Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se que o aluno tenha pelo menos uma UC em Microeconomia.
Objetivos Gerais / Objectives
Estudar as diferentes estruturas de mercado, as estratégias das empresas e a regulação dos mercados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer as principais estruturas de mercado. 2. Compreender a política de concorrência e a lei da concorrência 3. Conhecer as estratégias das empresas 4. Ser capaz de construir argumentos fundamentados em teorias e factos e de articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 2. Monopólio e concorrência perfeita 3. Oligopólio 4. Estratégias empresariais 5. Entrada e saída do mercado 6. Tecnologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos objectivos de aprendizagem (OA) com o programa (P) como a seguir se explicita: OA1 - P2 e P3 OA2 - P2 a P6 OA3 - P4 OA4 - Todos
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica consiste em: - um teste intermédio, com um peso total de (40%) - uma prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Por conseguinte, apresentam-se, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): MEA1: OA1, OA2 e OA3 MEA2: OA4 MEA3: Todos MEA4: Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cabral, L. (2017), Introduction to Industrial Organization, 2nd edition, MIT Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Church and Ware (2000). Industrial Organization: A Strategic Approach. Disponível grátis em: ttp://works.bepress.com/jeffrey_church/23/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16