Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se que o aluno tenha pelo menos uma UC em Microeconomia.
Objetivos Gerais / Objectives
Estudar as diferentes estruturas de mercado, as estratégias das empresas e a regulação dos mercados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer as principais estruturas de mercado. 2. Compreender a política de concorrência e a lei da concorrência 3. Conhecer as estratégias das empresas 4. Ser capaz de construir argumentos fundamentados em teorias e factos e de articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 2. Fundamentos microeconómicos 2.1. Consumidores 2.2. Empresas 2.3. Concorrência, equilíbrio e eficiência 2.4. Falhas de mercado 2.5. Discriminação de preços 3. Oligopólio 3.1. Teoria dos jogos e estratégia 3.2. Oligopólio 3.3. Conluio e guerra de preços 4. Entrada e estrutura de mercado 4.1. Estrutura de mercado 4.2. Fusões horizontais 4.3. Exclusão do mercado 5. Outras estratégias empresariais 5.1. Diferenciação do produto 5.2. Relações verticais 5.3. Inovação 5.4. Redes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos objectivos de aprendizagem (OA) com o programa (P) como a seguir se explicita: OA1 - P2 e P3 OA2 e OA3 - P2 a P6 OA4 - Todos
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre consiste em: - um teste intermédio, com um peso total de (40%) - uma prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina através da avaliação ao longo do semestre, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Por conseguinte, apresentam-se, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): MEA1: OA1, OA2 e OA3 MEA2: OA4 MEA3: Todos MEA4: Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cabral, L. (2017), Introduction to Industrial Organization, 2nd edition, MIT Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Church and Ware (2000). Industrial Organization: A Strategic Approach. Disponível grátis em: ttp://works.bepress.com/jeffrey_church/23/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-19