Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L2273
Acrónimo :
L2273
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
90.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
190.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprovação à Unidade Curricular "Projecto de Arquitectura I"

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos do 2º semestre do primeiro ano do 2º ciclo centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para, em continuidade com a estratégia desenvolvida no 1º semestre: 1. Desenvolver a capacidade de elaborar uma leitura crítica e integrada de um território urbano concreto em processo de transformação, cuja requalificação se considera urgente. 2. Propor e desenvolver uma estratégia geral e os programas de regeneração urbana e arquitectónica do território. 3. Desenvolvimento e comunicação de uma síntese de projecto que estabeleça o cruzamento de componentes formais, construtivas e estruturais. 4. Exploração das potencialidades da relação entre os processos de projecto e a sua representação gráfica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1. Investigar e desenvolver os programas que melhor cumprem os objectivos de requalificação e regeneração do território proposto. Analisar e equacionar os locais a intervencionar com exactidão e rigor, integrando os valores patrimoniais existentes na estratégia de intervenção. OA2. Propor uma estratégia geral de intervenção em que o espaço público, edificado e não edificado, cumpram a sua função eminentemente estruturante. OA3. Desenvolver o seu trabalho com base no entendimento do lugar e do contexto, dos seus problemas/potencialidades, nas diferentes estruturas naturais, construídas e humanas, com especial atenção à sua evolução ao longo das diferentes épocas históricas. OA4. Desenvolver simultaneamente os trabalhos a várias escalas de concepção e projecto explorando as múltiplas articulações possíveis desde as escalas do território às dos projectos dos edifícios e vice-versa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Demonstração da viabilidade programática da edificação existente a manter ou reabilitar e da construção nova. CP2. As tipologias edificadas: massa construída/espaço vazio, público e privado, organização interna (distribuição vertical e horizontal, espaços servidores e servidos), forma arquitectónica. CP3. Relevância da conjugação/sobreposição da estrutura da propriedade, modos de produção e opções políticas na construção da forma arquitectónica da cidade. CP4. Morfologias urbanas, espaços públicos e privados, edifícios excepcionais e ?correntes?, as sobreposições de ocupação do território ao longo do tempo. CP5. Re-leitura crítica do território: espaços sem construção, vazios urbanos, estrutura paisagística, redes de mobilidade, infra-estruturas e massa construída. CP6. Demonstração da exequibilidade construtiva, espacial e formal das propostas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na presente UC os objectivos de aprendizagem (AO) concretizam-se em conteúdos do programa (CP). As relações estabelecem-se de acordo com o seu alinhamento vertical, contudo o desenvolvimento das propostas de intervenção desenvolvem-se num processo que estabelece múltiplas possibilidades de combinação entre AO e CP (ver ?Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da UC?) OA1 : CP1 OA2 : CP2 OA3 : CP3 OA4 : CP4, CP5, CP6

Avaliação / Assessment


Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As UC s do 2º semestre do 4º ano formam, no seu conjunto, um tempo longo de reflexão e trabalho, durante o qual os alunos são apoiados na procura/descoberta dos caminhos que individualmente e em grupo mais fortemente os motivem. O processo de ensino aprendizagem é baseado em aulas de prática laboratorial, complementadas por um seminário semanal sobre os temas e módulos do programa. Ao longo do semestre será desenvolvido um trabalho individual e uma reflexão final em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As unidades curriculares de projeto de arquitetura do 4º ano organizam-se em aulas de prática laboratorial em que se desenvolve a aprendizagem com base no processo de aprender fazendo. Este processo tem como suporte o cruzamento e convergência dos conhecimentos adquiridos quer na presente UC, quer nas restantes unidades curriculares do MIA. Assim, o 4º ano do MIA constitui-se como síntese geral das competências adquiridas que se materializa no ano que estabelece a transição entre a licenciatura e a fase final do mestrado integrado. A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem desenvolvem-se numa estreita relação entre: as capacidades de cada aluno e os seus conhecimentos, o desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo e de autoconhecimento, bem como ao modo como estas componentes se articulam e progridem no decurso do período lectivo. De acordo com o exposto o processo de ensino/aprendizagem desenvolve-se em aulas de prática laboratorial e nos seminários/conferências sobre os temas e módulos do programa. No âmbito das aulas e seminários serão analisados, em grupo, casos de estudo relacionados com os temas do trabalho. Deste modo será possível estabelecer o cruzamento e interacção entre as componentes de carácter teórico com a prática desenvolvida nas propostas dos alunos. Atendendo a que o desenvolvimento dos objectivos e a aplicação prática dos conteúdos programáticos se envolvem num processo não linear, pleno de avanços e recuos, caracterizado pela permanente interacção dos factores envolvidos na elaboração da síntese projectual, não é possível estabelecer uma relação unívoca e directa entre os objectivos de aprendizagem (AO) e o programa (CP). As relações que se estabelecem, na definição da proposta final, são de carácter dinâmico e interactivo. Na síntese final da estratégia de projecto arquitectónico, a apresentar por cada aluno, não se trata de encontrar a solução ideal que responda a cada um dos factores individualmente; trata-se antes de investigar/descobrir a melhor relação entre os conteúdos e a forma arquitectónica, ou seja entre o quadro de temas e factores seleccionados para o desenvolvimento da proposta e sua concretização material e formal. Não sendo um processo arbitrário ou aleatório, a lógica da proposta constrói-se numa trama de relações que se definem e redefinem na construção da proposta. De acordo com o exposto, considera-se que o alinhamento das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem (AO) se realiza numa perspectiva dinâmica, que se caracteriza pelo cruzamento de três níveis de intervenção: construtivo, arquitectónico e urbano, ou no sentido inverso cidade, edificado e construção.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


SOLÀ-MORALES, Ignasi de (2002) - Territorios. Barcelona: Editorial Gustavo Gili QUARONI, Ludovico. (1987 [1977]) - Proyectar un edificio: ocho lecciones de arquitectura. Madrid Xarait. MONEO, José Rafael (2010) - Rafael Moneo: remarks on 21 works. London: Thames & Hudson. GREGOTTI, Vittorio (1972) - Território da arquitetura. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva. BACON, Edmund (1967) - Design of cities. London: Thames & Hudson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ROSSI, Aldo (1984 [1981]) - Autobiografia científica. Barcelona: Gustavo Gili. NORBERG-SCHULZ, Christian (1979) - Intenciones en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili KOSTOF, Spiro (1999) - The city assembled. London: Thames & Hudson. KOSTOF, Spiro (1991) - The city shaped urban paterns and meanings through history. London: Thames & Hudson. DOMINGUES, Álvaro (2006) - Cidade e democracia, 30 anos de transformação urbana em Portugal. Lisboa: Argumentum. CABRAL, Francisco Caldeira; TELLES, Gonçalo Ribeiro (1999) - A árvore em Portugal. Lisboa: Assírio & Alvim. AYMONINO, Carlo (1984) - O significado das cidades. Vila da Feira: Presença.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02