Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5014
Acrónimo :
L5014
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Recomenda-se que o aluno tenha pelo menos uma UC em Microeconomia.

Objetivos Gerais / Objectives


Estudar as diferentes estruturas de mercado, as estratégias das empresas e a regulação dos mercados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer as principais estruturas de mercado. 2. Compreender a política de concorrência e a lei da concorrência 3. Conhecer as estratégias das empresas 4. Ser capaz de construir argumentos fundamentados em teorias e factos e de articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 2. Monopólio e concorrência perfeita 3. Oligopólio 4. Estratégias empresariais 5. Entrada e saída do mercado 6. Tecnologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos objectivos de aprendizagem (OA) com o programa (P) como a seguir se explicita: OA1 - P2 e P3 OA2 - P2 a P6 OA3 - P4 OA4 - Todos

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em: - um teste intermédio, com um peso total de (40%) - uma prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Por conseguinte, apresentam-se, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): MEA1: OA1, OA2 e OA3 MEA2: OA4 MEA3: Todos MEA4: Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cabral, L. (2017), Introduction to Industrial Organization, 2nd edition, MIT Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Church and Ware (2000). Industrial Organization: A Strategic Approach. Disponível grátis em: ttp://works.bepress.com/jeffrey_church/23/

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16