Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2249
Acrónimo :
L2249
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
190.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Precedências requeridas: Arquitectura III.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Arquitectura IV, integrada numa progressão mais vasta de aquisição de competências, centra-se na abordagem ao programa de equipamentos de utilização pública, a desenvolver no contexto da cidade consolidada e sua envolvente. Os objectivos gerais visam: OG1 - Elaborar sínteses e integrar as competências adquiridas, mediante a permanente articulação da teoria e da prática. OG2 - Desenvolver a capacidade de compreensão dos problemas fundamentais da Arquitectura, enquanto espaço de interacção de conteúdos transversais a várias áreas disciplinares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos visados incidirão fundamentalmente: OA1 - Na aproximação à prática projectual, procurando que o aluno reconheça nas diferentes relações e interacções entre as categorias do programa, território, contexto, técnica, espaço e forma, a definição de arquitecturas qualificadas. OA2 - Na abordagem ao conhecimento dos materiais, sistemas construtivos e tecnologias de construção e a sua respectiva articulação com a metodologia projectual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O percurso pedagógico proposto, de suporte metodologicamente analítico e crítico, interpretará o sentido do lugar e da sua História - tanto local como global -, num primeiro momento com uma intervenção de tipo territorial, e em seguida materializando-se num exercício de projecto para um equipamento público, a localizar num terreno de propriedade pública. Os percursos a concretizar, num primeiro momento, serão integrados com o local a abordar para cumprimento do segundo exercício, ambos enquadrados em enunciado próprio, a desenvolver em etapas sucessivas e complementares, designadamente: 1. Definição de uma ideia-estratégia; 2. Relação com o tecido urbano envolvente. 3. Intervenção territorial e paisagística: proposta de acessos e percursos ao ar-livre. 4. Disposição do programa arquitectónico. 4.1. Sistema e hierarquia; 4.2. Sistema e diversidade; 4.3. Processo de composição; 4.4. Definição volumétrica; 4.5. Expressão plástica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da Unidade Curricular, entendidos como competências a adquirir pelos alunos, articulam-se com os conteúdos programáticos mediante o exercício do projecto. A coerência desta articulação será aferida a partir: 1. Da capacidade do aluno em interpretar um lugar e um programa; 2. Da capacidade de construção de um objecto arquitectónico coerente, funcional e expressivo ; 3. Da compreensão e pertinência dos materiais e processos construtivos convocados.

Avaliação / Assessment


O processo de ensino-aprendizagem estabelece-se no encontro da reflexão teórica com a prática do projecto. Na componente teórica valorizar-se-á sobretudo a apresentação e discussão de casos de estudo, associados ao tema do exercício. Na componente prática desenvolver-se-á a prática do projecto, entendida como construção de uma síntese articulada de relações: espaciais, funcionais e expressivas. | Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem estabelece-se no encontro da reflexão teórica com a prática do projecto. Na componente teórica valorizar-se-á sobretudo a apresentação e discussão de casos de estudo, associados ao tema do exercício. Na componente prática desenvolver-se-á a prática do projecto, entendida como construção de uma síntese articulada de relações: espaciais, funcionais e expressivas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adoptada procura situar o aluno diante da tensão dialógica entre um «saber de fazer» e um «fazer de saber». A exposição prolongada ao exercício do projecto promove a primeira; a análise e estudo da arquitectura consolidam a segunda.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


VENTURI, ROBERT - Complexidade e contradição em Arquitectura. São Paulo, Edição Martins Fontes, 1995 TÁVORA, FERNANDO - Da Organização do Espaço. Porto, FAUP Publicações, 1996. PORTAS, NUNO - A Cidade como Arquitectura, ed. Livros Horizonte, Lisboa, 1969.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


QUARONI, Ludovico - Proyectar un edificio, ocho lecciones de arquitectura, Barcelona, Xarait ediciones, 1987. NESBITT, Kate (ed.) - Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Antologia Teórica 1965-1995. Nova Iorque, Cosacnaify 2006. MONEO, Rafael - Inquietud Teórica y Estrategia Proyectual, Barcelona, Actar, 2006.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16