Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2269
Acrónimo :
L2269
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
190.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação em Arquitectura I

Objetivos Gerais / Objectives


Arquitectura II constitui uma aproximação ao processo de projecto através de exercícios práticos progressivamente menos abstractos com os seguintes objectivos:1.Investigar os potenciais inerentes à inteligência dos materiais, o sentido e consequências da utilização de sistemas modulares para a construção de modelos tridimensionais, a geometria como um processo generativo;2.Explorar a relação entre estrutura física e conceptual, entre estrutura interna e superfície externa;3.Interpretar um programa de forma criativa;4.Trabalhar na construção real de um espaço envolvendo-se com o processo de produção/trabalho artesanal;5.Trabalhar com um território real e analisá-lo nas suas múltiplas dimensões:6.Manipular um terreno;7.Desenvolver a capacidade de expressão e investigação através de ferramentas gráficas bidimensionais e tridimensionais próprias da disciplina;8.Organizar e apresentar graficamente um projecto e respectivo processo conceptual, bem como estruturar um discurso escrito e oral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1-Constatar o papel da materialidade na caracterização espacial e respetiva perceção;OA2-Relacionar lógica construtiva e lógica constitutiva;OA3-Distinguir os conceitos de programa e função;OA4 - Demonstrar um conhecimento básico dos processos de produção e da relação entre o homem e o espaço;OA5-Identificar a relação entre território de estudo e território de intervenção e compreender a implicação das suas leituras multidimensionais no desenvolvimento de um processo de trabalho;OA6-Compreender a arquitetura enquanto processo de transformação da paisagem;OA7-Reconhecer a importância das ferramentas gráficas de representação para o raciocínio arquitetónico;OA8-Dominar os instrumentos de comunicação e apresentação, nomeadamente o desenho técnico enquanto sistema de representação codificada;OA9-Montar um discurso arquitetónico sustentado nas relações entre forma, espaço, programa, materialidade e estrutura. Compreender a relação entre conceito, processo e materialização de uma ideia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Divide-se em 4 blocos temáticos que informam o desenvolvimento dos exercícios:CP1-Materialidade e estrutura;CP2-Espaço arquitetónico: imaginado,percecionado,concebido;CP3-Programa espacial;CP4-O lugar arquitetónico;CP5-Representação.Incidindo em programas arquitetónicos de pequena escala, o aluno responderá a questões de tipo programático, apurando o seu discurso arquitetónico na gestão das relações entre forma, espaço, função e materialidade. A escala reduzida dos temas a desenvolver permitirá uma abordagem de natureza antropológica e arquetípica na formação dos exercícios, colocando a tónica na utilização do espaço e do objeto arquitetónico criado, onde estarão presentes as preocupações intemporais da Arquitetura. Por fim, o aluno será confrontado com a contextualização do seu projeto, sendo-lhe apresentado um território físico com o qual deverá estabelecer um discurso dialogante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Conteúdos programáticos (CP) - Objectivos de aprendizagem (OA) CP1- OA1, OA2, OA4, OA9 CP2- OA1, OA2, OA3, OA4, OA9 CP3- OA3, OA9 CP4- OA5, OA6, OA9 CP5 - OA7, OA8, OA9

Avaliação / Assessment


As aulas dividem-se em teóricas e laboratoriais, perfazendo um total de 12 semanas letivas. As primeiras servirão de suporte aos temas objetivados no programa geral da unidade curricular, informando os exercícios práticos a desenvolver. A caracterização e sequência dos exercícios, bem como dos momentos teóricos que os informam, permitem a apreensão genérica dos parâmetros e princípios que contribuem para o pensamento e prática arquitetónica. | Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas dividem-se em teóricas e laboratoriais, perfazendo um total de 12 semanas letivas. As primeiras servirão de suporte aos temas objetivados no programa geral da unidade curricular, informando os exercícios práticos a desenvolver. A caracterização e sequência dos exercícios, bem como dos momentos teóricos que os informam, permitem a apreensão genérica dos parâmetros e princípios que contribuem para o pensamento e prática arquitetónica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos teóricos são testados ao longo do semestre pelos alunos em exercícios a desenvolver nas aulas com acompanhamento e crítica de cada docente. A avaliação da aprendizagem da UC é feita a partir dos exercícios elaborados pelo aluno ponderando a sua capacidade de execução e a sua evolução ao longo do semestre. A execução dos trabalhos práticos permitirá ao aluno compreender a relação entre o domínio teórico e a sua aplicação prática.

Observações / Observations


Nos enunciados dos exercícios será apresentada bibliografia específica complementar sempre que tal se justifique.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZUMTHOR, Peter."Atmosferas", GG, Barcelona, 2006. ZUMTHOR, Peter. "Thinking Architecture", Birkhauser, Basileia, 1999. REISER, Jesse and UMEMOTO, Nanako, "Atlas of Novel Tectonics", Princeton Architectural Press, New Jersey 2006. PALLASMAA, Juhani. "Encounters. Architectural Essays", Rakennustieto, Helsínquia, 2005. PALLASMAA, Juhani. "Los ojos de la piel. La arquitectura y los sentidos", Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005. MOUSSAVI, Farshid and Kubo, MICHAEL. "The Function of Ornament", Harvard University Graduate School of Design and Actar, Barcelona, 2006. FRAMPTON, Kenneth. "Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture", The MIT Press, Cambridge Mass.1995. DODDS, George e TAVERNOR, Robert. "Body and Building", MIT Press, 2002.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ZABALBEASCOA, Anatxu (1998) As Casas do Século, Lisboa: Editorial Blau XAVIER Monteys / Pere Fuertes. "Casa Collage - Un ensayo sobre la arquitectura de la casa", Gustavo Gilli, Barcelona, 2001. MONTANER, Josep Maria (1993) Después del Movimento Moderno: Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX, Barcelona: Ediciones Gustavo Gili MOREIRA, Inês (2007) Petit Cabanon. Porto: Dafne DUNSTER, David (1994) 100 casas Unifamiliares de la Arquitectura del Siglo XX, México: Editorial Gustavo Gili DAL CO, Francesco (ed.). "Tadao Ando. As obras, os textos, a crítica.", Dinalivro, Lisboa, 2001. CURTIS, William J. R. "Abstractions in space: Tadao Ando, Ellsworth Kelly, Richard Serra", The Pulitzer Foundation for the Arts, 2001. ÁBALOS, Iñaki (2003) Visita guiada às casas da modernidade, Barcelona: Ediciones Gustavo Gili

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16