Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5001
Acrónimo :
L5001
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular constitui uma introdução sistematizada ao objecto, aos métodos de investigação, às várias áreas de aplicação da psicologia e às questões da ética profissional na prática psicológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Identificar o objecto da psicologia OA2 Identificar as principais orientações teóricas da psicologia OA3 Reconhecer e demonstrar diferentes métodos de pesquisa e seus objectivos específicos OA4 Descrever as principais áreas da psicologia e as suas aplicações contemporâneas OA5 Identificar e reflectir sobre os princípios da ética e da deontologia na investigação e prática psicológica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Apresentação das questões fundamentais - O objecto de psicologia; principais orientações teóricas, relações com as outras ciências. - As relações teoria/ pesquisa/ prática nas várias áreas da psicologia. - A variedade metodológica na Psicologia. Métodos quantitativos e métodos qualitativos. Debates e exemplos. CP2. Aprofundando algumas Áreas de aplicação - Caracterização da prática profissional em áreas específicas (e.g., Psicologia do Consumo; Psicologia do Ambiente; Psicologia do Desporto; Psicologia Clínica e da Saúde; Neuropsicologia; Psicologia Comunitária; Psicologia da Justiça; Psicologia Educacional, Psicologia do Trabalho e das Organizações) - Exemplos de investigação e metodologias utilizadas nas áreas citadas. CP3. Aprofundando as questões éticas - As associações de psicólogos. - Introdução às questões éticas. - Dilemas éticos na investigação e em vários domínios de aplicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2, 3 CP 2 - OA 3, 4 CP 3 - OA 5

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: Avaliação periodica: 1) Um trabalho de grupo: Caracterização de uma área de aplicação (30%); 2) uma frequência (70%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Avaliação por exame: Exame final (100%), sobre todos os conteúdos abordados na UC

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas TP que recorrem a metodologias: Expositiva (apresentação das perspectivas teóricas e metodologias); Participativa e activa (interacção e debate com convidados especialistas, exercícios, apresentações à turma). São ainda utilizadas metodologias de auto-estudo para preparação dos trabalhos de grupo, leituras recomendadas e preparação da frequência. A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objectivos de aprendizagem: - Metodologia Expositiva: Todos - Metodologia activa e participativa: OA3, 4, 5

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bayne, R., & Horton, I. (2003). Applied psychology: Current issues and new directions. Sage. Breakwell, G.M., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (Eds.) (2006). Research methods in Psychology (3rd ed.). Sage. Bryman, A. (2018). Social research methods (4th ed.). Oxford University Press. Cacioppo, J.T., & Freberg, L.A. (2013). Discovering psychology: The science of mind. Wadsworth. Garrido, M.V., & Prada, M. (2016). Manual de competências académicas. Silabo Hayes, N. (2010). Understanding applied psychology. Hodder Headline Helms, J.L., & Rogers, D.T. (2015). Majoring in psychology - Achieving your educational and career goals. John Wiley & Sons Pawlik, K. & Rosenzweig, M. R., Pawlik, K. & Rosenzweig, M. International handbook of psychology, 2000, Pawlik, K. & Rosenzweig, M. R. (Eds.), International handbook of psychology. Sage., Pina e Cunha, M., Bártolo-Ribeiro, R., Palma, P. & Lopes, M. (2011). Psicologia Aplicada. Editora RH.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Códigos de ética de organizações profissionais nacionais e internacionais incluindo: American Psychological Association; Federação Europeia de Associações de Psicólogos; Ordem dos Psicólogos Portugueses. Nota: os estudantes deverão ainda consultar referências específicas no âmbito da área de aplicação a desenvolver nos trabalhos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-15