Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2245
Acrónimo :
L2245
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
108.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
190.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Precedências requeridas: Arquitectura II

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular baseia-se no desenvolvimento de um conjunto de competências a adquirir pelos alunos mediante a sedimentação de uma capacidade crescente de posicionamento perante a complexidade do exercício do projecto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos visados incidirão fundamentalmente: OA1 - Na aproximação à prática projectual, procurando que o aluno reconheça nas diferentes relações e interacções entre as categorias do programa, território, contexto, técnica, espaço e forma, a definição de arquitecturas qualificadas; OA2 - Na abordagem ao conhecimento dos materiais, sistemas construtivos e tecnologias de construção e a sua respectiva articulação com a metodologia projectual; OA3 - No desenvolvimento do domínio conceptual e operativo das técnicas e processos de representação e comunicação, bem como no entendimento da relevância do seu papel na prática projectual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O percurso pedagógico proposto, analítico e critico, estrutura-se em três objectivos programáticos: CP1 - Concepção de edifícios de utilização colectiva, ou de habitação unifamiliar, de pequena escala. CP2 - Articulação entre as exigências do programa apresentado e a especificidade do lugar atendendo às características morfológicas, topológicas e topográficas da área de intervenção CP3 - desenvolvimento do Projecto entendido como um conjunto coordenado de peças escritas, desenhadas, maquetas e outros elementos que viabilizem a definição e o dimensionamento do conjunto proposto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos da Unidade Curricular entendidos como competências a adquirir pelos alunos articulam-se com os conteúdos programáticos mediante o exercício do projecto. A coerência desta articulação será aferida a partir: 1. da capacidade do aluno em interpretar um lugar e um programa; 2. da capacidade de construção de um objecto arquitectónico coerente, funcional e expressivo ; 3. da compreensão e pertinência dos materiais e processos construtivos convocados.

Avaliação / Assessment


Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem estabelece-se no encontro da reflexão teórica com a prática do projecto. Na componente teórica valorizar-se-à sobretudo a apresentação e discussão de casos de estudo, associados ao tema do exercício. Na componente prática desenvolver-se-á a prática do projecto, entendida como construção de uma síntese articulada de relações: espaciais, funcionais e expressivas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adoptada procura situar o aluno diante da tensão dia-lógica entre um «saber de fazer» e um «fazer de saber». A exposição prolongada ao exercício do projecto promove a primeira; a análise e estudo da arquitectura consolida a segunda.

Observações / Observations


Os alunos deverão demonstrar constância, criatividade e coerência na investigação dos temas e desenvolvimento das propostas; capacidade de comunicação gráfica, escrita e oral; rigor na apresentação do processo de trabalho.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


. On Architecture: https://www.onarchitecture.com . A Serie of Rooms: https://aserieofrooms.com . Socks Studio: https://socks-studio.com . Atlas of Places: https://www.atlasofplaces.com . Drawing Matter: https://drawingmater.org . The Architectural Review: https://www.architectural-review.com . Zumthor, P. (2006). Atmosferas. Barcelona: Editorial G.G. . Távora, F. (1996). Da Organização do Espaço. Porto: FAUP Publicações. . Rem Koolhaas, R. (1996). Conversation with students. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. . Kahn, L. (1998). Conversation with students. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. . Hertzberger, H. (2000). Space and the Architect: Lessons in Architecture 2, Roterdão: 010 Publishers. . Hertzberger, H. (2005). Lessons for Students in Architecture, Roterdão: 010 Publishers. . Correia, L. (2021). Livro Verde: Contra-Arquitectura, Re-construir a Realidade, Lisboa: efabula.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


. Peters, N. (2007), Jean Prouvé 1901-1984 A Dinâmica da Criação. Germany: Tachen. . Of Houses: https://ofhouses.com . Sulzer, P. (2005). Jean Prouvé, Oeuvre complète/ Complete Works Volume 4: 1954 ? 1984. Basel: Birkhauser. . Santamaría Mena, Sarah, (s.d), Maison Jours Meilleurs. htpp://amisdiocesesahras.free.fr . What is a House for: https://www.whatisahousefor.com . Moreira, I. (2007) Petit Cabanon, Opúsculo 7, DAFNE editora, Porto, edição André Tavares. www.dafne.com.pt . Le Corbusier [1923], Une Petit Maison. Basel: Birkhäuser¬ Publishers for Architecture. . Gray, E. e Badovici, J., et alt. (2021). E1027: Maison em bord de mer, (fac-similé de L´Architecture Vivante 1929), Marselha: Éditions Imbernon. . Galerie Patrick Seguin (s.d), Jean Prouve - Maison Des Jours Meilleurs Pour L'abbe Pierre. Acesso: http://www.claudinecolin.com/fr/746-galerie-patrick-seguin-jean-prouve-maison-des-jours-meilleurs-pour-l-abbe-pierre . Ando, T. (2001). Le Corbusier: Houses, Tóquio: Toto. . Adolf Loos. (..). Adolf Loos 1870-1933. Obras Y Proyectos de Adolf Loos Ejercicios de la Tecnniche Universitat Munchen. Edicion de la Demarcacion de Sevilla del C.O.A.A.O. . Ábalos, Iñaki, (2001). The Good Life: a guided visit to the houses of modernity, Barcelona: Editorial GG. EXERCÍCIO 2. Casas . Tostões, A. (ed.), 2006b. Sede e Museu Gulbenkian: a Arquitectura dos Anos 60, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . Tostões, A.; Carapinha; A. Côrte-Real, P. (2006). Gulbenkian: Arquitectura e Paisagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . Nunes da Ponte, T.; Carapinha, A. (coord.) (2015). Fundação Calouste Gulbenkian: Edifícios e Jardim, Renovação 1998-2014. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . Leonardi, Cesare; Stagi, Franca, (2019). L´Architecture des Arbres. Paris: Fondation Cartier. . FCG. (2020). Novo Jardim Gulbenkian: 12 Projetos de Arquitetura, [Galeria de Projetos]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Acesso:https://gulbenkian.pt/agenda/novo-jardim-gulbenkian-12-projetos-de-arquitetura/ . FCG. (s.d.). Arquivo Digital. Acesso: https://gulbenkian.pt/arquivo-digital-jardim/ . FCG.; Tostões, A. (coord.), (2006). Fundação Calouste Gulbenkian: Os Edifícios, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . FCG.; Carapinha, A. (coord.), (2006). Fundação Calouste Gulbenkian: O Jardim. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Acesso:https://cidadania.lisboa.pt/fileadmin/atualidade/publicacoes_periodicas/ambiente/Guia_das_25_arvores_de_Lisboa.pdf . CML (2019). 25 árvores de Lisboa. Guia ilustrado. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova. . Caldeira Cabral, F. e Ribeiro Telles, G. (1999). A Árvore em Portugal. Lisboa: Assírio e Alvim. EXERCÍCIO 1. Pequena escala - F. Calouste Gulbenkian

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16