sua evolução ao longo das diferentes épocas históricas. OA3. Propor uma estratégia geral de intervenção em que a articulação entre o espaço público, edificado e não edificado, cumpra a sua função eminentemente estruturante. OA4. Investigar e desenvolver as soluções arquitectónicas que melhor cumprem os objectivos de requalificação e regeneração do território proposto. Analisar e equacionar os locais a intervencionar com exactidão e rigor, integrando os valores patrimoniais existentes na estratégia de intervenção.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Leitura crítica do território: espaços sem construção, vazios urbanos, estrutura paisagística, redes de mobilidade, infra-estruturas e massa construída. CP2. Morfologias urbanas, espaços públicos e privados, edifícios excepcionais e "correntes", as sobreposições de ocupação do território ao longo do tempo. CP3. Relevância da conjugação/sobreposição da estrutura da propriedade, modos de produção e opções políticas na construção da forma arquitectónica da cidade. CP4. As tipologias edificadas: massa construída/espaço vazio, público e privado, organização interna (distribuição vertical e horizontal, espaços servidores e servidos), forma arquitectónica. CP5. Demonstração da viabilidade ética e estética das soluções propostas. CP6. Demonstração da exequibilidade construtiva, espacial, formal, energética e de sustentabilidade das propostas. CP7. Viagens de estudo a edifícios e espaços públicos que se enquadram nos temas do Exercício.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente UC os objectivos de aprendizagem (AO) concretizam-se em conteúdos do programa (CP). As relações estabelecem-se de acordo com o seu alinhamento vertical, contudo o desenvolvimento das propostas de intervenção desenvolvem-se num processo que estabelece múltiplas possibilidades de combinação entre AO e CP (ver ?Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da UC?) OA1 ? CP1 OA2 ? CP2 OA3 ? CP3 OA4 ? CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As UC s do 1º semestre do 4º ano formam, no seu conjunto, um tempo longo de reflexão e trabalho, durante o qual os alunos são apoiados na procura/descoberta dos caminhos que individualmente e em grupo mais fortemente os motivem. O processo de ensino aprendizagem é baseado em aulas de prática laboratorial, complementadas por um seminário semanal sobre os temas e módulos do programa. Os factores de avaliação são complementados pelos enunciados dos exercicios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As unidades curriculares de projecto de arquitectura do 4º ano organizam-se em aulas de prática laboratorial em que se desenvolve a aprendizagem com base no processo de "aprender fazendo". Este processo tem como suporte o cruzamento e convergência dos conhecimentos adquiridos quer na presente UC, quer nas restantes unidades curriculares do MIA. Assim, o 4º ano do MIA constitui-se como síntese geral das competências adquiridas, que se materializa no ano que estabelece a transição entre a licenciatura e a fase final do mestrado integrado. A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem desenvolvem-se numa estreita relação entre: as capacidades de cada aluno e os seus conhecimentos, o desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo e de autoconhecimento, bem como ao modo como estas componentes se articulam e progridem no decurso do período lectivo. De acordo com o exposto o processo de ensino/aprendizagem desenvolve-se em aulas de prática laboratorial e nos seminários/conferências sobre os temas e módulos do programa. No âmbito das aulas e seminários serão analisados, em grupo, casos de estudo relacionados com os temas do trabalho. Deste modo será possível estabelecer o cruzamento e interacção entre as componentes de carácter teórico com a prática desenvolvida nas propostas dos alunos. Atendendo a que o desenvolvimento dos objectivos e a aplicação prática dos conteúdos programáticos se envolvem num processo não linear, pleno de avanços e recuos, caracterizado pela permanente interacção dos factores envolvidos na elaboração da síntese projectual, não é possível estabelecer uma relação unívoca e directa entre os objectivos de aprendizagem (AO) e o programa (CP). As relações que se estabelecem, na definição da proposta final, são de carácter dinâmico e interactivo. Na síntese final da estratégia de projecto arquitectónico, a apresentar por cada aluno, não se trata de encontrar a solução ideal que responda a cada um dos factores individualmente; trata-se antes de investigar/descobrir a melhor relação entre os conteúdos e a forma arquitectónica, ou seja entre o quadro de temas e factores seleccionados para o desenvolvimento da proposta e sua concretização material e formal. Não sendo um processo arbitrário ou aleatório a lógica da proposta constrói-se numa trama de relações que se definem e redefinem na construção da proposta. De acordo com o exposto, considera-se que o alinhamento das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem (AO) se realiza numa perspectiva dinâmica, que se caracteriza pelo cruzamento de três níveis de intervenção: urbano, arquitectónico e construtivo, ou no sentido inverso construção, edificado e cidade.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
SOLÀ-MORALES, Ignasi de (2002) - Territorios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili MONEO, Rafael (2004) - Theoretical anxiety and design strategies in the work of eight contemporary architects. Cambridge: MIT Press PANERAI, Philippe [et al.] (1980) - Elements d'analyse urbaine. Bruxelles: Archives d' Architecture Moderne. GREGOTTI, Vittorio (1972) - Território da arquitetura. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva. BACON, Edmund (1967) - Design of cities. London: Thames & Hudson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ROSSI, Aldo (1977) - A arquitectura da cidade. Lisboa: Cosmos NORBERG-SCHULZ, Christian (1979) - Intenciones en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili MAGALHÃES, Manuela Raposo (2001) - A arquitectura paisagista morfologia e complexidade. Lisboa: Estampa. KOSTOF, Spiro (1999) - The city assembled. London: Thames & Hudson. KOSTOF, Spiro (1991) - The city shaped urban paterns and meanings through history. London: Thames & Hudson. DOMINGUES, Álvaro (2006) - Cidade e democracia, 30 anos de transformação urbana em Portugal. Lisboa: Argumentum. CABRAL, Francisco Caldeira; TELLES, Gonçalo Ribeiro (1999) - A árvore em Portugal. Lisboa: Assírio & Alvim. AYMONINO, Carlo (1984) - O significado das cidades. Vila da Feira: Presença.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-02