Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5001
Acrónimo :
L5001
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular constitui uma introdução sistematizada ao objecto, aos métodos, às áreas de aplicação, e às questões da ética na investigação e prática psicológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Identificar o objecto da psicologia OA2 Reconhecer e caracterizar as principais abordagens teóricas da psicologia OA3 Reconhecer e caracterizar os principais métodos de pesquisa e seus objectivos OA4 Descrever as principais áreas da psicologia e as suas aplicações OA5 Identificar e reflectir sobre os princípios da ética e da deontologia na investigação e prática psicológica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Apresentação das questões fundamentais - O objecto de psicologia - Psicologia enquanto ciência - Relações com as outras ciências. - Principais orientações teóricas CP2 Principais métodos de investigação - A variedade metodológica na Psicologia. - As relações teoria/ pesquisa/ prática nas várias áreas da psicologia. CP3. A ética em psicologia - Introdução às questões éticas. - Dilemas éticos na investigação e em vários domínios de aplicação. CP4. Aprofundando algumas Áreas de Aplicação - A psicologia enquanto profissão - Caracterização da prática profissional em áreas específicas (e.g., Consumo; Ambiente; Desporto; Clínica; Saúde; Neuropsicologia; Comunitária; Justiça; Educacional, Trabalho e das Organizações; Ensino e Investigação; Mudança Comportamental) - Exemplos de contextos de intervenção, métodos e técnicas, formação, especialização, e investigação nas respetivas áreas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Os OA1&2, concretizam-se nos CP1 que aprofundam conhecimentos acerca da emergência da psicologia enquanto ciência, relações com outras ciências e objeto de estudo e intervenção. O OA3 concretiza-se com referência aos CP2 que apresentam a variedade metodológica na investigação em psicologia e os principais métodos, delineamentos e estratégias de recolha de informação. Este OA é ainda reforçado pelos CP4 que ilustram metodologias aplicadas na prática profissional. O OA4 concretiza-se nos CP4 que caracterizam a psicologia enquanto profissão e ilustram diferentes áreas de aplicação, seus contextos, metodologias e formação específica. Estes CP são complementados com apresentações de especialistas convidados nas diferentes áreas e a realização de um trabalho sobre uma delas. O OA5 concretiza-se no CP3, referentes aos códigos de ética e dilemas éticos da investigação e prática profissional.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: inclui a realização de 1) um trabalho de grupo (Caracterização de uma área de aplicação) (30%); 2) um teste individual escrito (70%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Avaliação por exame: Exame final (100%), sobre todos os conteúdos abordados na UC

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas TP que recorrem a metodologias expositivas (apresentação das perspectivas teóricas e metodologias); participativas e activas (quizs, vídeos, interacção e debate com convidados especialistas, exercícios, apresentações à turma). São ainda utilizadas metodologias de auto-estudo para preparação dos trabalhos de grupo, leituras recomendadas e preparação da frequência ou exame. A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA5), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, permitem o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos possibilitando a concretização dos objetivos OA3 a 0A5. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5).

Observações / Observations


-As orientações tutoriais deverão ser previamente agendadas por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bekerian, D. A., & Levey, A. B. (2012). Applied psychology: Putting theory into practice. Oxford University Press, Cacioppo, J.T., Freberg, L.A., & Cacioppo, S. (2021). Discovering psychology: The science of mind. Cengage Learning. Garrido, M.V., & Prada, M. (2016). Manual de competências académicas. Silabo Gleitman, H., Fridlund, & A. J. Reisberg, D. (2014). Psicologia. Fundação Calouste Gulbenkian. Hayes, N. (2010). Understand applied psychology. Hodder Headline Helms, J. L., & Rogers, D. T. (2022). Majoring in psychology - Achieving your educational and career goals. Wiley McBride, D. M. (2020). The process of research in psychology. Sage. Pina e Cunha, M., Bártolo-Ribeiro, R., Palma, P., & Lopes, M. (2011). Psicologia Aplicada. Editora RH. Ray, W. J. (2022). Research methods for psychological science. Sage. Weiten, W., Dunn, D. S., & Hammer, E. Y. (2015). Psychology applied to modern life: Adjustment in the 21st century. Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


American Psychological Association (2017). Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct. American Psychological Association. American Psychological Association. Careers in Psychology. https://www.apa.org/education-career/guide/careers Ordem dos Psicólogo Portugueses (2022). Ser Psicólogo: O início da carreira em Psicologia Ordem dos Psicólogo Portugueses (2024). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogo Portugueses (2024). Diário da República 2ª série, Nº 157 (14-08-2024) Ordem dos Psicólogo Portugueses. Perfil dos Psicólogos. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/perfil-psicologos Os/As estudantes deverão ainda consultar referências específicas no âmbito da área de aplicação a desenvolver nos trabalhos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-16