Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5018
Acrónimo :
L5018
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Introdução à Ciência Económica Microeconomia Economia Pública

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar as teorias comportamentais na análise do comportamento dos agentes económicos, do funcionamento dos mercados e das organizações e de derivar implicações ao nível do (re)desenho de instituições e da (re)formulação de políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer e saber discutir os pressupostos comportamentais das teorias económicas. 2. Conhecer e saber analisar os comportamentos 'anómalos' com relevância económica, em situações concretas do funcionamento dos mercados e das organizações. 3. Conhecer e saber discutir o papel das instituições, normas e convenções sociais para a acção individual e colectiva na economia. 4. Ser capaz de mobilizar conhecimentos teóricos e informação empírica relevante na análise de problemas contemporâneos de decisão individual ou de acção colectiva. 5. Ser capaz de avaliar soluções institucionais para a resolução de problemas de decisão individual e de acção colectiva a partir do conhecimento das teorias comportamentais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: os postulados comportamentais da teoria económica convencional 1.1. Racionalidade 1.2. Interesse próprio 2. Racionalidade limitada: os limites cognitivos dos indivíduos 2.1. Consumo e investimento: as 'anomalias' comportamentais na decisão individual 2.2. Poupança: as preferências hiperbólicas 2.3. Mercados Financeiros: comportamento irracional no mercado 3. Preferências sociais e teoria económica 3.1. Falhas de mercado e dilemas sociais 3.2. Preferências e normas sociais 3.3. Contratos incompletos e o mercado de trabalho 4. O desenho de instituições e a formulação de políticas 4.1. O papel das instituições 4.2. Incentivos pecuniários vs normas sociais e regras morais 4.3. Paternalismo vs liberdade individual 5. Desenvolvimentos recentes na Economia Comportamental

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 e 2. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Pontos do programa: 3 e 4. OA4 - Pontos do programa: 4 e 5. OA5 - Pontos do programa: 4 e 5.

Avaliação / Assessment


O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Forma A: - Teste individual (teste final), com uma ponderação de 40% no cálculo da nota final. O teste tem uma nota mínima que terá de ser igual ou superior a 8 valores. - Um trabalho de grupo, com uma ponderação de 30% no cálculo da nota final. - Participação e leitura da bibliografia (fichas de leitura), com uma ponderação de 30% no cálculo da nota final. Forma B: - Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (ME) utilizadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 3. Experimentais, em laboratório, com simulação de situações reais de decisão individual e de acção colectiva. 4. Activas, com realização de trabalho de grupo. 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) -Objectivo de aprendizagem (0A): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA2 a OA5. Experimentais, em laboratório, com simulação de situações reais de decisão individual e de acção colectiva - OA2 e OA3. Activas, com realização de trabalho de grupo - OA4 e OA5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Shiller, Robert J. 2000. Irrational Exuberance, Princeton, New Jersey: Princeton University Press. Schwartz, Barry 2004. The Paradox of Choice: why more is less, New York: Harper Perennial. Kahneman, Daniel 2012. Thinking, fast and slow, London: Penguin. Gintis, H., Bowles, S., Boyd, R. e Fehr, E. (eds.) 2004. Moral Sentiments and Material Interests, Cambridge: The MIT Press. Frank, Robert H. 2010. Micro-economics and behavior, New York: McGrawHill. Bowles, S. 2004. Microeconomics: Behavior, Institutions, and Evolution, New York: Russel Sage Foundation.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://www.econ.mpg.de/english/research/ (Instituto Max Planck de Economia) http://www.neweconomics.org (New Economics Foundation) http://www.econ.yale.edu/~shiller/ (Robert Shiller) http://www.decisionresearch.org/people/slovic (Paul Slovic) http://www.hss.caltech.edu/~camerer/camerer.html (Colin Camerer) http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/2002/kahneman-lecture.html (Daniel Kahneman) Sítios de referência na Internet: Thaler, R. e Sunstein, C. 2008. Nudge. Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness, New Haven and London: Yale University Press. Thaler, R. 1994. The Winner's Curse: Paradoxes and Anomalies of Economic Life, Princeton: University Press. Munro, Alistair 2009. Bounded Rationality and Public Policy. A Perspective from Behavioural Economics, London and New York: Springer. Michel-Kerjan, Erwann e Slovic, Paul 2010. The Irrational Economist: Making Decisions in a Dangerous World, New York: Public Affairs. Lewis, Alan 2008. The Cambridge Handbook of Psychology and Economic Behaviour, New York: Cambridge University Press Kahneman, D. e Tversky, D. 2000. Choice, Values and Frames, Cambridge: Cambridge University Press. Hodgson, G. 2012. On the Limits of Rational Choice Theory, Economic Thought 1: 94-108. Frey, B. S. 1997. Not Just for the Money. An Economic Theory of Personal Motivation, Edward Elgar: Cheltenham. Costa, Ana Narciso 2013. Images of Difficulty, The IIOAB Journal - Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology - Special Issue on Neuroscience in Economic Decision Making, Vol. 4, nº. 3; Apr-June: 3-8. Camerer, Colin F., Loewenstein, George e Rabin, Matthew (eds.) 2004. Advances in Behavioral Economics (Roundtable Series in Behavioral Economics Princeton, New Jersey: Princeton University Press. Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the welfare economics of medical care, The American Economic Review vol. 53, nº. 5: 941-973. Akerlof, George A. (1970), The market for "lemons": quality uncertainty and the market mechanism, Quarterly Journal of Economics 84: 488-500.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16